Raúl de Faria e Maia: diferenças entre revisões

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Serviu como chefe da primeira secção de fiscalização da construção do Caminho de Ferro da Beira Alta entre Maio de 1880 e Junho de 1881, tendo dirigido e assistido a construção das alvenarias dos viadutos de Milijoso e Trezóio entre Maio e Setembro daquele primeiro ano<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por Manuel Francisco Vargas. Lisboa, 5 de Maio de 1893.'''</ref>. Seguiu-se um período, entre Novembro de 1884 e Abril de 1886, em que exerceu funções idênticas desta feita na construção de um troço do Caminho de Ferro do Algarve entre Odemira e Santa Clara de Sabóia<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por António José Arroio. Lisboa, 5 de Maio de 1893.'''</ref>. Entre Outubro de 1887 e Dezembro de 1888 dirigiu a construção do bairro operário junto da Companhia de Fabrico de Algodões de Xabregas em Lisboa segundo projecto com a autoria do engenheiro civil António Teixeira Júdice<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por António Teixeira Júdice. Lisboa, 6 de Maio de 1893.'''</ref>.
Serviu como chefe da primeira secção de fiscalização da construção do Caminho de Ferro da Beira Alta entre Maio de 1880 e Junho de 1881, tendo dirigido e assistido a construção das alvenarias dos viadutos de Milijoso e Trezóio entre Maio e Setembro daquele primeiro ano<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por Manuel Francisco Vargas. Lisboa, 5 de Maio de 1893.'''</ref>. Seguiu-se um período, entre Novembro de 1884 e Abril de 1886, em que exerceu funções idênticas desta feita na construção de um troço do Caminho de Ferro do Algarve entre Odemira e Santa Clara de Sabóia<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por António José Arroio. Lisboa, 5 de Maio de 1893.'''</ref>. Entre Outubro de 1887 e Dezembro de 1888 dirigiu a construção do bairro operário junto da Companhia de Fabrico de Algodões de Xabregas em Lisboa segundo projecto com a autoria do engenheiro civil António Teixeira Júdice<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por António Teixeira Júdice. Lisboa, 6 de Maio de 1893.'''</ref>.


A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se em 6 de Julho de 1893 com a nomeação para o lugar de subdirector dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques após a ter requerido<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 30 de Maio de 1893.'''</ref>. No período de permanência em Moçambique conduziu as demarcações das fronteiras entre o Chire e a Zambésia e entre Manica e o Transvaal<ref name=":1" />. Esteve também envolvido nos trabalhos de levantamento e triangulação entre os rios Pungue e Limpopo sob a direcção de António Enes com fim de se determinarem fronteiras, tendo "''além d'isso'' [feito] ''na sua viagem para a Costa acompanhado pelo Capitão d'infantaria Matias Serrano, o reconhecimento rigoroso do rio Limpopo, desde a sua punção com o Pafuri até quase à foz e de aí para Lourenço Marques''"<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por Alfredo Freire de Andrade. Lisboa, 12 de Maio de 1893.'''</ref>. Em Março de 1895 recebia guia de passagem para Lisboa por motivos familiares autorizada pelo comissário régio em Moçambique, António Enes<ref name=":2" />. Ocupando ainda as funções de subdirector, a deslocação era também autorizada atendendo ao seu desejo em deixar o lugar e ser transferido para outra província do Império constando ter-se incompatibilizado com o director dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, segundo o comissário régio<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 367 de António Enes ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.'''</ref>.  
A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se em 6 de Julho de 1893 com a nomeação para o lugar de subdirector dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques após ter apresentado pedido<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 30 de Maio de 1893.'''</ref>. No período de permanência em Moçambique conduziu as demarcações das fronteiras entre o Chire e a Zambésia e entre Manica e o Transvaal<ref name=":1" />. Esteve também envolvido nos trabalhos de levantamento e triangulação entre os rios Pungue e Limpopo sob a direcção de António Enes com fim de se determinarem fronteiras, tendo "''além d'isso'' [feito] ''na sua viagem para a Costa acompanhado pelo Capitão d'infantaria Matias Serrano, o reconhecimento rigoroso do rio Limpopo, desde a sua punção com o Pafuri até quase à foz e de aí para Lourenço Marques''"<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por Alfredo Freire de Andrade. Lisboa, 12 de Maio de 1893.'''</ref>. Em Março de 1895 recebia guia de passagem para Lisboa por motivos familiares autorizada pelo comissário régio em Moçambique, António Enes<ref name=":2" />. Ocupando ainda as funções de subdirector, a deslocação era também autorizada atendendo ao seu desejo em deixar o lugar e ser transferido para outra província do Império constando ter-se incompatibilizado com o director dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, segundo o comissário régio<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 367 de António Enes ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.'''</ref>.  


Foi incumbido da inspecção das obras públicas da África Ocidental compreendendo os territórios de Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde em 11 de Junho de 1895, sucedendo nas funções e retomando o trabalho de [[Arnaldo Guedes Rebelo|Arnaldo de Novaes Guedes Rebelo]]<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 11 da 6.ª Repartição à 3.ª Repartição da Direcção Geral do Ultramar. [Lisboa], 20 de Junho de 1895.'''</ref>. Em 1 de Fevereiro de 1896 alcançou Cabo Verde vindo de São Tomé, e, em 17 desse mês, partiu para Lisboa<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 19. Praia, 17 de Fevereiro de 1896.'''</ref>.   
Foi incumbido da inspecção das obras públicas da África Ocidental compreendendo os territórios de Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde em 11 de Junho de 1895, sucedendo nas funções e retomando o trabalho de [[Arnaldo Guedes Rebelo|Arnaldo de Novaes Guedes Rebelo]]<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 11 da 6.ª Repartição à 3.ª Repartição da Direcção Geral do Ultramar. [Lisboa], 20 de Junho de 1895.'''</ref>. Em 1 de Fevereiro de 1896 alcançou Cabo Verde vindo de São Tomé, e, em 17 desse mês, partiu para Lisboa<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 19. Praia, 17 de Fevereiro de 1896.'''</ref>.   


Em Angola, assumiu, interinamente, a direcção da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca a partir de 25 de Maio de 1896. Retomou a Lisboa para gozo de licença em 6 de Julho de 1896<ref name=":1" /> e, novamente em Maio de 1899<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 364 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de Maio de 1899.'''</ref>. Nesse ano, tendo completado três anos naquelas funções requereu a sua nomeação definitiva, sem que conste que tenha sido aceite<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 9 de Agosto de 1899.'''</ref>. Em 20 de Outubro desse ano, foi incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região'''<ref name=":0" />'''. O seu trabalho foi interrompido por motivos de saúde tendo voltado para Lisboa no ano seguinte. Retornou a Luanda entre Julho e Novembro de 1901<ref name=":1" />.  
Em Angola, assumiu, interinamente, a direcção da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca em substituição do director [[Henrique Barahona e Costa]] incumbido de prestar serviço na Companhia de Moçambique<ref name=":3">Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício "79" da Direcção Geral do Ultramar. Paço, Setembro de 1899.'''</ref>. Iniciou funções em 25 de Maio de 1896, mas prontamente retornou a Lisboa para gozo de licença em 6 de Julho de 1896<ref name=":1" /> e, novamente em Maio de 1899<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 364 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de Maio de 1899.'''</ref>. Em Agosto desse ano, cumpridos três anos em funções, requereu a sua nomeação definitiva, a qual não consta ter sido aceite<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 9 de Agosto de 1899.'''</ref> uma vez que seria eminente o fim da comissão do director efectivo e o seu regresso às funções<ref name=":3" />. Em 20 de Outubro, foi incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região'''<ref name=":0" />''', tendo dois dias antes apresentado requerimento para que lhe fosse concedida licença ilimitada<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 18 de Outubro de 1899.'''</ref>. Após apresentação à junta de saúde, pela qual foi diagnosticado de anemia palustre, regressou a Lisboa em Julho de 1900<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 636 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de Julho de 1900.'''</ref><ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Mappa de inspecção feita pela Junta Militar de Saúde em sessão de 12 de Julho de 1900.'''</ref>, tendo retornado a Luanda antes de Setembro de 1901, data em que recebeu guia de passagem a Lisboa para gozo de licença de seis meses<ref name=":1" /><ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 398. Luanda, 5 de Setembro de 1901.'''</ref>, prorrogada por três meses em Maio de 1902<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 7 de Maio de 1902.'''</ref>.  


Em 16 de Agosto de 1902, chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha de São Tomé e Príncipe, acumulando essas funções com a direcção da própria [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe|Direcção das Obras Públicas]]. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para o lugar de engenheiro na província de Macau, embarcando em Julho desse ano. Não obstante, veio a assumir a [[Direcção das Obras Públicas de Macau e Timor|Direcção das Obras Públicas]] a partir de 1 de Setembro'''<ref name=":0" />''', que voltou a assumir no segundo trimestre de 1905-1906<ref name=":1" />.   
Em 16 de Agosto de 1902, chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha de São Tomé e Príncipe, acumulando essas funções com a direcção interina da [[Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe|Direcção das Obras Públicas]]. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte foi transferido para a [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] sem que se saiba que funções assumiu'''<ref name=":0" />'''. No início de 1904 foi presente à junta de saúde e diagnosticado com impaludismo crónico<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Mappa de inspecção feita pela Junta Militar de Saúde em sessão de 21 de Janeiro de 1904.'''</ref>, tendo recebido licença para regresso ao Reino em Fevereiro, constando da comunicação do Governo Geral de Angola que o engenheiro "''não chegou a apresentar-se''" naquela Direcção<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício do Governador Geral interino da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 25 de Fevereiro de 1904.'''</ref>. No dia 19 do mesmo mês era transferido para o lugar de engenheiro na província de Macau, embarcando em Julho desse ano. Não obstante, veio a assumir a [[Direcção das Obras Públicas de Macau e Timor|Direcção das Obras Públicas]] a partir de 1 de Setembro'''<ref name=":0" />''' e novamente no segundo trimestre de 1905-1906<ref name=":1" />.   


Com a nomeação do general José Emílio Castelo Branco para dirigir a Inspecção das Obras Públicas de Macau, foi nomeado para o lugar de adjunto, a convite daquele, em Dezembro de 1906<ref name=":1" />  '''a partir de 3 de Janeiro de 1906<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''</ref>.''' Enquanto em funções na província, o que se terá prolongado até Março de 1911, focou-se no desenvolvimento de estudos sobre o porto de Macau que viriam a concretizar-se com os trabalhos de drenagem realizados em 30 de Julho de 1909'''<ref name=":0" />''' e as obras em 1911. Ainda em 1909, ocupava também o lugar de professor de desenho no Liceu Nacional de Macau<ref>Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.</ref>.  
Com a nomeação do general José Emílio Castelo Branco para dirigir a Inspecção das Obras Públicas de Macau, foi nomeado para o lugar de adjunto, a convite daquele, em Dezembro de 1906<ref name=":1" />  '''a partir de 3 de Janeiro de 1906<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''</ref>.''' Enquanto em funções na província, o que se terá prolongado até Março de 1911, focou-se no desenvolvimento dos estudos sobre o porto de Macau que viriam a concretizar-se com os trabalhos de drenagem realizados em 30 de Julho de 1909'''<ref name=":0" />''' e as obras em 1911. Ainda durante o ano de 1909 assegurou a aula de desenho no Liceu Nacional de Macau<ref>Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.</ref>.  




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Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 45. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 45. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 398. Luanda, 5 de Setembro de 1901.'''


Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.'''


Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Mappa de inspecção feita pela Junta Militar de Saúde em sessão de 12 de Julho de 1900.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Mappa de inspecção feita pela Junta Militar de Saúde em sessão de 21 de Janeiro de 1904.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício "79" da Direcção Geral do Ultramar. Paço, Setembro de 1899.'''


Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 11 da 6.ª Repartição à 3.ª Repartição da Direcção Geral do Ultramar. [Lisboa], 20 de Junho de 1895.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 11 da 6.ª Repartição à 3.ª Repartição da Direcção Geral do Ultramar. [Lisboa], 20 de Junho de 1895.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 85 do Governador Geral interino da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 25 de Fevereiro de 1904.'''


Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 364 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de Maio de 1899.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 364 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de Maio de 1899.'''


Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 367 de António Enes ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 367 de António Enes ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 636 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de Julho de 1900.'''


Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 9 de Agosto de 1899.'''
Arquivo Histórico Ultramarino. '''Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 9 de Agosto de 1899.'''

Revisão das 12h50min de 28 de junho de 2024


Raúl de Faria e Maia
Nome completo Raúl Machado de Faria e Maia
Outras Grafias Raúl de Medeiros de Albuquerque
Pai valor desconhecido
Mãe Maria Luísa Medeiros de Albuquerque
Cônjuge Clotilde Machado de Faria e Maia
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 26 outubro 1856
Lisboa, Lisboa, Portugal
Morte 3 agosto 1920
Lisboa, Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Formação
Formação Engenharia civil
Data Início: 1879
Fim: 1883
Local de Formação Paris, Paris, França
Cargos
Cargo Chefe de secção
Data Início: maio de 1880
Fim: junho de 1881

Cargo Chefe de secção
Data Início: novembro de 1884
Fim: abril de 1886

Cargo Director
Data Início: 06 de julho de 1893
Fim: 11 de junho de 1895

Cargo Director
Data Início: 25 de maio de 1896
Fim: 20 de outubro de 1899

Cargo Director
Data Início: 16 de agosto de 18902
Fim: 03 de novembro de 1903

Cargo Engenheiro
Data Início: 19 de fevereiro de 1904
Fim: 01 de setembro de 1904

Cargo Director
Data Início: 01 de setembro de 1904

Cargo Director
Data Início: 1905
Fim: setembro de 1906

Cargo Professor
Data Início: 1909
Fim: 1909
Actividade
Actividade Demarcação de fronteira
Data Início: 1893
Fim: 1895
Local de Actividade Moçambique

Actividade Levantamento do território
Data Início: 1893
Fim: 1895
Local de Actividade Moçambique

Actividade Inspecção
Data Início: 11 de junho de 1895
Fim: 17 de fevereiro de 1896
Local de Actividade África

Actividade Projeto de Infraestrutura
Data Início: 20 de outubro de 1899
Fim: 16 de agosto de 1902
Local de Actividade Angola

Actividade Projeto de Infraestrutura
Data Início: 16 de agosto de 1902
Fim: 03 de novembro de 1903


Biografia

Dados biográficos

Raúl Machado de Faria e Maia, ou também Raúl de Medeiros de Albuquerque, nasceu em


Clotilde Machado de Faria e Maia[1].

Frequentou o curso preparatório, com a duração de um ano, da École des Ponts et Chaussées em Paris, exigido àqueles que apresentassem estudos considerados insuficientes. Em 1879 matriculou-se no curso de engenharia civil como aluno civil externo. Terminou o curso em 1883 com a frequência nas cadeiras de "Construction et hydraulique agricoles, Mecánique et Machines à vapeur, Architecture, Mineralogie, Geologie et Manipulations chimiques, Economie politique, Dessin, Lavis, Lever de Machines, Opérations sur le terrain"[2]. Diplomou-se em 1883[3][4]. No livro de alunos externos da Escola parisiense surge indicado como Raoul d' Albuquerque, sendo o seu nome de baptismo Raúl de Medeiros de Albuquerque, o qual veio a substituir por Raúl Machado de Faria e Maia em 1888[5].

Carreira

Serviu como chefe da primeira secção de fiscalização da construção do Caminho de Ferro da Beira Alta entre Maio de 1880 e Junho de 1881, tendo dirigido e assistido a construção das alvenarias dos viadutos de Milijoso e Trezóio entre Maio e Setembro daquele primeiro ano[6]. Seguiu-se um período, entre Novembro de 1884 e Abril de 1886, em que exerceu funções idênticas desta feita na construção de um troço do Caminho de Ferro do Algarve entre Odemira e Santa Clara de Sabóia[7]. Entre Outubro de 1887 e Dezembro de 1888 dirigiu a construção do bairro operário junto da Companhia de Fabrico de Algodões de Xabregas em Lisboa segundo projecto com a autoria do engenheiro civil António Teixeira Júdice[8].

A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se em 6 de Julho de 1893 com a nomeação para o lugar de subdirector dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques após ter apresentado pedido[9]. No período de permanência em Moçambique conduziu as demarcações das fronteiras entre o Chire e a Zambésia e entre Manica e o Transvaal[4]. Esteve também envolvido nos trabalhos de levantamento e triangulação entre os rios Pungue e Limpopo sob a direcção de António Enes com fim de se determinarem fronteiras, tendo "além d'isso [feito] na sua viagem para a Costa acompanhado pelo Capitão d'infantaria Matias Serrano, o reconhecimento rigoroso do rio Limpopo, desde a sua punção com o Pafuri até quase à foz e de aí para Lourenço Marques"[10]. Em Março de 1895 recebia guia de passagem para Lisboa por motivos familiares autorizada pelo comissário régio em Moçambique, António Enes[1]. Ocupando ainda as funções de subdirector, a deslocação era também autorizada atendendo ao seu desejo em deixar o lugar e ser transferido para outra província do Império constando ter-se incompatibilizado com o director dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, segundo o comissário régio[11].

Foi incumbido da inspecção das obras públicas da África Ocidental compreendendo os territórios de Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde em 11 de Junho de 1895, sucedendo nas funções e retomando o trabalho de Arnaldo de Novaes Guedes Rebelo[12]. Em 1 de Fevereiro de 1896 alcançou Cabo Verde vindo de São Tomé, e, em 17 desse mês, partiu para Lisboa[13].

Em Angola, assumiu, interinamente, a direcção da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca em substituição do director Henrique Barahona e Costa incumbido de prestar serviço na Companhia de Moçambique[14]. Iniciou funções em 25 de Maio de 1896, mas prontamente retornou a Lisboa para gozo de licença em 6 de Julho de 1896[4] e, novamente em Maio de 1899[15]. Em Agosto desse ano, cumpridos três anos em funções, requereu a sua nomeação definitiva, a qual não consta ter sido aceite[16] uma vez que seria eminente o fim da comissão do director efectivo e o seu regresso às funções[14]. Em 20 de Outubro, foi incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região[17], tendo dois dias antes apresentado requerimento para que lhe fosse concedida licença ilimitada[18]. Após apresentação à junta de saúde, pela qual foi diagnosticado de anemia palustre, regressou a Lisboa em Julho de 1900[19][20], tendo retornado a Luanda antes de Setembro de 1901, data em que recebeu guia de passagem a Lisboa para gozo de licença de seis meses[4][21], prorrogada por três meses em Maio de 1902[22].

Em 16 de Agosto de 1902, chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha de São Tomé e Príncipe, acumulando essas funções com a direcção interina da Direcção das Obras Públicas. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte foi transferido para a Direcção das Obras Públicas de Angola sem que se saiba que funções assumiu[17]. No início de 1904 foi presente à junta de saúde e diagnosticado com impaludismo crónico[23], tendo recebido licença para regresso ao Reino em Fevereiro, constando da comunicação do Governo Geral de Angola que o engenheiro "não chegou a apresentar-se" naquela Direcção[24]. No dia 19 do mesmo mês era transferido para o lugar de engenheiro na província de Macau, embarcando em Julho desse ano. Não obstante, veio a assumir a Direcção das Obras Públicas a partir de 1 de Setembro[17] e novamente no segundo trimestre de 1905-1906[4].

Com a nomeação do general José Emílio Castelo Branco para dirigir a Inspecção das Obras Públicas de Macau, foi nomeado para o lugar de adjunto, a convite daquele, em Dezembro de 1906[4] a partir de 3 de Janeiro de 1906[25]. Enquanto em funções na província, o que se terá prolongado até Março de 1911, focou-se no desenvolvimento dos estudos sobre o porto de Macau que viriam a concretizar-se com os trabalhos de drenagem realizados em 30 de Julho de 1909[17] e as obras em 1911. Ainda durante o ano de 1909 assegurou a aula de desenho no Liceu Nacional de Macau[26].


Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em ? de Dezembro de 1912[17].


A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro, tendo ocupado o primeiro cargo até Outubro daquele ano. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado administrador delegado interino do Conselho de Administração dos Portos e Viação[4]. Em finais de 1913 retornou a Lisboa por motivos de saúde.

Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril[17], no entanto, apenas seguiu viagem no mês de Julho. Em finais de 1916, gozou de um período de licença no Japão. No ano seguinte, em Setembro, viria a ser transferido para Cabo Verde, mas não terá ocupado o cargo considerando que se encontrava em gozo de licença registada, possivelmente por motivos de saúde.

Em 1919, uma nota de serviço coloca-o em Macau. No final desse ano já se encontrava doente e em gozo de licença, vindo a falecer no ano seguinte[4].

Outras informações

Obras

Notas

  1. 1,0 1,1 Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 45. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.
  2. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Certificat d'Etudes. Paris, 21 de Fevereiro de 1883.
  3. Lacourt, "Liste générale des élèves", 51.
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 4,5 4,6 4,7 Faria, "Raúl Machado de Faria e Maia".
  5. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado pela Administração do Segundo Bairro de Lisboa. Lisboa, 10 de Maio de 1893.
  6. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por Manuel Francisco Vargas. Lisboa, 5 de Maio de 1893.
  7. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por António José Arroio. Lisboa, 5 de Maio de 1893.
  8. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por António Teixeira Júdice. Lisboa, 6 de Maio de 1893.
  9. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 30 de Maio de 1893.
  10. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por Alfredo Freire de Andrade. Lisboa, 12 de Maio de 1893.
  11. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 367 de António Enes ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.
  12. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 11 da 6.ª Repartição à 3.ª Repartição da Direcção Geral do Ultramar. [Lisboa], 20 de Junho de 1895.
  13. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 19. Praia, 17 de Fevereiro de 1896.
  14. 14,0 14,1 Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício "79" da Direcção Geral do Ultramar. Paço, Setembro de 1899.
  15. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 364 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de Maio de 1899.
  16. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 9 de Agosto de 1899.
  17. 17,0 17,1 17,2 17,3 17,4 17,5 Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.
  18. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 18 de Outubro de 1899.
  19. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 636 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de Julho de 1900.
  20. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Mappa de inspecção feita pela Junta Militar de Saúde em sessão de 12 de Julho de 1900.
  21. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 398. Luanda, 5 de Setembro de 1901.
  22. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 7 de Maio de 1902.
  23. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Mappa de inspecção feita pela Junta Militar de Saúde em sessão de 21 de Janeiro de 1904.
  24. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício do Governador Geral interino da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 25 de Fevereiro de 1904.
  25. Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.
  26. Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.

Fontes

Arquivo Histórico Ultramarino. 797. 1D. SEMU. MU. DGAPC. Mç. 1876-1929. Processos Individuais. Macau. Raúl Machado de Faria e Maia. Arquivo Histórico Ultramarino. 759, 2. Cabo Verde.


Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado pela Administração do Segundo Bairro de Lisboa. Lisboa, 10 de Maio de 1893.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por Alfredo Freire de Andrade. Lisboa, 12 de Maio de 1893.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por António José Arroio. Lisboa, 5 de Maio de 1893.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por António Teixeira Júdice. Lisboa, 6 de Maio de 1893.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Atestado por Manuel Francisco Vargas. Lisboa, 5 de Maio de 1893.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Certificat d'Etudes. Paris, 21 de Fevereiro de 1883.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 19. Praia, 17 de Fevereiro de 1896.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 45. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Guia n.º 398. Luanda, 5 de Setembro de 1901.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Mappa de inspecção feita pela Junta Militar de Saúde em sessão de 12 de Julho de 1900.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Mappa de inspecção feita pela Junta Militar de Saúde em sessão de 21 de Janeiro de 1904.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício "79" da Direcção Geral do Ultramar. Paço, Setembro de 1899.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 11 da 6.ª Repartição à 3.ª Repartição da Direcção Geral do Ultramar. [Lisboa], 20 de Junho de 1895.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 85 do Governador Geral interino da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 25 de Fevereiro de 1904.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 364 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de Maio de 1899.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 367 de António Enes ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Lourenço Marques, 26 de Março de 1895.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Ofício n.º 636 do Governo Geral da Província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de Julho de 1900.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 9 de Agosto de 1899.

Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Requerimento de Raúl Machado de Faria e Maia. Lisboa, 30 de Maio de 1893.

Bibliografia

Faria, Alice Santiago. "Raúl Machado de Faria e Maia". Biografias. Construindo o Imperio Português no Século XIX, 2014. Visualizado em 26 Junho, 2024.

Lacourt, Anne. "Liste générale des élèves du corps et des élèves civils de l’Ecole des ponts et chaussées 1744-1930 et des élèves des cours préparatoires 1875-1920". Ecole nationale des ponts et chaussées – Direction de la documentation, des archives et du patrimoine – Mission archives, 2020. Visualizado em 27 Junho, 2024.

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Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

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Citar este artigo

. "Raúl de Faria e Maia", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 28/06/2024). Consultado a 30 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Ra%C3%BAl_de_Faria_e_Maia. DOI: []