Bernardo António de Sá: diferenças entre revisões
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Revisão das 17h26min de 19 de março de 2024
Bernardo António de Sá | |
---|---|
Nome completo | Bernardo António de Sá |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | valor desconhecido |
Morte | 1944 |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Condutor de obras |
Data | Início: 1890 Fim: 1895 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Cargos | |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 17 de março de 1896 Fim: 12 de janeiro de 1897 |
Data | Início: 12 de janeiro de 1897 Fim: 20 de maio de 1902 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 20 de maio de 1902 Fim: 14 de março de 1903 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 02 de novembro de 1906 Fim: 16 de dezembro de 1916 |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 16 de dezembro de 1916 Fim: 25 de outubro de 1920 |
Cargo | Engenheiro auxiliar |
Data | Início: 25 de outubro de 1920 Fim: 1933 |
Biografia
Dados biográficos
Desconhece-se a data e o local de nascimento de Bernardo António de Sá. Faleceu em 1944, quando já se encontrava aposentado[1].
Diplomou-se com o curso de condutor de obras públicas e minas pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, que frequentou entre 1890 e 1895[2].
Carreira
Após pedido realizado em Dezembro de 1895[3], foi nomeado condutor de 2.ª classe em 17 de Março de 1896 e colocado na Direcção das Obras Públicas de Angola[4]. A comissão terminou no ano seguinte, sendo autorizada a sua passagem ao Reino pelo governador do districto de Benguela, em 12 de Janeiro, encontrando-se já exonerado do cargo, o que ocorreu "a seu pedido"[5].
No rescaldo da reorganização do serviço de engenharia civil do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria em 1901, permaneceu ao serviço do Ministério na condição de condutor de obras públicas e minas sem estar afecto a um serviço específico[6]. Após candidatura a lugar de condutor de 3.ª classe, foi colocado ao serviço da Direcção das Obras Públicas do districto de Évora em 20 de Maio de 1902[7].
Em Março de 1903, foi transferido para o Museu Etnológico Português[8] onde permaneceu até Outubro de 1906. A transferência ocorreu por vontade do próprio, comunicada a Maximiliano Apolinário, adjunto do Museu, que a sugeriu ao fundador e director do Museu, o professor José Leite de Vasconcelos. Na qualidade de técnico participou em várias escavações arqueológicas, nomeadamente, no sítio do povoado pré-histórico do Outeiro de São Mamede, no Bombarral, de que deixou vastas anotações, no cemitério de Mértola, em Colares ou em Aljustrel[9].
Finda a comissão no Museu Etnológico, em Novembro de 1906, foi colocado na Direcção das Obras Públicas do districto de Coimbra com o lugar de conductor de 3.ª classe[10]. Na mesma situação, foi transferido para a Direcção das Obras Públicas do districto de Portalegre em Junho de 1907[11], sendo novamente transferido, em Novembro desse ano, para a 1.ª Direcção das Obras Públicas de Lisboa[12]. Em 1913, encontrava-se ainda como condutor de 3.ª classe daquela Direcção[13].
Em 1933, ocupava o lugar de chefe da 1.ª secção de serviços da Direcção de Estradas do districto de Lisboa[14].
Notas
- ↑ Édito de 19 de Maio de 1944, Diário do Governo, no. 120, III série, 25 de Maio de 1944, 1239.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Ofício do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa", 9 de Dezembro de 1895.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895.
- ↑ Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Guia n.º 4", 12 de Janeiro de 1897.
- ↑ "Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710.
- ↑ Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500.
- ↑ Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.
- ↑ Cardoso e Carreira, "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede", 99-100.
- ↑ Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.
- ↑ Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.
- ↑ Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.
- ↑ "Relação do pessoal técnico do corpo de engenharia civil e seus auxiliares, referida a 1 de Janeiro de 1913", Diário do Governo, no. 37, 15 de Fevereiro de 1913, 593.
- ↑ Arquivo Municipal de Sintra, Administração do Concelho de Sintra, Expediente, Correspondência recebida, cx. 41. "Ofício do Chefe da 1ª Secção de Serviços da Direção de Estradas do Distrito de Lisboa, Bernardo António de Sá, ao Administrador do Concelho de Sintra...", 25 de Janeiro de 1933.
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Guia n.º 4", 12 de Janeiro de 1897.
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Ofício do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa", 9 de Dezembro de 1895.
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos Individuais, cx. 767/2. "Bernardo António de Sá - Requerimento", 18 de Dezembro de 1895.
Arquivo Municipal de Sintra, Administração do Concelho de Sintra, Expediente, Correspondência recebida, cx. 41. "Ofício do Chefe da 1ª Secção de Serviços da Direção de Estradas do Distrito de Lisboa, Bernardo António de Sá, ao Administrador do Concelho de Sintra...", 25 de Janeiro de 1933.
Decreto de 20 de Maio de 1902, Diário do Governo, no. 181, 14 de Agosto de 1902, 2500.
Despacho de 1 de Junho de 1907, Diário do Governo, no. 122, 3 de Junho de 1907, 1646.
Despacho de 2 de Novembro de 1906, Diário do Governo, no. 249, 3 de Novembro de 1906, 3816.
Despacho de 14 de Março de 1903, Diário do Governo, no. 60, 17 de Março de 1903, 890.
Despacho de 30 de Novembro de 1907, Diário do Governo, no. 272, 2 de Dezembro de 1907, 3731.
Édito de 19 de Maio de 1944, Diário do Governo, no. 120, III série, 25 de Maio de 1944, 1239.
Portaria de 17 de Março de 1896, Diário do Governo, no. 71, 30 de Março de 1896, 763.
"Relação do pessoal técnico do corpo de engenharia civil e seus auxiliares, referida a 1 de Janeiro de 1913", Diário do Governo, no. 37, 15 de Fevereiro de 1913, 593.
"Relação dos conductores no caso previsto no artigo 101.º do decreto de 24 de outubro ultimo, que reorganizou a engenharia civil e os serviços da sua competencia", 23 de Dezembro de 1901, Diário do Governo, no. 294, 28 de Dezembro de 1901, 3710.
Bibliografia
Cardoso, João Luís, e Júlio Roque Carreira. "O povoado calcolítico do Outeiro de São Mamede (Bombarral): estudo do espólio das escavações de Bernardo de Sá (1903/1905)". Em Estudos Arqueológicos de Oeiras, 11: 97-228. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras, 2003.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João de Almeida Barata
https://orcid.org/0000-0001-9048-0447
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
Barata Almeida, João de. "Bernardo António de Sá", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, {{{year}}} 2022. Consultado a 27 de setembro de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Bernardo_Ant%C3%B3nio_de_S%C3%A1. DOI: []