Raúl de Faria e Maia: diferenças entre revisões
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No ano seguinte, em 25 de Maio, foi colocado em Angola e assumiu, interinamente, as funções de director da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das | No ano seguinte, em 25 de Maio, foi colocado em Angola e assumiu, interinamente, as funções de director da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região. | ||
Mais tarde, em 16 de Agosto de 1902, exerceu funções semelhantes em São Tomé e Príncipe onde chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha, acumulando essas funções com a direcção da própria [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe|Direcção das Obras Públicas]] da província. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para Macau onde, a partir de 1 de Setembro, dirigiu interinamente, a [[Direcção das Obras Públicas de Macau e Timor|Direcção das Obras Públicas]]. | Mais tarde, em 16 de Agosto de 1902, exerceu funções semelhantes em São Tomé e Príncipe onde chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha, acumulando essas funções com a direcção da própria [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe|Direcção das Obras Públicas]] da província. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para Macau onde, a partir de 1 de Setembro, dirigiu interinamente, a [[Direcção das Obras Públicas de Macau e Timor|Direcção das Obras Públicas]]. | ||
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Estudos do porto de Macau como adjunto da inspecção das obras públicas de Macau a partir de 3 de Janeiro de 1906. Trabalhos de drenagem naquele porto em 30 de Julho de 1909. Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em '''? de Dezembro de 1912.''' | Estudos do porto de Macau como adjunto da inspecção das obras públicas de Macau a partir de 3 de Janeiro de 1906 por proposta do inspector, Castel Branco<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''</ref>. Trabalhos de drenagem naquele porto em 30 de Julho de 1909. Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em '''? de Dezembro de 1912<ref name=":0" />.''' | ||
A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado delegado interino da Direcção dos Portos e Viação '''daquela província?''' | A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado delegado interino da Direcção dos Portos e Viação '''daquela província?''' | ||
Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''</ref>. | Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''</ref>. | ||
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Revisão das 12h45min de 27 de junho de 2024
Raúl de Faria e Maia | |
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Nome completo | Raúl Machado de Faria e Maia |
Outras Grafias | Raúl de Medeiros de Albuquerque |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | Maria Luísa Medeiros de Albuquerque |
Cônjuge | Clotilde Machado de Faria e Maia |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 26 outubro 1856 Lisboa, Lisboa, Portugal |
Morte | 3 agosto 1920 Lisboa, Lisboa, Portugal |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Engenharia civil |
Data | Início: 1879 Fim: 1883 |
Local de Formação | Paris, Paris, França |
Cargos | |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: maio de 1880 Fim: junho de 1881 |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: novembro de 1884 Fim: abril de 1886 |
Cargo | Director |
Data | Início: 06 de julho de 1893 Fim: 11 de junho de 1895 |
Cargo | Director |
Data | Início: 25 de maio de 1896 Fim: 20 de outubro de 1899 |
Cargo | Director |
Data | Início: 16 de agosto de 18902 Fim: 03 de novembro de 1903 |
Cargo | Engenheiro |
Data | Início: 19 de fevereiro de 1904 Fim: 01 de setembro de 1904 |
Cargo | Director |
Data | Início: 01 de setembro de 1904 |
Cargo | Director |
Data | Início: 1905 Fim: setembro de 1906 |
Cargo | Professor |
Data | Início: 1909 Fim: 1909 |
Actividade | |
Actividade | Demarcação de fronteira |
Data | Início: 1893 Fim: 1895 |
Local de Actividade | Moçambique |
Actividade | Levantamento do território |
Data | Início: 1893 Fim: 1895 |
Local de Actividade | Moçambique |
Actividade | Inspecção |
Data | Início: 11 de junho de 1895 Fim: 17 de fevereiro de 1896 |
Local de Actividade | África |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Data | Início: 20 de outubro de 1899 Fim: 16 de agosto de 1902 |
Local de Actividade | Angola |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Data | Início: 16 de agosto de 1902 Fim: 03 de novembro de 1903 |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se
- em 11 de Junho de 1895 quando foi incumbido da inspecção às obras públicas realizadas em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
- em 6 de Julho de 1895 com a sua nomeação para sub-director dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, em Moçambique.
No ano seguinte, em 25 de Maio, foi colocado em Angola e assumiu, interinamente, as funções de director da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região.
Mais tarde, em 16 de Agosto de 1902, exerceu funções semelhantes em São Tomé e Príncipe onde chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha, acumulando essas funções com a direcção da própria Direcção das Obras Públicas da província. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à Direcção das Obras Públicas de Angola sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para Macau onde, a partir de 1 de Setembro, dirigiu interinamente, a Direcção das Obras Públicas.
No período em que permaneceu na região, o qual se estende até 1912,
Estudos do porto de Macau como adjunto da inspecção das obras públicas de Macau a partir de 3 de Janeiro de 1906 por proposta do inspector, Castel Branco[1]. Trabalhos de drenagem naquele porto em 30 de Julho de 1909. Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em ? de Dezembro de 1912[2].
A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado delegado interino da Direcção dos Portos e Viação daquela província?
Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril[2].
Outras informações
Obras
Notas
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino. 797. 1D. SEMU. MU. DGAPC. Mç. 1876-1929. Processos Individuais. Macau. Raúl Machado de Faria e Maia. Arquivo Histórico Ultramarino. 759, 2. Cabo Verde.
Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.
Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.
Bibliografia
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
. "Raúl de Faria e Maia", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 27/06/2024). Consultado a 30 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Ra%C3%BAl_de_Faria_e_Maia. DOI: []