Reimão de Armas: diferenças entre revisões
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Pintor saboiano, veio para Portugal por volta de 1533, dedicando-se durante três anos a restaurar e dourar muitas pinturas. Fez uma petição a [http://fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?idConceito=1150&type=concept D. João III] pedindo-lhe escusa de mostrar as certidões de exame que a câmara de Lisboa lhe pedia, o que o rei despachou favoravelmente<ref>Viterbo, | Pintor saboiano, veio para Portugal por volta de 1533, dedicando-se durante três anos a restaurar e dourar muitas pinturas. Fez uma petição a [http://fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?idConceito=1150&type=concept D. João III] pedindo-lhe escusa de mostrar as certidões de exame que a câmara de Lisboa lhe pedia, o que o rei despachou favoravelmente<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 33.</ref>. | ||
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ||
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*Gonçalves, Flávio. "Reimão de Armas, pintor-restaurador quinhentista esteve no Porto". ''O Tripeiro 3'' (Março 1961): 85-86. 7. | *Gonçalves, Flávio. "Reimão de Armas, pintor-restaurador quinhentista esteve no Porto". ''O Tripeiro 3'' (Março 1961): 85-86. 7. | ||
*Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In | *Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In ''Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII.'', 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995. | ||
*[http://hdl.handle.net/10400.14/18120 Santos, Sofia Martins. "Francisco Correia, o mesmo nome para dois pintores maneiristas. Estudo artístico e técnicomaterial das suas obras, documentadas e atribuídas". Dissertação de Doutoramento, Universidade Católica de Lisboa, 2014.] | *[http://hdl.handle.net/10400.14/18120 Santos, Sofia Martins. "Francisco Correia, o mesmo nome para dois pintores maneiristas. Estudo artístico e técnicomaterial das suas obras, documentadas e atribuídas". Dissertação de Doutoramento, Universidade Católica de Lisboa, 2014.] | ||
*Serrão, Vítor. | *Serrão, Vítor. ''História da Arte em Portugal: O Renascimento e o Maneirismo.'' Lisboa: Editorial Presença, 2002. | ||
*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor – Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". | *[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor – Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". ''Conservar Património'' 3-4 (2006): 53-71.] | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903. | ||
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* A.H.M.P., Livro de Prazos, H, Banco 6, nº 24, 1561, Março 30, fl. 144 | * A.H.M.P., Livro de Prazos, H, Banco 6, nº 24, 1561, Março 30, fl. 144 | ||
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Edição atual desde as 13h29min de 13 de fevereiro de 2020
Reimão de Armas | |
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Outras Grafias | EQUAL |
Nascimento | [[Sabóia]] |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Pintor saboiano, veio para Portugal por volta de 1533, dedicando-se durante três anos a restaurar e dourar muitas pinturas. Fez uma petição a D. João III pedindo-lhe escusa de mostrar as certidões de exame que a câmara de Lisboa lhe pedia, o que o rei despachou favoravelmente[1].
Carreira
Outras informações
Obras
Referências bibliográficas
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 33.
Bibliografia e Fontes
- Gonçalves, Flávio. "Reimão de Armas, pintor-restaurador quinhentista esteve no Porto". O Tripeiro 3 (Março 1961): 85-86. 7.
- Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII., 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
- Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal: O Renascimento e o Maneirismo. Lisboa: Editorial Presença, 2002.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
- A.H.M.P., Livro de Prazos, H, Banco 6, nº 24, 1561, Março 30, fl. 144
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Reimão de Armas (última modificação: 13/02/2020). eViterbo. Visitado em 02 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Reim%C3%A3o_de_Armas