Fernão Gomes: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm
Linha 53: Linha 53:
Eez petição à Mesa da Consciência para se tornar pintor dos Mestrados, o que foi aceite a 15 de agosto de 1601. <!-- MCO  Registo de consultas da Mesa da Consciência e Ordens, 1598-1603, consulta 120, fl. 120-->
Eez petição à Mesa da Consciência para se tornar pintor dos Mestrados, o que foi aceite a 15 de agosto de 1601. <!-- MCO  Registo de consultas da Mesa da Consciência e Ordens, 1598-1603, consulta 120, fl. 120-->


Em 1602 fazia parte da mesa da [[Irmandade de S. Lucas]], sendo um dos seus membros fundadores<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 82.</ref>.
Em 1602 fazia parte da mesa da [[Irmandade de S. Lucas]], sendo um dos seus membros fundadores<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 82.</ref>.
   
   
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->   
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->   
Linha 68: Linha 68:
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé. "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015.]
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé. "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015.]


*Couto, João (texto). <i>Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo </i>.  Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
*Couto, João (texto). ''Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo ''.  Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.


*Flor, Susana Varela e Pedro Flor. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Pedro Flor. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013.


*Gusmão, Adriano, "O retrato de Camões de Fernão Gomes." In <i>Ensaios de Arte e Crítica</i>. introdução de Vítor Serrão e Dagoberto Markl, 332-337. Lisboa: Vega, 2004.
*Gusmão, Adriano, "O retrato de Camões de Fernão Gomes." In ''Ensaios de Arte e Crítica''. introdução de Vítor Serrão e Dagoberto Markl, 332-337. Lisboa: Vega, 2004.


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]


*Markl, Dagoberto. <i>Fernão Gomes um pintor do tempo de Camões: a pintura maneirista em Portugal</i>. Lisboa: Comissão Executiva do IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas", 1973.
*Markl, Dagoberto. ''Fernão Gomes um pintor do tempo de Camões: a pintura maneirista em Portugal''. Lisboa: Comissão Executiva do IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas", 1973.


*Moura, Vasco Graça. "O rosto de Camões «: o retrato pintado a vermelho." In <i>Oceanos</i> 1 (Junho de 1989): 17-24.
*Moura, Vasco Graça. "O rosto de Camões «: o retrato pintado a vermelho." In ''Oceanos'' 1 (Junho de 1989): 17-24.


*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel. "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento. Universidade da Madeira, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel. "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento. Universidade da Madeira, 2014.]


*Serrão, Vítor. "O rosto de Camões : Fernão Gomes, pintor maneirista de «bravo talento»." <i>Oceanos</i> 1 (Junho de 1989): 27-29.
*Serrão, Vítor. "O rosto de Camões : Fernão Gomes, pintor maneirista de «bravo talento»." ''Oceanos'' 1 (Junho de 1989): 27-29.


*Serrão, Vítor e Vasco Graça Moura (textos introdutórios). <i>Fernão Gomes e o retrato de Camões.</i> Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1989.
*Serrão, Vítor e Vasco Graça Moura (textos introdutórios). ''Fernão Gomes e o retrato de Camões.'' Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1989.


*Serrão, Vítor. <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*Serrão, Vítor. ''A pintura maneirista em Portugal.'' Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).


*Serrão, Vítor. "Um desenho de Fernão Gomes para o Mosteiro da Cartuxa de Évora". In <i>A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.</i>, 47-58. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
*Serrão, Vítor. "Um desenho de Fernão Gomes para o Mosteiro da Cartuxa de Évora". In ''A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.'', 47-58. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Turner, Nicholas. <i>Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas</i>. Lisboa : Centro Cultural de Belém, 2000.
*Turner, Nicholas. ''Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas''. Lisboa : Centro Cultural de Belém, 2000.
   
   
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
   
   
==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  
Linha 107: Linha 107:
   
   
{{DEFAULTSORT: Fernao Gomes}}  
{{DEFAULTSORT: Fernao Gomes}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XVI]]
[[Categoria:Activos Século XVI]]
[[Categoria: Portugal]]  
[[Categoria:Portugal]]  
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria:Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria: Irmandade de São Lucas]]
[[Categoria:Irmandade de São Lucas]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Edição atual desde as 11h58min de 13 de fevereiro de 2020


Fernão Gomes
Nome completo Hernán Gómez Román
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1548
[[Albuquerque]]
Morte 1612 (64 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Viterbo menciona que Taborda fala de dois pintores com o mesmo nome, o mais antigo do tempo de D. Manuel, que o teria mandado estudar para Itália, onde fora discípulo de Miguel Ângelo. No entanto, não cita nenhuma fonte e Viterbo, não encontrando nenhuma informação sobre ele, desvaloriza esse primeiro Fernão Gomes e fala apenas do segundo.

Pintor espanhol que veio cedo para Portugal. Provavelmente estudou na Holanda com Anthonie Blocklandt.

Carreira

Em carta de 13 de maio de 1594, o rei D. Filipe I nomeou-o seu pintor por falecimento de Cristóvão Lopes.

Eez petição à Mesa da Consciência para se tornar pintor dos Mestrados, o que foi aceite a 15 de agosto de 1601.

Em 1602 fazia parte da mesa da Irmandade de S. Lucas, sendo um dos seus membros fundadores[1].

Outras informações

Obras

  • c. 1573-1575 - Retrato a sanguínea de Camões (perdido, conhece-se cópia).

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 82.

Bibliografia e Fontes

  • Couto, João (texto). Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo . Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
  • Flor, Susana Varela e Pedro Flor. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gusmão, Adriano, "O retrato de Camões de Fernão Gomes." In Ensaios de Arte e Crítica. introdução de Vítor Serrão e Dagoberto Markl, 332-337. Lisboa: Vega, 2004.
  • Markl, Dagoberto. Fernão Gomes um pintor do tempo de Camões: a pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Comissão Executiva do IV Centenário da Publicação de "Os Lusíadas", 1973.
  • Moura, Vasco Graça. "O rosto de Camões «: o retrato pintado a vermelho." In Oceanos 1 (Junho de 1989): 17-24.
  • Serrão, Vítor. "O rosto de Camões : Fernão Gomes, pintor maneirista de «bravo talento»." Oceanos 1 (Junho de 1989): 27-29.
  • Serrão, Vítor e Vasco Graça Moura (textos introdutórios). Fernão Gomes e o retrato de Camões. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1989.
  • Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor. "Um desenho de Fernão Gomes para o Mosteiro da Cartuxa de Évora". In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes., 47-58. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Turner, Nicholas. Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas. Lisboa : Centro Cultural de Belém, 2000.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo