Damasquino: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "Folha damasquina. Assim se chamam as folhas de umas espadas que vêem de fora, com ramos, figuras e outros lavores abertos com água forte e por ventura que as primeiras se...")
(Sem diferenças)

Revisão das 18h28min de 30 de novembro de 2017

Folha damasquina. Assim se chamam as folhas de umas espadas que vêem de fora, com ramos, figuras e outros lavores abertos com água forte e por ventura que as primeiras se fizeram na cidade de Damasco, de onde tomaram o nome. Por isso D. Jerónimo CAncer no seu Romance da fábula de Io e Júpiter disse: "Quando sacando mercurio/ Un alfange de damasco/ Que era verano y ninguno / Trazia alfanges de paño. /Ensis encausto damasceno inustus. /Deulhe um presado alfange Damasquino /Dizendo este ganhei ao Alcaide Ancino". Malaca conquist. livro 4. oit. 22.

Referências bibliográficas

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo III: Letra D-EYC. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.