Lança

From eViterbo
Revision as of 21:24, 17 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />"" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Arma ofensiva, assaz conhecida. Aos povos, a que declaravam guerra, mandavam os Antigos uma lança. Polyb. lib. 4 com uma lança junto do Tribunal sentenceavam os Juízes as causas. Fest. Grammat. Apregoavam a venda dos bens móveis, e imóveis, os contratos, arrendamentos, etc. os Araldos com lança levantada, símbolo da forca; significando que as ditas vendas se faziam por autoridade do Príncipe, e Ministros de justiça. (…) Também debaixo de uma lança toucavam as desposadas, dando-lhes a entender que o casar as punha debaixo do poder de um marido. (...)

Lança ferrada com que se pelja nas batalhas. Lancea ferro praefixa. Tit. Liv.

Lança de correr a argola, ou o estafermo, é mui diferente das lanças ordinárias; os nomes das partes de que é composta, sõ os seguintes: Maça, Empunhadura, Guarda, Cavas, Toral, Raios, Remate, Astea, e Conteira. Vid. a declaração destes nomes nos seus lugares alfabéticos. Servindo a lança para Estafermo, tem na ponta hum casquilho pela parte alta de ameias miúdas, e também se faz espessada, ou dividida em duas peças, uma da Maça até o fim do Toral, outra do Toral até o fim da ponta, entrando o espessado no engaste. O Padre Felice Felício no seu Onomástico Romano chama a este género de Lança, que também se usa em Justas. (…)

Lança comprida. Vid. Pique[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 31-32.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.