Fêmea

From eViterbo
Revision as of 16:59, 16 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

(Termo de marceneiro). É um instrumento que se faz convexo, ao contrário do macho que é outro instrumento, que se faz côncavo. Poder-se-á chamar Runcina foemina à imitação de Vitrúvio que dá o nome de Famina a uns ferros em que se encaixam outros e que também os nossos oficiais chamam fêmeas[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 74.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.