Fuso

From eViterbo
Revision as of 10:02, 26 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "===Alterações=== " por "===Referências Documentais===")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Definição

Pauzinho torneado em que as mulheres torcem e recolhem o que fiam. Há fuso aberto e fuso ferrado. Este tem maunça, o outro não. Fusus, i. Masc. Plin.

Fuso de torcer linhas. É um fuso mais grosso em cima que em baixo e em cima tem uma rodinha e na ponta do fuso, que vai por cima da rodinha, tem um ganchinho de ferro ou arame, onde se prendem as linhas para não escaparem e se torcerem. Fusus, torquendo filo.

Fuso do lagar. Pau comprido com roscas ou pau torneado a modo de parafuso e direito por meio do qual sobe e desce a cabeça da vara, com que se pisa a uva. Torcularia cochlea, ae. Fem. Torcularius, a, um é de Columela[1].


Instrumento para fiar com roca. Pau estreito e torneado com o qual se torce o fio. Cf. Glossário Portas Adentro, ICS-uMinho

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 242.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Moraes, António de, Dicionário da Língua Portuguesa, 2.ª ed., 2 vols. Lisboa: Typographia Lacerdina, 1813.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo