Goma: diferenças entre revisões
(Criou a página com "Ou gomma. Humor viscoso que sai de algumas árvores e se endurece. ''Gummi. Neut. Cels.'' Este nome é indeclinável, mas também se diz ''Gummis, is. Fem. Columel''. Têm a...") |
(Sem diferenças)
|
Revisão das 13h22min de 16 de janeiro de 2018
Ou gomma. Humor viscoso que sai de algumas árvores e se endurece. Gummi. Neut. Cels. Este nome é indeclinável, mas também se diz Gummis, is. Fem. Columel. Têm as gomas diferentes nomes, conforme as diferenças das árvores de onde saem. Todas as gomas, geralmente falado, são emolientes e discussivas. A goma Tragantho , vulgarmente alquitira, é emplástica e incrassativa. O incenso é goma aromática.
Goma arábia ou arábica. É um licor ou suco que se espreme da semente ou das folhas e dos frutos, juntamente de um arbusto espinhoso, chamado acácia, que se dá no Egipto, cujos ramos se estendem muito e se ornam de formosas flores brancas. A boa há-de ser limpa, sólida, pesada, luzidia, fácil de quebrar, de cor entre negro e vermelho e de gosto estiptico. Incrassa os humores, é muito adstringente fortifica, resiste ao veneno, veda as hemorragias e fluxos de ventre. Esta chama-se goma arábica verdadeira para se diferenciar da goma germânica, a qual se tira por expressão de abrunhos, ou de ameixas bravas, cozidas ou passadas ao sol e reduzidas a consistências de Electuário sólido e chamam-lhe acacia nostras e com este nome se distingue da goma arábia verdadeira, a que os boticários e outros chamam gummi arabicum, gummi thebaicum, babylonicum, sarracenicum ou gummi sem mais nada e como por antonomásia. Bolo arménio e goma arábica. Nunes, Arte da Pintura, 67. Mais comum é goma arábia.
Goma de engomar voltas, etc. Faz-se de trigo que se molha e remolha, quatro ou cinco vezes no dia e se lava e espreme como leite que se coalha e depois de purificado se põe a secar ao Sol. Com este leite se engomam voltas e outra roupa para que fique tesa. Amylum dilutum. Penult. brevis. Amylum é massa que se faz do trigo molhado e remolhado e como a goma com que se engoma é esta mesma massa delida, por isso se lhe acrescenta o epíteto dilutum. amylum é de Plin. Histo. e querem que se derive do A grego, privativo e mylon que vale o mesmo que mó de moer farinha, porque a farinha desta goma se faz sem ser moída com mó[1].
Referências bibliográficas
- ↑ Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 92-93.
Bibliografia e Fontes
- Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.