Reimão de Armas: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 57: Linha 57:
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->


*Gonçalves, Flávio, "Reimão de Armas, pintor-restaurador quinhentista esteve no Porto." </i>O Tripeiro<i> 3 (Março 1961): 85-86.7
*Gonçalves, Flávio. "Reimão de Armas, pintor-restaurador quinhentista esteve no Porto". </i>O Tripeiro<i> 3 (Março 1961): 85-86. 7.


*Saldanha, Nuno, "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII.</i>, 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII.</i>, 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.


*[repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/18120/1/tese.pdf Santos, Sofia Martins, "Francisco Correia, o mesmo nome para dois pintores maneiristas. Estudo artístico e técnicomaterial das suas obras, documentadas e atribuídas."Dissertação de Doutoramento, Universidade Católica de Lisboa, 2014.]
*[repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/18120/1/tese.pdf Santos, Sofia Martins. "Francisco Correia, o mesmo nome para dois pintores maneiristas. Estudo artístico e técnicomaterial das suas obras, documentadas e atribuídas". Dissertação de Doutoramento, Universidade Católica de Lisboa, 2014.]


*Serrão, Vítor, <i>História da Arte em Portugal: O Renascimento e o Maneirismo.</i> Lisboa: Editorial Presença, 2002.
*Serrão, Vítor. <i>História da Arte em Portugal: O Renascimento e o Maneirismo.</i> Lisboa: Editorial Presença, 2002.


*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor – Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". <i>Conservar Património</i> 3-4 (2006): 53-71.]
*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor – Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". <i>Conservar Património</i> 3-4 (2006): 53-71.]


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
 
----
* A.H.M.P., Livro de Prazos, H, Banco 6, nº 24, 1561, Março 30, fl. 144
* A.H.M.P., Livro de Prazos, H, Banco 6, nº 24, 1561, Março 30, fl. 144
<!-- Isto? http://archeevo.amap.com.pt/details?id=78498 -->
<!-- Isto? http://archeevo.amap.com.pt/details?id=78498 -->



Revisão das 18h19min de 13 de novembro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = | nascimento_data = | local_nascimento = Sabóia | nascimento_local = | data_morte = | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = Lisboa, Portugal | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Reimão de Armas
Nascimento
Sabóia
Residência Lisboa, Portugal
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor saboiano, veio para Portugal por volta de 1533, dedicando-se durante três anos a restaurar e dourar muitas pinturas. Fez uma petição a D. João III pedindo-lhe escusa de mostrar as certidões de exame que a câmara de Lisboa lhe pedia, o que o rei despachou favoravelmente[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 33.

Bibliografia e Fontes

  • Gonçalves, Flávio. "Reimão de Armas, pintor-restaurador quinhentista esteve no Porto". O Tripeiro 3 (Março 1961): 85-86. 7.
  • Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII., 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
  • [repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/18120/1/tese.pdf Santos, Sofia Martins. "Francisco Correia, o mesmo nome para dois pintores maneiristas. Estudo artístico e técnicomaterial das suas obras, documentadas e atribuídas". Dissertação de Doutoramento, Universidade Católica de Lisboa, 2014.]
  • Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal: O Renascimento e o Maneirismo. Lisboa: Editorial Presença, 2002.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

  • A.H.M.P., Livro de Prazos, H, Banco 6, nº 24, 1561, Março 30, fl. 144

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo