Bens

From eViterbo
Revision as of 15:56, 15 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Bens móveis: são os que se podem levar, como os adereços das casas e as alfaias, os gados, os escravos, etc. Res movestes, rerum moventium. Tit. Liv. Os antigos jurisconsultos dizem Res mobiles ou mobilia.

Alguns críticos querem que Moventia signifique os bens móveis, que de si mesmo têm movimento, como os animais e os escravos; e que Mobilia ou res mobiles só signifique os bens móveis que não têm movimento algum, como as cadeiras, os leitos, os vestidos, a baixela, etc. Porém de ordinário não se faz esta distinção[1].  

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B-C), 104.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo II: B-C. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.