Lança: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "Arma ofensiva, assaz conhecida. Aos povos, a que declaravam guerra, mandavam os Antigos uma lança. ''Polyb. lib. 4'' com uma lança junto do Tribunal sentenceavam os Juíze...")
(Sem diferenças)

Revisão das 14h19min de 18 de janeiro de 2018

Arma ofensiva, assaz conhecida. Aos povos, a que declaravam guerra, mandavam os Antigos uma lança. Polyb. lib. 4 com uma lança junto do Tribunal sentenceavam os Juízes as causas. Fest. Grammat. Apregoavam a venda dos bens móveis, e imóveis, os contratos, arrendamentos, etc. os Araldos com lança levantada, símbolo da forca; significando que as ditas vendas se faziam por autoridade do Príncipe, e Ministros de justiça. (…) Também debaixo de uma lança toucavam as desposadas, dando-lhes a entender que o casar as punha debaixo do poder de um marido. (...)

Lança ferrada com que se pelja nas batalhas. Lancea ferro praefixa. Tit. Liv.

Lança de correr a argola, ou o estafermo, é mui diferente das lanças ordinárias; os nomes das partes de que é composta, sõ os seguintes: Maça, Empunhadura, Guarda, Cavas, Toral, Raios, Remate, Astea, e Conteira. Vid. a declaração destes nomes nos seus lugares alfabéticos. Servindo a lança para Estafermo, tem na ponta hum casquilho pela parte alta de ameias miúdas, e também se faz espessada, ou dividida em duas peças, uma da Maça até o fim do Toral, outra do Toral até o fim da ponta, entrando o espessado no engaste. O Padre Felice Felício no seu Onomástico Romano chama a este género de Lança, que também se usa em Justas. (…)

Lança comprida. Vid. Pique[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 31-32.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.