Raúl de Faria e Maia: diferenças entre revisões

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=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
Frequentou o curso preparatório, com a duração de um ano, da École des ponts et chaussées em Paris, exigido àqueles que apresentassem estudos considerados insuficientes. Em 1879 matriculou-se no curso como aluno civil externo, e diplomou-se em 1883<ref>Lacourt, "Liste générale des élèves", 51.</ref>.
Frequentou o curso preparatório, com a duração de um ano, da École des ponts et chaussées em Paris, exigido àqueles que apresentassem estudos considerados insuficientes. Em 1879 matriculou-se no curso de engenharia civil como aluno civil externo, e diplomou-se em 1883<ref>Lacourt, "Liste générale des élèves", 51.</ref><ref name=":1">Faria, "Raúl Machado de Faria e Maia".</ref>.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se  
A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se em 6 de Julho de 1893 com a nomeação para o lugar de subdirector dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. No período de permanência em Moçambique conduziu as demarcações das fronteiras entre o Chire e a Zambésia e entre Manica e o Transvaal<ref name=":1" />.


* em 11 de Junho de 1895 quando foi incumbido da inspecção às obras públicas realizadas em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. - '''Datas dos relatórios.'''
Foi incumbido da inspecção às obras públicas realizadas em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde em 11 de Junho de 1895. Enquanto esteve em Angola, assumiu, interinamente, a direcção da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca a partir de 25 de Maio de 1896. Retomou a Lisboa para gozo de licença em 6 de Julho de 1896, mas manteve-se no lugar<ref name=":1" />. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região'''<ref name=":0" />'''. O seu trabalho foi interrompido por motivos de saúde tendo voltado para Lisboa  no ano seguinte. Retornou a Luanda entre Julho e Novembro de 1901<ref name=":1" />.  
* em 6 de Julho de 1895 com a sua nomeação para sub-director dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, em Moçambique.


No ano seguinte, em 25 de Maio, foi colocado em Angola e assumiu, interinamente, as funções de director da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região.
Em 16 de Agosto de 1902, chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha de São Tomé e Príncipe, acumulando essas funções com a direcção da própria [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe|Direcção das Obras Públicas]]. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para o lugar de engenheiro na província de Macau, embarcando em Julho desse ano. Não obstante, veio a assumir a [[Direcção das Obras Públicas de Macau e Timor|Direcção das Obras Públicas]] a partir de 1 de Setembro'''<ref name=":0" />''', que voltou a assumir no segundo trimestre de 1905-1906<ref name=":1" />.


Mais tarde, em 16 de Agosto de 1902, exerceu funções semelhantes em São Tomé e Príncipe onde chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha, acumulando essas funções com a direcção da própria [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe|Direcção das Obras Públicas]] da província. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para Macau onde, a partir de 1 de Setembro, dirigiu interinamente, a [[Direcção das Obras Públicas de Macau e Timor|Direcção das Obras Públicas]].
Com a nomeação do general José Emílio Castelo Branco para dirigir a Inspecção das Obras Públicas de Macau, foi nomeado para o lugar de adjunto, a convite daquele, em Dezembro de 1906<ref name=":1" />  '''a partir de 3 de Janeiro de 1906<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''</ref>.''' Enquanto em funções na província, o que se terá prolongado até Março de 1911, focou-se no desenvolvimento de estudos sobre o porto de Macau que viriam a concretizar-se com os trabalhos de drenagem realizados em 30 de Julho de 1909'''<ref name=":0" />''' e as obras em 1911. Ainda em 1909, ocupava também o lugar de professor de desenho no Liceu Nacional de Macau<ref>Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.</ref>.


Estudos do porto de Macau como adjunto da inspecção das obras públicas de Macau a partir de 3 de Janeiro de 1906 por proposta do inspector, Castel Branco<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''</ref>. Trabalhos de drenagem naquele porto em 30 de Julho de 1909'''<ref name=":0" />'''. Nesse período, esteve como professor de desenho de Liceu Nacional de Macau<ref>Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.</ref>. Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em '''? de Dezembro de 1912<ref name=":0" />.'''


Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em '''? de Dezembro de 1912<ref name=":0" />.'''


A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado delegado interino da Direcção dos Portos e Viação '''daquela província?'''


Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''</ref>.
A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro, tendo ocupado o primeiro cargo até Outubro daquele ano. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado administrador delegado interino do Conselho de Administração dos Portos e Viação<ref name=":1" />. Em finais de 1913 retornou a Lisboa por motivos de saúde.
 
Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''</ref>, no entanto, apenas seguiu viagem no mês de Julho. Em finais de 1916, gozou de um período de licença no Japão. No ano seguinte, em Setembro, viria a ser transferido para Cabo Verde, mas não terá ocupado o cargo considerando que se encontrava em gozo de licença registada, possivelmente por motivos de saúde.
 
Em 1919, uma nota de serviço coloca-o em Macau. No final desse ano já se encontrava doente e em gozo de licença, vindo a falecer no ano seguinte<ref name=":1" />.


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==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Lacourt, Anne. "Liste générale des élèves du corps et des élèves civils de l’Ecole des ponts et chaussées 1744-1930 et des élèves des cours préparatoires 1875-1920". Ecole nationale des ponts et chaussées – Direction de la documentation, des archives et du patrimoine – Mission archives. Visualizado em 27 Junho, 2024[https://ecoledesponts.fr/sites/ecoledesponts.fr/files/documents/eleves_corps_civils_libres_courspreparatoires_1744_1930_fusionnee_maj16.01.2020.pdf .]
Faria, Alice Santiago. "Raúl Machado de Faria e Maia". ''Biografias. Construindo o Imperio Português no Século XIX'', 2014. Visualizado em 26 Junho, 2024[https://www.buildingtheportugueseempire.org/maia-raul-machado-de-faria-e.html .]
 
Lacourt, Anne. "Liste générale des élèves du corps et des élèves civils de l’Ecole des ponts et chaussées 1744-1930 et des élèves des cours préparatoires 1875-1920". Ecole nationale des ponts et chaussées – Direction de la documentation, des archives et du patrimoine – Mission archives, 2020. Visualizado em 27 Junho, 2024[https://ecoledesponts.fr/sites/ecoledesponts.fr/files/documents/eleves_corps_civils_libres_courspreparatoires_1744_1930_fusionnee_maj16.01.2020.pdf .]


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
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Revisão das 14h24min de 27 de junho de 2024


Raúl de Faria e Maia
Nome completo Raúl Machado de Faria e Maia
Outras Grafias Raúl de Medeiros de Albuquerque
Pai valor desconhecido
Mãe Maria Luísa Medeiros de Albuquerque
Cônjuge Clotilde Machado de Faria e Maia
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 26 outubro 1856
Lisboa, Lisboa, Portugal
Morte 3 agosto 1920
Lisboa, Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Formação
Formação Engenharia civil
Data Início: 1879
Fim: 1883
Local de Formação Paris, Paris, França
Cargos
Cargo Chefe de secção
Data Início: maio de 1880
Fim: junho de 1881

Cargo Chefe de secção
Data Início: novembro de 1884
Fim: abril de 1886

Cargo Director
Data Início: 06 de julho de 1893
Fim: 11 de junho de 1895

Cargo Director
Data Início: 25 de maio de 1896
Fim: 20 de outubro de 1899

Cargo Director
Data Início: 16 de agosto de 18902
Fim: 03 de novembro de 1903

Cargo Engenheiro
Data Início: 19 de fevereiro de 1904
Fim: 01 de setembro de 1904

Cargo Director
Data Início: 01 de setembro de 1904

Cargo Director
Data Início: 1905
Fim: setembro de 1906

Cargo Professor
Data Início: 1909
Fim: 1909
Actividade
Actividade Demarcação de fronteira
Data Início: 1893
Fim: 1895
Local de Actividade Moçambique

Actividade Levantamento do território
Data Início: 1893
Fim: 1895
Local de Actividade Moçambique

Actividade Inspecção
Data Início: 11 de junho de 1895
Fim: 17 de fevereiro de 1896
Local de Actividade África

Actividade Projeto de Infraestrutura
Data Início: 20 de outubro de 1899
Fim: 16 de agosto de 1902
Local de Actividade Angola

Actividade Projeto de Infraestrutura
Data Início: 16 de agosto de 1902
Fim: 03 de novembro de 1903


Biografia

Dados biográficos

Frequentou o curso preparatório, com a duração de um ano, da École des ponts et chaussées em Paris, exigido àqueles que apresentassem estudos considerados insuficientes. Em 1879 matriculou-se no curso de engenharia civil como aluno civil externo, e diplomou-se em 1883[1][2].

Carreira

A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se em 6 de Julho de 1893 com a nomeação para o lugar de subdirector dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. No período de permanência em Moçambique conduziu as demarcações das fronteiras entre o Chire e a Zambésia e entre Manica e o Transvaal[2].

Foi incumbido da inspecção às obras públicas realizadas em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde em 11 de Junho de 1895. Enquanto esteve em Angola, assumiu, interinamente, a direcção da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca a partir de 25 de Maio de 1896. Retomou a Lisboa para gozo de licença em 6 de Julho de 1896, mas manteve-se no lugar[2]. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região[3]. O seu trabalho foi interrompido por motivos de saúde tendo voltado para Lisboa no ano seguinte. Retornou a Luanda entre Julho e Novembro de 1901[2].

Em 16 de Agosto de 1902, chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha de São Tomé e Príncipe, acumulando essas funções com a direcção da própria Direcção das Obras Públicas. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à Direcção das Obras Públicas de Angola sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para o lugar de engenheiro na província de Macau, embarcando em Julho desse ano. Não obstante, veio a assumir a Direcção das Obras Públicas a partir de 1 de Setembro[3], que voltou a assumir no segundo trimestre de 1905-1906[2].

Com a nomeação do general José Emílio Castelo Branco para dirigir a Inspecção das Obras Públicas de Macau, foi nomeado para o lugar de adjunto, a convite daquele, em Dezembro de 1906[2] a partir de 3 de Janeiro de 1906[4]. Enquanto em funções na província, o que se terá prolongado até Março de 1911, focou-se no desenvolvimento de estudos sobre o porto de Macau que viriam a concretizar-se com os trabalhos de drenagem realizados em 30 de Julho de 1909[3] e as obras em 1911. Ainda em 1909, ocupava também o lugar de professor de desenho no Liceu Nacional de Macau[5].


Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em ? de Dezembro de 1912[3].


A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro, tendo ocupado o primeiro cargo até Outubro daquele ano. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado administrador delegado interino do Conselho de Administração dos Portos e Viação[2]. Em finais de 1913 retornou a Lisboa por motivos de saúde.

Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril[3], no entanto, apenas seguiu viagem no mês de Julho. Em finais de 1916, gozou de um período de licença no Japão. No ano seguinte, em Setembro, viria a ser transferido para Cabo Verde, mas não terá ocupado o cargo considerando que se encontrava em gozo de licença registada, possivelmente por motivos de saúde.

Em 1919, uma nota de serviço coloca-o em Macau. No final desse ano já se encontrava doente e em gozo de licença, vindo a falecer no ano seguinte[2].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Lacourt, "Liste générale des élèves", 51.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 2,7 Faria, "Raúl Machado de Faria e Maia".
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.
  4. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.
  5. Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino. 797. 1D. SEMU. MU. DGAPC. Mç. 1876-1929. Processos Individuais. Macau. Raúl Machado de Faria e Maia. Arquivo Histórico Ultramarino. 759, 2. Cabo Verde.


Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.

Bibliografia

Faria, Alice Santiago. "Raúl Machado de Faria e Maia". Biografias. Construindo o Imperio Português no Século XIX, 2014. Visualizado em 26 Junho, 2024.

Lacourt, Anne. "Liste générale des élèves du corps et des élèves civils de l’Ecole des ponts et chaussées 1744-1930 et des élèves des cours préparatoires 1875-1920". Ecole nationale des ponts et chaussées – Direction de la documentation, des archives et du patrimoine – Mission archives, 2020. Visualizado em 27 Junho, 2024.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo

. "Raúl de Faria e Maia", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 27/06/2024). Consultado a 30 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Ra%C3%BAl_de_Faria_e_Maia. DOI: []