Pietro Guarienti: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Linha 83: Linha 83:
*[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/artigospaginainicial/568/Tema1%20Daniela%20Viggiani.pdf Viggiani, Daniela "“L’Abecedario Pittorico” de Pellegrino Antonio Orlandi de 1753" In <i>A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia de Interiores</i> coordenação de Isabel Mendonça, Hélder Carita e Marize Malta, 44-63. Lisboa: Instituto de História da Arte/Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2014.]  
*[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/artigospaginainicial/568/Tema1%20Daniela%20Viggiani.pdf Viggiani, Daniela "“L’Abecedario Pittorico” de Pellegrino Antonio Orlandi de 1753" In <i>A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia de Interiores</i> coordenação de Isabel Mendonça, Hélder Carita e Marize Malta, 44-63. Lisboa: Instituto de História da Arte/Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2014.]  


*[http://www.academia.edu/13169349/La_collection_de_peintures_de_Diogo_de_N%C3%A1poles_Noronha_e_Veiga Viggiani, Daniela, "La collection de peintures de Diogo de Nápoles Noronha e Veiga." <i>Portuguese Studies Review</i> 22 (1), (2014): 161-170.]  
*[http://www.academia.edu/13169349/La_collection_de_peintures_de_Diogo_de_N%C3%A1poles_Noronha_e_Veiga Viggiani, Daniela, "La collection de peintures de Diogo de Nápoles Noronha e Veiga." <i>Portuguese Studies Review</i> 22 (1), (2014): 161-170.]
 
*[https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/handle/1866/19294 Viggiani, Daniela. "L’edizione dell’Abecedario Pittorico di Pellegrino Antonio Orlandi, aggiornata da Pietro Maria Guarienti (1753), una fonte per la storia dell’arte portoghese." Tese de Doutoramento, Universidade de Montréal, 2016.]  


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
 
==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  
*Pietro Guarienti e a pintura portuguesa do século XVIII: http://lusopresse.com/2011/239/Pietro_Guarienti.aspx
*Pietro Guarienti e a pintura portuguesa do século XVIII: http://lusopresse.com/2011/239/Pietro_Guarienti.aspx

Revisão das 23h38min de 26 de outubro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = | nascimento_data = | local_nascimento = Veneza | nascimento_local = | data_morte = | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = Italiana | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Pietro Guarienti
Nascimento
Veneza
Nacionalidade Italiana
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor, restaurador, escritor e antiquário de origem italiana, de Veneza, segundo a Gazeta de Lisboa, trabalhou para o Príncipe de Darmstat, governador de Mântua, nas cortes de Londres, Viena, Parma, Módena e Milão, pintando, lavando e retocando as pinturas dos principais dos príncipes e pessoas curiosas dessas cortes, nomeadamente os duques de Parma e Mântua e o príncipe Eugénio de Sabóia.

Chegou a Portugal por volta de 1735, tendo aí trabalhado a identificar obras das colecções de arte da nobreza portuguesa, restaurando pinturas da igreja da Misericórdia[1].

Carreira

Escreveu uma nova edição do do Abecedario pittorico de Pellegrino Antonio Orlandi, à qual acrescentou as impressões das suas viagens, dando notícia de várias obras de arte portuguesas: Abecedario pittorico. Di nuove notizie accresciuto da Pietro Guarienti, publicada em 1753.

Na entrada que lhe dedica, Sousa Viterbo transcree na totalidade o inventário que Guariente fez da colecção de pintura do conde da Atalaia[2].

Outras informações

Obras

  • c. 1735 - restauro do retábulo da capela de Simoa Rodrigues na Misericórdia de Lisboa.


Referências bibliográficas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 89-90.
  2. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 90-94.

Bibliografia e Fontes

  • Magrini, Marina, "Pietro Maria Guarienti: un profilo." Arte documento. Rivista di storia e tutela dei beni culturali 7 (1993): 183-186.
  • Saldanha, Nuno, "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
  • Viggiani, Daniela, "Pietro Maria Guarienti, marchand, artiste, connaisseur", conferência apresentada à "Association d’Art des Universités du Canada (AAUC)", a 16 de outubro de 2010.
  • Viggiani, Daniela, "Pietro Maria Guarienti : une source essentielle pour l’art portugais du XVIIIe siècle." conferência apresentada no 42nd International meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, 2 de julho de 2011.
  • Viggiani, Daniela, "Pietro Maria Guarienti, storico dell’arte portoghese.", conferência apresentada à "Società Italiana di Studi sul XVIII secolo", 30 de maio de 2012.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo