Nicolas Delerive: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 45: Linha 45:
Filho de pais espanhóis que se mudaram para Lille, nasceu aí em 1755. Ali começou a estudar com Heinsius, retratista alemão, e em 1776 mudou-se para Artois, onde esteve dois anos com o conde de Neuville. Daí mudou-se para Paris, especializando-se em pintura da batalhas.  
Filho de pais espanhóis que se mudaram para Lille, nasceu aí em 1755. Ali começou a estudar com Heinsius, retratista alemão, e em 1776 mudou-se para Artois, onde esteve dois anos com o conde de Neuville. Daí mudou-se para Paris, especializando-se em pintura da batalhas.  


Frequentou a escola do pintor italiano [[Casanova]] e depois tornou-se académico na Academia de Lille, de quem era director Louis Watteau. Casou e esteve em Lille até 1790. Em 1792 veio para Lisboa e aí esteve cinco anos, indo depois para Espanha e deixando em Portugal a sua mulher. Regressou a Portugal em 1800, tendo então pintado um retrato de meio corpo do Príncipe Regente.
Frequentou a escola do pintor italiano [[Casanova]] e depois tornou-se académico na Academia de Lille, de quem era director Louis Watteau. Casou e esteve em Lille até 1790. Em 1792 veio para Lisboa e aí esteve cinco anos, indo depois para Espanha e deixando em Portugal a sua mulher. Regressou a Portugal em 1800, tendo então pintado um retrato de meio corpo do Príncipe Regente<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 48.</ref>.


Em 1803 obteve uma pensão de 600 réis para pintar no Picadeiro Régio e retratou o rei a cavalo. Morreu em Lisboa em junho de 1818<ref>Cirilo Volkmar Machado, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823, 224-225.</ref>. <!-- Viterbo cita Ministério do Reino, m. 279 - Relação dos ordenados que eram pagos pela repartição do particular, janeiro de 1808, e um recibo passado a Domenico Pellegrini, transcrito por ele -->
Em 1803 obteve uma pensão de 600 réis para pintar no Picadeiro Régio e retratou o rei a cavalo. Morreu em Lisboa em junho de 1818<ref>Machado, <i>Collecção de memórias...</i>, 224-225.</ref>. <!-- Viterbo cita Ministério do Reino, m. 279 - Relação dos ordenados que eram pagos pela repartição do particular, janeiro de 1808, e um recibo passado a Domenico Pellegrini, transcrito por ele -->
   
   
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->   
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->   
Linha 78: Linha 78:
*Araújo, Agostinho et al. <i>Jean Pillement e o paisagismo em Portugal no século XVIII, 1728-1808</i> Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 1996.
*Araújo, Agostinho et al. <i>Jean Pillement e o paisagismo em Portugal no século XVIII, 1728-1808</i> Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 1996.


*Cayolla Zagallo, Manuel C. de Almeida, <i>Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro.</i> Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961.
*Cayolla Zagallo, Manuel C. de Almeida. <i>Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro.</i> Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961.


*França, José-Augusto, "Nicolas Delerive" In <i>Dicionário da pintura universal</i> planeado e organizado por Mário Tavares Chicó, Artur Nobre de Gusmão, José Augusto França, vol. 3, 108. Lisboa: Estúdios Cor, 1962-1973.
*França, José-Augusto. "Nicolas Delerive" In <i>Dicionário da pintura universal</i> planeado e organizado por Mário Tavares Chicó, Artur Nobre de Gusmão, José Augusto França, vol. 3, 108. Lisboa: Estúdios Cor, 1962-1973.


*França, José-Augusto, <i>A Arte em Portugal no Século XIX</i>. vol. I. Venda Nova: Bertrand Editora, 1990.
*França, José-Augusto. <i>A Arte em Portugal no Século XIX</i>. vol. I. Venda Nova: Bertrand Editora, 1990.


*Keil, Luís (intro.), <i>Catálogo do Museu Nacional dos Coches</i>. Lisboa: Museu Nacional dos Coches, 1943.
*Keil, Luís (intro.). <i>Catálogo do Museu Nacional dos Coches</i>. Lisboa: Museu Nacional dos Coches, 1943.


*Macedo, Jorge Borges et al., <i>Portugal e o Reino Unido - A Aliança Revisitada.</i> Lisboa: Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, 1994.
*Macedo, Jorge Borges et al.. <i>Portugal e o Reino Unido - A Aliança Revisitada.</i> Lisboa: Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, 1994.


*Macedo, Silvana Costa, <i>Museu Nacional dos Coches - Roteiro</i> Lisboa: IPPC, 1989 (2ª edição).   
*Macedo, Silvana Costa. <i>Museu Nacional dos Coches - Roteiro</i> Lisboa: IPPC, 1989 (2ª edição).   


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]


*Pamplona, Fernando de, <i>Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses</i>. Vol. II. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1988.
*Pamplona, Fernando de. <i>Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses</i>. Vol. II. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1988.


*Pinto, Augusto Cardoso, <i>Obras de Nicolas Delerive (1755-1818)</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1955.
*Pinto, Augusto Cardoso. <i>Obras de Nicolas Delerive (1755-1818)</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1955.


*Pires, António Caldeira, <i>História do Palácio Nacional de Queluz.</i> Coimbra: Imprensa da Universidade, 1924-1926.
*Pires, António Caldeira. <i>História do Palácio Nacional de Queluz.</i> Coimbra: Imprensa da Universidade, 1924-1926.


*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy, <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]


*Rodrigues, Ana Maria (coord.), <i>D. João VI e o seu Tempo.</i> Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.
*Rodrigues, Ana Maria (coord.). <i>D. João VI e o seu Tempo.</i> Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.


*Sequeira, Gustavo Matos, <i>Depois do Terramoto. Subsídios para a história dos bairros ocidentais de Lisboa.</i> Coimbra: Imprensa da Universidade, 1918.
*Sequeira, Gustavo Matos. <i>Depois do Terramoto. Subsídios para a história dos bairros ocidentais de Lisboa.</i> Coimbra: Imprensa da Universidade, 1918.


*Soares, Ernesto, Lima, Henrique Ferreira, <i>Retratos de Portugueses e de Estrangeiros em Relações com Portugal, Dicionário de Iconografia Portuguesa</i>. 5º vol. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1960.
*Soares, Ernesto, Lima, Henrique Ferreira. <i>Retratos de Portugueses e de Estrangeiros em Relações com Portugal, Dicionário de Iconografia Portuguesa</i>. 5º vol. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1960.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->  
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->  
Linha 126: Linha 126:
[[Categoria: Lille]]   
[[Categoria: Lille]]   
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]

Revisão das 12h03min de 8 de novembro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = Nicolas-Louis-Albert Delerive | data_nascimento = 1755 | nascimento_data = | local_nascimento = Lille | nascimento_local = | data_morte = 1818 (63 anos) | morte_data = | local_morte = Lisboa | morte_local = | residência = | nacionalidade = Francesa | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Nicolas Delerive
Nome completo Nicolas-Louis-Albert Delerive
Nascimento 1755
Lille
Morte 1818 (63 anos)
Lisboa
Nacionalidade Francesa
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho de pais espanhóis que se mudaram para Lille, nasceu aí em 1755. Ali começou a estudar com Heinsius, retratista alemão, e em 1776 mudou-se para Artois, onde esteve dois anos com o conde de Neuville. Daí mudou-se para Paris, especializando-se em pintura da batalhas.

Frequentou a escola do pintor italiano Casanova e depois tornou-se académico na Academia de Lille, de quem era director Louis Watteau. Casou e esteve em Lille até 1790. Em 1792 veio para Lisboa e aí esteve cinco anos, indo depois para Espanha e deixando em Portugal a sua mulher. Regressou a Portugal em 1800, tendo então pintado um retrato de meio corpo do Príncipe Regente[1].

Em 1803 obteve uma pensão de 600 réis para pintar no Picadeiro Régio e retratou o rei a cavalo. Morreu em Lisboa em junho de 1818[2].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 48.
  2. Machado, Collecção de memórias..., 224-225.

Bibliografia e Fontes

  • Catálogo da Exposição Arte Portuguesa do Século XIX. Lisboa: IPPC, 1988.
  • Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988.
  • Araújo, Agostinho et al. Jean Pillement e o paisagismo em Portugal no século XVIII, 1728-1808 Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 1996.
  • Cayolla Zagallo, Manuel C. de Almeida. Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961.
  • França, José-Augusto. "Nicolas Delerive" In Dicionário da pintura universal planeado e organizado por Mário Tavares Chicó, Artur Nobre de Gusmão, José Augusto França, vol. 3, 108. Lisboa: Estúdios Cor, 1962-1973.
  • França, José-Augusto. A Arte em Portugal no Século XIX. vol. I. Venda Nova: Bertrand Editora, 1990.
  • Keil, Luís (intro.). Catálogo do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: Museu Nacional dos Coches, 1943.
  • Macedo, Jorge Borges et al.. Portugal e o Reino Unido - A Aliança Revisitada. Lisboa: Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, 1994.
  • Macedo, Silvana Costa. Museu Nacional dos Coches - Roteiro Lisboa: IPPC, 1989 (2ª edição).
  • Pamplona, Fernando de. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. Vol. II. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1988.
  • Pinto, Augusto Cardoso. Obras de Nicolas Delerive (1755-1818). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1955.
  • Pires, António Caldeira. História do Palácio Nacional de Queluz. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1924-1926.
  • Rodrigues, Ana Maria (coord.). D. João VI e o seu Tempo. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.
  • Sequeira, Gustavo Matos. Depois do Terramoto. Subsídios para a história dos bairros ocidentais de Lisboa. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1918.
  • Soares, Ernesto, Lima, Henrique Ferreira. Retratos de Portugueses e de Estrangeiros em Relações com Portugal, Dicionário de Iconografia Portuguesa. 5º vol. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1960.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo