Raúl de Faria e Maia
Raúl de Faria e Maia | |
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Nome completo | Raúl Machado de Faria e Maia |
Outras Grafias | Raúl de Medeiros de Albuquerque |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | Maria Luísa Medeiros de Albuquerque |
Cônjuge | Clotilde Machado de Faria e Maia |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 26 outubro 1856 Lisboa, Lisboa, Portugal |
Morte | 3 agosto 1920 Lisboa, Lisboa, Portugal |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Engenharia civil |
Data | Início: 1879 Fim: 1883 |
Local de Formação | Paris, Paris, França |
Cargos | |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: maio de 1880 Fim: junho de 1881 |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: novembro de 1884 Fim: abril de 1886 |
Cargo | Director |
Data | Início: 06 de julho de 1893 Fim: 11 de junho de 1895 |
Cargo | Director |
Data | Início: 25 de maio de 1896 Fim: 20 de outubro de 1899 |
Cargo | Director |
Data | Início: 16 de agosto de 18902 Fim: 03 de novembro de 1903 |
Cargo | Engenheiro |
Data | Início: 19 de fevereiro de 1904 Fim: 01 de setembro de 1904 |
Cargo | Director |
Data | Início: 01 de setembro de 1904 |
Cargo | Director |
Data | Início: 1905 Fim: setembro de 1906 |
Cargo | Professor |
Data | Início: 1909 Fim: 1909 |
Actividade | |
Actividade | Demarcação de fronteira |
Data | Início: 1893 Fim: 1895 |
Local de Actividade | Moçambique |
Actividade | Levantamento do território |
Data | Início: 1893 Fim: 1895 |
Local de Actividade | Moçambique |
Actividade | Inspecção |
Data | Início: 11 de junho de 1895 Fim: 17 de fevereiro de 1896 |
Local de Actividade | África |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Data | Início: 20 de outubro de 1899 Fim: 16 de agosto de 1902 |
Local de Actividade | Angola |
Actividade | Projeto de Infraestrutura |
Data | Início: 16 de agosto de 1902 Fim: 03 de novembro de 1903 |
Biografia
Dados biográficos
Frequentou o curso preparatório, com a duração de um ano, da École des ponts et chaussées em Paris, exigido àqueles que apresentassem estudos considerados insuficientes. Em 1879 matriculou-se no curso de engenharia civil como aluno civil externo, e diplomou-se em 1883[1][2].
Carreira
A carreira nas obras públicas do Império iniciou-se em 6 de Julho de 1893 com a nomeação para o lugar de subdirector dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. No período de permanência em Moçambique conduziu as demarcações das fronteiras entre o Chire e a Zambésia e entre Manica e o Transvaal[2].
Foi incumbido da inspecção às obras públicas realizadas em Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde em 11 de Junho de 1895. Enquanto esteve em Angola, assumiu, interinamente, a direcção da fiscalização do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca a partir de 25 de Maio de 1896. Retomou a Lisboa para gozo de licença em 6 de Julho de 1896, mas manteve-se no lugar[2]. Mais tarde, em 20 de Outubro de 1899, seria incumbido de estudar a integração das regiões atravessadas por aquele caminho de ferro através da ligação entre as estações e as vias de comunicação existentes na região[3]. O seu trabalho foi interrompido por motivos de saúde tendo voltado para Lisboa no ano seguinte. Retornou a Luanda entre Julho e Novembro de 1901[2].
Em 16 de Agosto de 1902, chefiou a brigada de estudos sobre a rede de estradas na Ilha de São Tomé e Príncipe, acumulando essas funções com a direcção da própria Direcção das Obras Públicas. Não obstante, logo em 3 de Novembro do ano seguinte retomava à Direcção das Obras Públicas de Angola sem que se saiba a que funções esteve afecto. Em 19 de Fevereiro de 1904, foi transferido para o lugar de engenheiro na província de Macau, embarcando em Julho desse ano. Não obstante, veio a assumir a Direcção das Obras Públicas a partir de 1 de Setembro[3], que voltou a assumir no segundo trimestre de 1905-1906[2].
Com a nomeação do general José Emílio Castelo Branco para dirigir a Inspecção das Obras Públicas de Macau, foi nomeado para o lugar de adjunto, a convite daquele, em Dezembro de 1906[2] a partir de 3 de Janeiro de 1906[4]. Enquanto em funções na província, o que se terá prolongado até Março de 1911, focou-se no desenvolvimento de estudos sobre o porto de Macau que viriam a concretizar-se com os trabalhos de drenagem realizados em 30 de Julho de 1909[3] e as obras em 1911. Ainda em 1909, ocupava também o lugar de professor de desenho no Liceu Nacional de Macau[5].
Exerceu a direcção das obras publicas interinamente em ? de Dezembro de 1912[3].
A partir de 24 de Abril de 1911 esteve incumbido da direcção de tanto a Direcção das Obras Públicas de São Tomé e Príncipe como do Caminho de Ferro, tendo ocupado o primeiro cargo até Outubro daquele ano. Se inicialmente foi exonerado logo em 19 de Outubro de 1912, uma nova ordem do Governo Geral manteve-o em funções em Novembro daquele ano, tendo permanecido no lugar até 3 de Julho do ano seguinte quando foi nomeado administrador delegado interino do Conselho de Administração dos Portos e Viação[2]. Em finais de 1913 retornou a Lisboa por motivos de saúde.
Regressou a Macau em 1914 para dirigir a Direcção de Obras Públicas para cujo lugar foi nomeado em 18 de Abril[3], no entanto, apenas seguiu viagem no mês de Julho. Em finais de 1916, gozou de um período de licença no Japão. No ano seguinte, em Setembro, viria a ser transferido para Cabo Verde, mas não terá ocupado o cargo considerando que se encontrava em gozo de licença registada, possivelmente por motivos de saúde.
Em 1919, uma nota de serviço coloca-o em Macau. No final desse ano já se encontrava doente e em gozo de licença, vindo a falecer no ano seguinte[2].
Outras informações
Obras
Notas
- ↑ Lacourt, "Liste générale des élèves", 51.
- ↑ 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 2,7 Faria, "Raúl Machado de Faria e Maia".
- ↑ 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.
- ↑ Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino. 797. 1D. SEMU. MU. DGAPC. Mç. 1876-1929. Processos Individuais. Macau. Raúl Machado de Faria e Maia. Arquivo Histórico Ultramarino. 759, 2. Cabo Verde.
Arquivo de Macau. Processo n.º 211. Série L. Ofício n.º 62 do Liceu Nacional de Macau à Secretaria Geral do Governo de Macau. 11 de Junho de 1909.
Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao ano de 1914.
Arquivo Histórico Ultramarino. Pasta. Raúl Machado de Faria e Maia. Informação referida ao anno de 1908.
Bibliografia
Faria, Alice Santiago. "Raúl Machado de Faria e Maia". Biografias. Construindo o Imperio Português no Século XIX, 2014. Visualizado em 26 Junho, 2024.
Lacourt, Anne. "Liste générale des élèves du corps et des élèves civils de l’Ecole des ponts et chaussées 1744-1930 et des élèves des cours préparatoires 1875-1920". Ecole nationale des ponts et chaussées – Direction de la documentation, des archives et du patrimoine – Mission archives, 2020. Visualizado em 27 Junho, 2024.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
. "Raúl de Faria e Maia", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2022. (última modificação: 27/06/2024). Consultado a 30 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Ra%C3%BAl_de_Faria_e_Maia. DOI: []
Activos Século XX
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