Luva: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "Calçado da mão, em que se vê 
a figura dela, e dos dedos.
 (…) Usamos em Portugal de muitas castas de luvas, luvas de cabrito, de carneiro, de couro de veado, luvas...")
(Sem diferenças)

Revisão das 16h28min de 19 de janeiro de 2018

Calçado da mão, em que se vê 
a figura dela, e dos dedos.
 (…) Usamos em Portugal de muitas castas de luvas, luvas de cabrito, de carneiro, de couro de veado, luvas de cordovão de flores, e de cordovão branco, luvas curtas, e luvas compridas de Inglaterra, luvas de polvilhos de Roma, luvas de Génova, de Castela, de Ocanha, etc. (...).

Luva de cairo, sem separação dos dedos, com que se assenta o pêlo do cavalo depois de almofaçado (...)

Luva ou ferro de luva. São três ferros, um mais largo no fundo, o ferro do meio é direito, metem-se em um buraco aberto na pedra e com corda passada pelos anéis dos ferros, serve de guindar pedras. Neste sentido, luva se deriva de louve que em francês quer dizer o mesmo Forceps, cipis. Fem. ou Forfices, genit. Forficum. Plur. Fem[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 212.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.