António de Oliveira de Louredo: diferenças entre revisões
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
{{Info/ | {{Info/TechNetEMPIRE | ||
<!-- dados da imagem --> | <!-- dados da imagem --> | ||
|largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->9cm | |largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->9cm | ||
Linha 99: | Linha 99: | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
Actividade entre 1674 e 1704. Mordomo da [[Irmandade de São Lucas]] entre 1674 e 1675 e entre 1683 e 1684 e escrivão entre 1682 e 1683<ref>Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, | Actividade entre 1674 e 1704. Mordomo da [[Irmandade de São Lucas]] entre 1674 e 1675 e entre 1683 e 1684 e escrivão entre 1682 e 1683<ref>Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013, p. 131.</ref>. | ||
Trabalhou para a rainha [http://www.arqnet.pt/dicionario/mariasofia_neuburgo.html D. Maria Sofia de Neuburgo], que o tomou por oficial da sua casa e lhe passou carta a 28/02/1698, que ele assina como pintor de retratos da rainha<ref>Viterbo, | Trabalhou para a rainha [http://www.arqnet.pt/dicionario/mariasofia_neuburgo.html D. Maria Sofia de Neuburgo], que o tomou por oficial da sua casa e lhe passou carta a 28/02/1698, que ele assina como pintor de retratos da rainha<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 119.</ref> | ||
===Outras informações=== | ===Outras informações=== | ||
Linha 107: | Linha 107: | ||
==Obras== | ==Obras== | ||
Atribuem-lhe um retrato de Maria Francisca de Sabóia e um de Maria Sofia de Neuburgo[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=148291], mas há bastante controvérsia. Sousa Viterbo menciona um retrato de D. Pedro II na Biblioteca Nacional, datado de 1704<ref>Viterbo, | Atribuem-lhe um retrato de Maria Francisca de Sabóia e um de Maria Sofia de Neuburgo [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=148291], mas há bastante controvérsia. Sousa Viterbo menciona um retrato de D. Pedro II na Biblioteca Nacional, datado de 1704<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (2ª série), 126.</ref> | ||
==Referências bibliográficas== | ==Referências bibliográficas== | ||
Linha 113: | Linha 113: | ||
==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, | *Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013. | ||
*França, José-Augusto, | *França, José-Augusto, ''O retrato na arte portuguesa''. Lisboa: Livros Horizonte, 1981. | ||
*Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013. | *Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013. | ||
*Santos, Reinaldo, | *Santos, Reinaldo, ''História da arte em Portugal''. Vol. III. Porto: Portucalense Editora, 1953. | ||
*Serrão, Vítor, "A pintura proto-barroca em Portugal (1640-1706) e o seu impacto no Brasil Colonial”. | *Serrão, Vítor, "A pintura proto-barroca em Portugal (1640-1706) e o seu impacto no Brasil Colonial”. ''Revista Barroco (Actas do Simpósio O Território do Barroco no Século XXI)'' 18 (1997-2000): 269-292. | ||
*Sobral, Luís de Moura, “Pintura”, In | *Sobral, Luís de Moura, “Pintura”, In ''Dicionário de arte barroca em Portugal''. direção José Fernandes Pereira, 361-362. Lisboa: Editorial Presença, 1989. <!-- será que tem entrada própria? --> | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série). | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série). | ||
==Ligações Externas== | ==Ligações Externas== | ||
Linha 143: | Linha 143: | ||
[[Categoria:Lisboa]] | [[Categoria:Lisboa]] | ||
[[Categoria:Pintores]] | [[Categoria:Pintores]] | ||
[[Categoria: Irmandade de São Lucas]] | [[Categoria:Irmandade de São Lucas]] | ||
[[Categoria: Com Bibliografia]] | [[Categoria:Com Bibliografia]] |
Edição atual desde as 13h18min de 13 de fevereiro de 2020
Antonio de Oliveira de Louredo | |
---|---|
Nome completo | António de Oliveira de Louredo |
Outras Grafias | EQUAL |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
Actividade entre 1674 e 1704. Mordomo da Irmandade de São Lucas entre 1674 e 1675 e entre 1683 e 1684 e escrivão entre 1682 e 1683[1].
Trabalhou para a rainha D. Maria Sofia de Neuburgo, que o tomou por oficial da sua casa e lhe passou carta a 28/02/1698, que ele assina como pintor de retratos da rainha[2]
Outras informações
Obras
Atribuem-lhe um retrato de Maria Francisca de Sabóia e um de Maria Sofia de Neuburgo [1], mas há bastante controvérsia. Sousa Viterbo menciona um retrato de D. Pedro II na Biblioteca Nacional, datado de 1704[3]
Referências bibliográficas
- ↑ Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013, p. 131.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 119.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 126.
Bibliografia e Fontes
- Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- França, José-Augusto, O retrato na arte portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.
- Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013.
- Santos, Reinaldo, História da arte em Portugal. Vol. III. Porto: Portucalense Editora, 1953.
- Serrão, Vítor, "A pintura proto-barroca em Portugal (1640-1706) e o seu impacto no Brasil Colonial”. Revista Barroco (Actas do Simpósio O Território do Barroco no Século XXI) 18 (1997-2000): 269-292.
- Sobral, Luís de Moura, “Pintura”, In Dicionário de arte barroca em Portugal. direção José Fernandes Pereira, 361-362. Lisboa: Editorial Presença, 1989.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
Ligações Externas
António de Oliveira de Louredo In Benezit Dictionary of Artists [2]
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- António de Oliveira de Louredo (última modificação: 13/02/2020). eViterbo. Visitado em 08 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Ant%C3%B3nio_de_Oliveira_de_Louredo