EViterbo:Sobre

Fonte: eViterbo
Revisão em 15h21min de 12 de julho de 2021 por Alice (discussão | contribs) (Criou a página com "eViterbo é um projecto ancorado no grupo “Arte, História e Memória” e na linha “Património e Memória” do CHAM – Centro de Humanidades. O seu objectivo princip...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

eViterbo é um projecto ancorado no grupo “Arte, História e Memória” e na linha “Património e Memória” do CHAM – Centro de Humanidades. O seu objectivo principal é a criação de um recurso electrónico que visa, por um lado, dar apoio à investigação académica nas áreas da história de arte e das artes decorativas, da história da arquitectura, da história e, por outro, servir a comunidade em geral, através da disponibilização on-line de um instrumento que reúne e actua como mediador de informação de uma herança cultural colectiva.

Desenvolvida em parceria com Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro, decorre das temáticas de trabalho do Grupo “As Artes e a Expansão Portuguesa”, permitindo optimizar e divulgar o trabalho já desenvolvido, e em curso.

A plataforma em linha, principal objectivo deste projecto, funcionará em quatro eixos:

como um recurso electrónico que conjuga diversas valências de conhecimento apresentando-se como um “Dicionário” e um “Glossário” em linha; como um interface de ligação entre recursos electrónicos já existentes; como um repositório de fontes históricas; como um conjunto de dados estruturados (base de dados curada) que se pretende seja de utilização livre através da ligação da plataforma à wikidata. Fases de desenvolvimento:

Fase 1 – (a decorrer) implementação da plataforma wiki, tomando como ponto de partida o conjunto de informação constante em obras de Francisco Viterbo; contributos de projectos de investigação no grupo “As Artes e a Expansão Portuguesa”, nomeadamente TechNetEMPIRE e DRESS.

Fase 2 – Desenvolvimento da informação através da conjugação de contributos dos vários investigadores do grupo As Artes e a Expansão Portuguesa, bem como de outros investigadores do CHAM e investigadores externos convidados;

Fase 3 – Lançamento publico do portal. Alargamento de contribuição à comunidade científica em geral.