Faxa: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "Ou faixa. Tira de pano comprida e estreita. Cinta com que as mulheres se apertam. ''Fascia, ae. Fem.'' Faxa pequena. ''Fasciola, ae. Fem. Horat.'' Faxa (Termo de arquitect...")
(Sem diferenças)

Revisão das 18h33min de 11 de janeiro de 2018

Ou faixa. Tira de pano comprida e estreita. Cinta com que as mulheres se apertam. Fascia, ae. Fem.

Faxa pequena. Fasciola, ae. Fem. Horat.

Faxa (Termo de arquitectura) que se diz dos frisos e das três partes de que se compõe a arquitrave. Fascia, ae. Fem. Vitruv.

Faxa (Termo de armaria) é a peça que atravessa direita o escudo de um lado ao outro. Ou é um listão entre duas linhas que atravessam o escudo ao largo. Fascia mediam aream a dextra ad sinistram directo transiens. De ordinário basta que se diga fascia. São as suas armas três faxas de sangue em campo de ouro. Nobiliarch. Portug. pág. 170.

Faxa do canhão. É parte da peça de artilharia, mas com algum relevo sobre a superfície do metal, a modo de banda ou faxa. Não temos palavra própria latina.

Faxa de ferro. Lamina ferrea, ae. Fem. Faxa de ferro cravada ao redor da roda. Canthus, i. Masc. Persius. Língua de fogo, lenço de muro, faxa de ferro. Lobo, Corte na Aldeia, 55.

Faxa de terra. Certo espaço de terra. Terrae tractus, us. Ex Virgil et Cicer. Esta larga faxa de terra, bem povoada de grossas vilas. Relação do estrago de S. Felices, pág. 3. Uma comprida e estreita faxa de terra, Barros, I Dec. 174, col. 2. Jaz ao ponente da ilha numa faxa marítima. Lucena, vida de S. Xavier, 126, col. 1.

Faxas. As mantilhas que costuma o pontífice mandar os primogénitos dos reis. Vid. Mantilhas[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 47.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.