Pálio

From eViterbo
Revision as of 11:40, 29 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "===Alterações=== " por "===Referências Documentais===")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Definição

Glossário

Insígnia e último ornamento das vestiduras sacerdotais dos sumos pontífices, patriarcas, arcebispos, primazes e metropoltianos. É um tecido de lã muito branca que se põe sobre a vestimenta e cerca os ombros e dela pendem umas tiras que têm quatro cruzes vermelhas, uma na parte anterior que o diácono prega nos peitos do arcebispo e outra na parte posterior que o subdiácono lhe prega nas costas e as outras duas no ombro direito e esquerdo. A lã do pálio se toma de dois cordeiros que para este efeito se tosquiam e se oferecem todos os anos sobre o altar da Igreja de Santa Inês de Roma e na lã dos cordeiros neste ornato dos ombros do prelado eclesiástico se representa o cordeiro que o bom pastor Jesus Cristo traz nos ombros. As quatro cruzes significam as quatro virtudes cardeais e são vermelhas em demonstração que o prelado eclesiástico está obrigado a defender a fé de Jesus Cristo e a Igreja sua esposa, até à estufam de seu próprio sangue. Do pálio usa o arcebispo na sua província e diocese e quando celebra missa solene nos dias assinalados no indulto apostólico (...)


É a modo de sobrecéu de um leito, cercado de suas sanefas e preso no alto de umas varas debaixo do qual leva o sacerdote o Santíssimo Sacramento em procissões e outras funções eclesiásticas. Também em certas ocasiões se vão receber príncipes eclesiásticos ou seculares debaixo do pálio[1].

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 204-205.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo

  • Pálio (última modificação: 29/08/2022). eViterbo. Visitado em