Raúl de Faria e Maia: diferenças entre revisões

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* em 11 de Junho de 1895 quando foi incumbido da inspecção às obras públicas realizadas em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
* em 11 de Junho de 1895 quando foi incumbido da inspecção às obras públicas realizadas em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
* em 6 de Julho de 1895 com a sua nomeação para dirigir os Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, em Moçambique.
* em 6 de Julho de 1895 com a sua nomeação para sub-director dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, em Moçambique.


No ano seguinte, em 25 de Maio, foi colocado em Angola e assumiu, interinamente, as funções de director da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das estações do caminho de ferro na rede de vias de comunicação existente.
No ano seguinte, em 25 de Maio, foi colocado em Angola e assumiu, interinamente, as funções de director da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região.


Mais tarde, em 16 de Agosto de 1902, exerceu funções semelhantes em São Tomé e Príncipe onde chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha, acumulando essas funções com a direcção da própria [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe|Direcção das Obras Públicas]] da província. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para Macau onde, a partir de 1 de Setembro, dirigiu interinamente, a [[Direcção das Obras Públicas de Macau e Timor|Direcção das Obras Públicas]].  
Mais tarde, em 16 de Agosto de 1902, exerceu funções semelhantes em São Tomé e Príncipe onde chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha, acumulando essas funções com a direcção da própria [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe|Direcção das Obras Públicas]] da província. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para Macau onde, a partir de 1 de Setembro, dirigiu interinamente, a [[Direcção das Obras Públicas de Macau e Timor|Direcção das Obras Públicas]].  
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No período em que permaneceu na região, o qual se estende até 1912,  
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Estudos do porto de Macau como adjunto da inspecção das obras públicas de Macau a partir de 3 de Janeiro de 1906. Trabalhos de drenagem naquele porto em 30 de Julho de 1909. Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em '''? de Dezembro de 1912.'''
Estudos do porto de Macau como adjunto da inspecção das obras públicas de Macau a partir de 3 de Janeiro de 1906 por proposta do inspector, Castel Branco<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''</ref>. Trabalhos de drenagem naquele porto em 30 de Julho de 1909. Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em '''? de Dezembro de 1912<ref name=":0" />.'''




A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado delegado interino da Direcção dos Portos e Viação '''daquela província?'''
A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado delegado interino da Direcção dos Portos e Viação '''daquela província?'''


Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''</ref>.
Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''</ref>.


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Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''


==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->

Revisão das 12h45min de 27 de junho de 2024


Raúl de Faria e Maia
Nome completo Raúl Machado de Faria e Maia
Outras Grafias Raúl de Medeiros de Albuquerque
Pai valor desconhecido
Mãe Maria Luísa Medeiros de Albuquerque
Cônjuge Clotilde Machado de Faria e Maia
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 26 outubro 1856
Lisboa, Lisboa, Portugal
Morte 3 agosto 1920
Lisboa, Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Formação
Formação Engenharia civil
Data Início: 1879
Fim: 1883
Local de Formação Paris, Paris, França
Cargos
Cargo Chefe de secção
Data Início: maio de 1880
Fim: junho de 1881

Cargo Chefe de secção
Data Início: novembro de 1884
Fim: abril de 1886

Cargo Director
Data Início: 06 de julho de 1893
Fim: 11 de junho de 1895

Cargo Director
Data Início: 25 de maio de 1896
Fim: 20 de outubro de 1899

Cargo Director
Data Início: 16 de agosto de 18902
Fim: 03 de novembro de 1903

Cargo Engenheiro
Data Início: 19 de fevereiro de 1904
Fim: 01 de setembro de 1904

Cargo Director
Data Início: 01 de setembro de 1904

Cargo Director
Data Início: 1905
Fim: setembro de 1906

Cargo Professor
Data Início: 1909
Fim: 1909
Actividade
Actividade Demarcação de fronteira
Data Início: 1893
Fim: 1895
Local de Actividade Moçambique

Actividade Levantamento do território
Data Início: 1893
Fim: 1895
Local de Actividade Moçambique

Actividade Inspecção
Data Início: 11 de junho de 1895
Fim: 17 de fevereiro de 1896
Local de Actividade África

Actividade Projeto de Infraestrutura
Data Início: 20 de outubro de 1899
Fim: 16 de agosto de 1902
Local de Actividade Angola

Actividade Projeto de Infraestrutura
Data Início: 16 de agosto de 1902
Fim: 03 de novembro de 1903


Biografia

Dados biográficos

Carreira

A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se

  • em 11 de Junho de 1895 quando foi incumbido da inspecção às obras públicas realizadas em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
  • em 6 de Julho de 1895 com a sua nomeação para sub-director dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, em Moçambique.

No ano seguinte, em 25 de Maio, foi colocado em Angola e assumiu, interinamente, as funções de director da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região.

Mais tarde, em 16 de Agosto de 1902, exerceu funções semelhantes em São Tomé e Príncipe onde chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha, acumulando essas funções com a direcção da própria Direcção das Obras Públicas da província. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à Direcção das Obras Públicas de Angola sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para Macau onde, a partir de 1 de Setembro, dirigiu interinamente, a Direcção das Obras Públicas.

No período em que permaneceu na região, o qual se estende até 1912,

Estudos do porto de Macau como adjunto da inspecção das obras públicas de Macau a partir de 3 de Janeiro de 1906 por proposta do inspector, Castel Branco[1]. Trabalhos de drenagem naquele porto em 30 de Julho de 1909. Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em ? de Dezembro de 1912[2].


A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado delegado interino da Direcção dos Portos e Viação daquela província?

Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril[2].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.
  2. 2,0 2,1 Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino. 797. 1D. SEMU. MU. DGAPC. Mç. 1876-1929. Processos Individuais. Macau. Raúl Machado de Faria e Maia. Arquivo Histórico Ultramarino. 759, 2. Cabo Verde.



Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo

. "Raúl de Faria e Maia", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 27/06/2024). Consultado a 30 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Ra%C3%BAl_de_Faria_e_Maia. DOI: []