Pietro Guarienti: diferenças entre revisões
Sem resumo de edição |
|||
Linha 45: | Linha 45: | ||
Pintor, restaurador, escritor e antiquário de origem italiana, de Veneza, segundo a <i>Gazeta de Lisboa</i>, trabalhou para o Príncipe de Darmstat, governador de Mântua, nas cortes de Londres, Viena, Parma, Módena e Milão, pintando, lavando e retocando as pinturas dos principais dos príncipes e pessoas curiosas dessas cortes, nomeadamente os duques de Parma e Mântua e o príncipe Eugénio de Sabóia. | Pintor, restaurador, escritor e antiquário de origem italiana, de Veneza, segundo a <i>Gazeta de Lisboa</i>, trabalhou para o Príncipe de Darmstat, governador de Mântua, nas cortes de Londres, Viena, Parma, Módena e Milão, pintando, lavando e retocando as pinturas dos principais dos príncipes e pessoas curiosas dessas cortes, nomeadamente os duques de Parma e Mântua e o príncipe Eugénio de Sabóia. | ||
Chegou a Portugal por volta de 1735, tendo aí trabalhado a identificar obras das colecções de arte da nobreza portuguesa, restaurando pinturas da igreja da Misericórdia<ref> | Chegou a Portugal por volta de 1735, tendo aí trabalhado a identificar obras das colecções de arte da nobreza portuguesa, restaurando pinturas da igreja da Misericórdia<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 89-90.</ref>. <!-- Gazeta de Lisboa, 17/02/1735, nº7, p. 84 --> | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
Linha 63: | Linha 63: | ||
==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*[http://hdl.handle.net/10216/55096 Araújo, Agostinho | *[http://hdl.handle.net/10216/55096 Araújo, Agostinho. "O restauro de painéis e a actividade de alguns pintores italianos em Portugal (ca. 1710-1860)", <i>Nel mezzo del cammin: Actas da Jornada de Estudos Italianos em Honra de Giuseppe Mea</i> 11-63, Porto: FLUP, 2009.] | ||
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar | *[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.] | ||
*Magrini, Marina | *Magrini, Marina. "Pietro Maria Guarienti: un profilo." <i>Arte documento. Rivista di storia e tutela dei beni culturali</i> 7 (1993): 183-186. | ||
*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy | *[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. <i>Les arts en Portugal: lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard, 1846.] | ||
*Saldanha, Nuno | *Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII</i>, 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995. | ||
*[https://www.academia.edu/7265120/_Renovar_repintar_retocar_estrat%C3%A9gias_do_pintor-restaurador_em_Portugal_do_s%C3%A9culo_XVI_ao_XIX._Raz%C3%B5es_ideol%C3%B3gicas_do_iconoclasma_destruidor_e_da_iconofilia_conservadora_ou_o_conceito_de_restauro_utilitarista_versus_restauro_cient%C3%ADfico_ Serrão, Vítor | *[https://www.academia.edu/7265120/_Renovar_repintar_retocar_estrat%C3%A9gias_do_pintor-restaurador_em_Portugal_do_s%C3%A9culo_XVI_ao_XIX._Raz%C3%B5es_ideol%C3%B3gicas_do_iconoclasma_destruidor_e_da_iconofilia_conservadora_ou_o_conceito_de_restauro_utilitarista_versus_restauro_cient%C3%ADfico_ Serrão, Vítor. “’Renovar’, ‘repintar’, ‘retocar’: estratégias do pintor-restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasma destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de ‘restauro utilitarista’ versus ‘restauro científico”. <i>Revista Conservar Património</i> 3/4 (2006): 53-71.] | ||
*Viggiani, Daniela | *Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti, marchand, artiste, connaisseur." conferência apresentada à "Association d’Art des Universités du Canada (AAUC)", a 16 de outubro de 2010. | ||
*Viggiani, Daniela | *Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti : une source essentielle pour l’art portugais du XVIIIe siècle." conferência apresentada no 42nd International meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, 2 de julho de 2011. | ||
*Viggiani, Daniela | *Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti, storico dell’arte portoghese." conferência apresentada à "Società Italiana di Studi sul XVIII secolo", 30 de maio de 2012. | ||
*[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/artigospaginainicial/568/Tema1%20Daniela%20Viggiani.pdf Viggiani, Daniela "“L’Abecedario Pittorico” de Pellegrino Antonio Orlandi de 1753" In <i>A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia de Interiores</i> coordenação de Isabel Mendonça, Hélder Carita e Marize Malta, 44-63. Lisboa: Instituto de História da Arte/Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2014.] | *[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/artigospaginainicial/568/Tema1%20Daniela%20Viggiani.pdf Viggiani, Daniela. "“L’Abecedario Pittorico” de Pellegrino Antonio Orlandi de 1753" In <i>A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia de Interiores</i>, coordenação de Isabel Mendonça, Hélder Carita e Marize Malta, 44-63. Lisboa: Instituto de História da Arte/Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2014.] | ||
*[http://www.academia.edu/13169349/La_collection_de_peintures_de_Diogo_de_N%C3%A1poles_Noronha_e_Veiga Viggiani, Daniela | *[http://www.academia.edu/13169349/La_collection_de_peintures_de_Diogo_de_N%C3%A1poles_Noronha_e_Veiga Viggiani, Daniela. "La collection de peintures de Diogo de Nápoles Noronha e Veiga." <i>Portuguese Studies Review</i> 22 (1), (2014): 161-170.] | ||
*[https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/handle/1866/19294 Viggiani, Daniela. "L’edizione dell’Abecedario Pittorico di Pellegrino Antonio Orlandi, aggiornata da Pietro Maria Guarienti (1753), una fonte per la storia dell’arte portoghese." Tese de Doutoramento, Universidade de Montréal, 2016.] | *[https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/handle/1866/19294 Viggiani, Daniela. "L’edizione dell’Abecedario Pittorico di Pellegrino Antonio Orlandi, aggiornata da Pietro Maria Guarienti (1753), una fonte per la storia dell’arte portoghese." Tese de Doutoramento, Universidade de Montréal, 2016.] | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa | *Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903. | ||
==Ligações Externas== | ==Ligações Externas== | ||
Linha 101: | Linha 101: | ||
{{DEFAULTSORT:Pietro Guarienti}} | {{DEFAULTSORT:Pietro Guarienti}} | ||
[[Categoria: Pessoas]] | [[Categoria: Pessoas]] | ||
[[Categoria: Activos Século XVIII]] | |||
[[Categoria:Portugal]] | [[Categoria:Portugal]] | ||
[[Categoria: França]] | [[Categoria: França]] | ||
Linha 107: | Linha 108: | ||
[[Categoria: Inglaterra]] | [[Categoria: Inglaterra]] | ||
[[Categoria: Pintores]] | [[Categoria: Pintores]] | ||
[[Categoria: Antiquários]] | |||
[[Categoria: Com Bibliografia]] |
Revisão das 13h38min de 15 de novembro de 2017
{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa
| nome_completo =
| data_nascimento =
| nascimento_data =
| local_nascimento = Veneza
| nascimento_local =
| data_morte =
| morte_data =
| local_morte =
| morte_local =
| residência =
| nacionalidade = Italiana
| cidadania =
| etnia =
| pai =
| mãe =
}}
Pietro Guarienti | |
---|---|
Nascimento | Veneza |
Nacionalidade | Italiana |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Pintor, restaurador, escritor e antiquário de origem italiana, de Veneza, segundo a Gazeta de Lisboa, trabalhou para o Príncipe de Darmstat, governador de Mântua, nas cortes de Londres, Viena, Parma, Módena e Milão, pintando, lavando e retocando as pinturas dos principais dos príncipes e pessoas curiosas dessas cortes, nomeadamente os duques de Parma e Mântua e o príncipe Eugénio de Sabóia.
Chegou a Portugal por volta de 1735, tendo aí trabalhado a identificar obras das colecções de arte da nobreza portuguesa, restaurando pinturas da igreja da Misericórdia[1].
Carreira
Escreveu uma nova edição do do Abecedario pittorico de Pellegrino Antonio Orlandi, à qual acrescentou as impressões das suas viagens, dando notícia de várias obras de arte portuguesas: Abecedario pittorico. Di nuove notizie accresciuto da Pietro Guarienti, publicada em 1753.
Na entrada que lhe dedica, Sousa Viterbo transcree na totalidade o inventário que Guariente fez da colecção de pintura do conde da Atalaia[2].
Outras informações
Obras
- c. 1735 - restauro do retábulo da capela de Simoa Rodrigues na Misericórdia de Lisboa.
Referências bibliográficas
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 89-90.
- ↑ Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 90-94.
Bibliografia e Fontes
- Magrini, Marina. "Pietro Maria Guarienti: un profilo." Arte documento. Rivista di storia e tutela dei beni culturali 7 (1993): 183-186.
- Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
- Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti, marchand, artiste, connaisseur." conferência apresentada à "Association d’Art des Universités du Canada (AAUC)", a 16 de outubro de 2010.
- Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti : une source essentielle pour l’art portugais du XVIIIe siècle." conferência apresentada no 42nd International meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, 2 de julho de 2011.
- Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti, storico dell’arte portoghese." conferência apresentada à "Società Italiana di Studi sul XVIII secolo", 30 de maio de 2012.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
Ligações Externas
- Pietro Guarienti e a pintura portuguesa do século XVIII: http://lusopresse.com/2011/239/Pietro_Guarienti.aspx
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Pietro Guarienti (última modificação: 15/11/2017). eViterbo. Visitado em 01 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Pietro_Guarienti