João Antunes: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
(Há uma revisão intermédia de outro utilizador que não está a ser apresentada)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm
Linha 47: Linha 47:


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->  
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->  
Frequenta, a partir de 1683, a Escola dos Paços da Ribeira de [[Filippo Terzi]]<ref>[https://www.infopedia.pt/$joao-antunes João Antunes In Infopédia].</ref>.
Frequenta, a partir de 1683, a Escola dos Paços da Ribeira de [[Filippo Terzi]]<ref name="João Antunes In Infopédia">[https://www.infopedia.pt/$joao-antunes João Antunes In Infopédia].</ref>.


Entre 1683 e 1699 aprendiz de arquitecto (16 anos).
Entre 1683 e 1699 aprendiz de arquitecto (16 anos).
Em 1697 é eleito para o posto de Arquitecto das Ordens Militares.
Em 1697 é eleito para o posto de Arquitecto das Ordens Militares.
Em 1699, ocupa o lugar de Arquitecto Real, deixado vago por [[Francisco da Silva Tinoco]]<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 42 e 511-512 e [https://archive.org/details/diccionariohisto03vite Vol 3 (1922)], 232-233.</ref>, com vencimento anual de 50 mil réis<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
Em 1699, ocupa o lugar de Arquitecto Real, deixado vago por [[Francisco da Silva Tinoco]]<ref>Viterbo, ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I], 42 e 511-512 e [https://archive.org/details/diccionariohisto03vite Vol 3 (1922)], 232-233.</ref>, com vencimento anual de 50 mil réis<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa">[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.


Arquitecto da Casa da Rainha<ref>[https://www.infopedia.pt/$joao-antunes João Antunes In Infopédia].</ref>.
Arquitecto da Casa da Rainha<ref name="João Antunes In Infopédia"/>.


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->  
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->  


==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->  
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->  
*Igreja de Santa Engrácia - 1682<ref>[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Igreja de Santa Engrácia - 1682<ref name="João Antunes In Wikipédia">[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Projectos da Igreja de Santo Elói (depois de 1694) e da Igreja do Menino Deus<ref>[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Projectos da Igreja de Santo Elói (depois de 1694) e da Igreja do Menino Deus<ref name="João Antunes In Wikipédia"/>.
*Igreja do Bom Jesus de Barcelos (1704)<ref>[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Igreja do Bom Jesus de Barcelos (1704)<ref name="João Antunes In Wikipédia"/>.
*Responsável pela sacristia do Hospital de São José<ref>[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Responsável pela sacristia do Hospital de São José<ref name="João Antunes In Wikipédia"/>.
*Vários retábulos em casas privadas<ref>[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Vários retábulos em casas privadas<ref name="João Antunes In Wikipédia"/>.
*Igreja de Santo Antão<ref>[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Igreja de Santo Antão<ref name="João Antunes In Wikipédia"/>.
*Capela de São Vicente na Sé de Lisboa (destruído no terramoto)<ref>[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Capela de São Vicente na Sé de Lisboa (destruído no terramoto)<ref name="João Antunes In Wikipédia"/>.
*Túmulo da Princesa Santa Joana<ref>[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Antunes João Antunes In Wikipédia].</ref>.
*Túmulo da Princesa Santa Joana<ref name="João Antunes In Wikipédia"/>.
*Convento do Grilo (1667)<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Convento do Grilo (1667)<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Desenha o retábulo da Ermida de S. Francisco da Quinta do Calhariz (Sesimbra, 1681)<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Desenha o retábulo da Ermida de S. Francisco da Quinta do Calhariz (Sesimbra, 1681)<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Retábulo da capela-mor da Igreja dos Mártires<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Retábulo da capela-mor da Igreja dos Mártires<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Retábulo da capela dos Lencastres no Convento de S. Pedro de Alcântara (provável)<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Retábulo da capela dos Lencastres no Convento de S. Pedro de Alcântara (provável)<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Projecto do Convento do Louriçal, fundado por D. Pedro II (1690)<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Projecto do Convento do Louriçal, fundado por D. Pedro II (1690)<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Obra de pedraria da igreja do Convento dos Cardais<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Obra de pedraria da igreja do Convento dos Cardais<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Torres e frontaria da Igreja do Santíssimo Sacramento<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Torres e frontaria da Igreja do Santíssimo Sacramento<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Renovação da Igreja de Santos-o-Velho<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Renovação da Igreja de Santos-o-Velho<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Igreja do mosteiro da Encarnação das Comendadeiras de Avis<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Igreja do mosteiro da Encarnação das Comendadeiras de Avis<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Sacristia, casa do tesouro, tribuna do Senhor da Agonia na Sé de Braga (1700)<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Sacristia, casa do tesouro, tribuna do Senhor da Agonia na Sé de Braga (1700)<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Traça igreja de Nossa Senhora da Assunção de Colares e a Igreja do Santuário do Bom Jesus da Cruz de Barcelos (1700)<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Traça igreja de Nossa Senhora da Assunção de Colares e a Igreja do Santuário do Bom Jesus da Cruz de Barcelos (1700)<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Renovação da igreja e sacristia do convento do Varatojo (1698)<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Renovação da igreja e sacristia do convento do Varatojo (1698)<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Renovação do claustro do convento de Santa Marta em Lisboa<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Renovação do claustro do convento de Santa Marta em Lisboa<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.
*Ermida de Nossa Senhora da Saúde da Mouraria (1705)<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
*Ermida de Nossa Senhora da Saúde da Mouraria (1705)<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.


“A partir de 1670, com a ascensão da denominada nobreza de corte que adquire casas na capital, e com quem João Antunes se relaciona de perto, este vai igualmente desempenhar um papel marcante na arquitectura senhorial lisboeta, onde se dá um surto de remodelações e aformoseamento de vários palácios”<ref>[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/548-joao-antunes-1643-1712 João Antunes in Casa Rui Barbosa].</ref>.
“A partir de 1670, com a ascensão da denominada nobreza de corte que adquire casas na capital, e com quem João Antunes se relaciona de perto, este vai igualmente desempenhar um papel marcante na arquitectura senhorial lisboeta, onde se dá um surto de remodelações e aformoseamento de vários palácios”<ref name="João Antunes in Casa Rui Barbosa"/>.


==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->
Linha 87: Linha 87:


==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
*Birg, Manuela (coord.). <i>João Antunes: arquitecto, 1643-1712</i>. Lisboa : Instituto Português do Património Cultural, 1988.
*Birg, Manuela (coord.). ''João Antunes: arquitecto, 1643-1712''. Lisboa : Instituto Português do Património Cultural, 1988.
*Caetano, Joaquim Oliveira e Nuno Vassalo e Silva. "Breves notas para o estudo do arquitecto Joao Antunes." <i>Poligrafia</i> 2 (1993).
*Caetano, Joaquim Oliveira e Nuno Vassalo e Silva. "Breves notas para o estudo do arquitecto Joao Antunes." ''Poligrafia'' 2 (1993).
*Carvalho, Aires. <i>As Obras de Santa Engrácia e os seus artistas</i>. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes, 1971.
*Carvalho, Aires. ''As Obras de Santa Engrácia e os seus artistas''. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes, 1971.
*[http://www.gecorpa.pt/Upload/Revistas/Rev15_Art08.pdf Coelho, Teresa Campos. "Concursos para o lugar de arquitecto das Ordens Militares no séc. XVIII." <i>Pedra & Cal</i> 15 (Julho-Setembro 2002): 21-24.]
*[http://www.gecorpa.pt/Upload/Revistas/Rev15_Art08.pdf Coelho, Teresa Campos. "Concursos para o lugar de arquitecto das Ordens Militares no séc. XVIII." ''Pedra & Cal'' 15 (Julho-Setembro 2002): 21-24.]
*Gomes, Paulo Varela. <i>O Essencial sobre a Arquitectura barroca em Portugal</i>. Lisboa: INCM, 1987.
*Gomes, Paulo Varela. ''O Essencial sobre a Arquitectura barroca em Portugal''. Lisboa: INCM, 1987.
*Pereira, José Fernandes Pereira. "João Antunes." In <i>Dicionário da Arte Barroca</i>, coordenação de Paulo Pereira e José Fernandes Pereira, 33-36. Editorial Presença, 1989.
*Pereira, José Fernandes Pereira. "João Antunes." In ''Dicionário da Arte Barroca'', coordenação de Paulo Pereira e José Fernandes Pereira, 33-36. Editorial Presença, 1989.
*Santana, Daniel. "A igreja matriz do Turcifal e a arquitectura barroca da órbita de João Antunes." In <i>Estudos de História da Arte. Novos Contributos</i>, coordenação de Vítor Serrão, 123-138. Lisboa: [Câmara Municipal], 2002.
*Santana, Daniel. "A igreja matriz do Turcifal e a arquitectura barroca da órbita de João Antunes." In ''Estudos de História da Arte. Novos Contributos'', coordenação de Vítor Serrão, 123-138. Lisboa: [Câmara Municipal], 2002.
*[http://hdl.handle.net/10216/88701 Ribeiro, Ricardo. "A actividade do arquiteto João Antunes no Norte de Portugal." Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2013.]
*[http://hdl.handle.net/10216/88701 Ribeiro, Ricardo. "A actividade do arquiteto João Antunes no Norte de Portugal." Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2013.]
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto01vite Vol I]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto03vite Vol III]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal'', [https://archive.org/details/diccionariohisto03vite Vol III]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.
*[http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/62.pdf Tojal, Alexandre. "O Arquitecto da Cidade: de Teodósio de Frias a Malaquias Ferreira Leal. Contornos de cargo municipal"]
*[http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/62.pdf Tojal, Alexandre. "O Arquitecto da Cidade: de Teodósio de Frias a Malaquias Ferreira Leal. Contornos de cargo municipal"]
----
----
Linha 145: Linha 145:


{{DEFAULTSORT: Joao Antunes}}
{{DEFAULTSORT: Joao Antunes}}
[[Categoria: Pessoas]]
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria: Activos Século XVII]]  
[[Categoria:Activos Século XVII]]
[[Categoria: Portugal]]
[[Categoria:Activos Século XVIII]]  
[[Categoria: Arquitectos]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]
[[Categoria:Arquitectos]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]

Edição atual desde as 13h17min de 13 de fevereiro de 2020


João Antunes
Nome completo João Antunes
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1643
Morte 1712

Biografia

Dados biográficos

Nasce em Lisboa a 30 de Setembro de 1643 e morre a 25 de Novembro de 1712.

Carreira

Frequenta, a partir de 1683, a Escola dos Paços da Ribeira de Filippo Terzi[1].

Entre 1683 e 1699 aprendiz de arquitecto (16 anos). Em 1697 é eleito para o posto de Arquitecto das Ordens Militares. Em 1699, ocupa o lugar de Arquitecto Real, deixado vago por Francisco da Silva Tinoco[2], com vencimento anual de 50 mil réis[3].

Arquitecto da Casa da Rainha[1].

Outras informações

Obras

  • Igreja de Santa Engrácia - 1682[4].
  • Projectos da Igreja de Santo Elói (depois de 1694) e da Igreja do Menino Deus[4].
  • Igreja do Bom Jesus de Barcelos (1704)[4].
  • Responsável pela sacristia do Hospital de São José[4].
  • Vários retábulos em casas privadas[4].
  • Igreja de Santo Antão[4].
  • Capela de São Vicente na Sé de Lisboa (destruído no terramoto)[4].
  • Túmulo da Princesa Santa Joana[4].
  • Convento do Grilo (1667)[3].
  • Desenha o retábulo da Ermida de S. Francisco da Quinta do Calhariz (Sesimbra, 1681)[3].
  • Retábulo da capela-mor da Igreja dos Mártires[3].
  • Retábulo da capela dos Lencastres no Convento de S. Pedro de Alcântara (provável)[3].
  • Projecto do Convento do Louriçal, fundado por D. Pedro II (1690)[3].
  • Obra de pedraria da igreja do Convento dos Cardais[3].
  • Torres e frontaria da Igreja do Santíssimo Sacramento[3].
  • Renovação da Igreja de Santos-o-Velho[3].
  • Igreja do mosteiro da Encarnação das Comendadeiras de Avis[3].
  • Sacristia, casa do tesouro, tribuna do Senhor da Agonia na Sé de Braga (1700)[3].
  • Traça igreja de Nossa Senhora da Assunção de Colares e a Igreja do Santuário do Bom Jesus da Cruz de Barcelos (1700)[3].
  • Renovação da igreja e sacristia do convento do Varatojo (1698)[3].
  • Renovação do claustro do convento de Santa Marta em Lisboa[3].
  • Ermida de Nossa Senhora da Saúde da Mouraria (1705)[3].

“A partir de 1670, com a ascensão da denominada nobreza de corte que adquire casas na capital, e com quem João Antunes se relaciona de perto, este vai igualmente desempenhar um papel marcante na arquitectura senhorial lisboeta, onde se dá um surto de remodelações e aformoseamento de vários palácios”[3].

Referências bibliográficas

  1. 1,0 1,1 João Antunes In Infopédia.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 42 e 511-512 e Vol 3 (1922), 232-233.
  3. 3,00 3,01 3,02 3,03 3,04 3,05 3,06 3,07 3,08 3,09 3,10 3,11 3,12 3,13 3,14 3,15 João Antunes in Casa Rui Barbosa.
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 4,5 4,6 4,7 João Antunes In Wikipédia.

Bibliografia e Fontes


  • Documento de nomeação de João Antunes para a vaga de aprendiz da Aula de Arquitectura - CHR Afonso VI, liv. 52, fl. 260 (reproduzido em Ayres de Carvalho, D. João V, 145-146).
  • Freg. da Pena, liv. B6, fol. 160, reproduzido parcialmente em Ayres, D. João V, 152
  • Alvará de Aforamento de bens de Morgado de 1691 que reproduz parcialmente (Ayres, D. João V, 153)
  • Parecer escrito e assinado por João Antunes, dirigido a D. Pedro II, 30 de Julho 1696 sobre as obras da Prelazia do Convento de Cristo em Tomar, planeadas e dirigidas pelo Arquitecto João Antunes (reproduzido excertos em Ayres, D. João V, 154)

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo