Estandarte

From eViterbo
Revision as of 11:34, 16 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Ainda que sinónimo de bandeira, para bem havia de ser nome próprio e particular da bandeira imperial ou real porque a mesma dicção assim o pede. Dos nomes de várias nações se colige que estandarte se deriva do verbo flamengo Standen Stentardus (...) Nos exércitos de Portugal, estandarte é o que traz o alferes de cavalaria. Em cada regimento há dois estandartes, que costumam ter as armas do coronel de cavalaria, bordados em seda ou veludo ou da cor da sua libré ou da do regimento(...)[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo III: E), 309.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo III: Letra D-EYC. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.