Cirilo Volkmar Machado: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
(Há 9 revisões intermédias de 2 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver --> #A4C4D0
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver --> #A4C4D0
|nome                = <big>{{PAGENAME }}</big>
|nome                = <big>Cirilo Volkmar Machado</big>
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
Linha 47: Linha 47:
   
   
===Carreira===
===Carreira===
Entre 1794 e 1798 publicou a obra [http://purl.pt/12120 <i>Conversações sobre a pintura, escultura, e architectura</i>].
Entre 1794 e 1798 publicou a obra [http://purl.pt/12120 ''Conversações sobre a pintura, escultura, e architectura''].


Em 1818 era pintor de História nas obras do Real Paço da Ajuda<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 [3ª série]), 82.</ref>.  
Em 1818 era pintor de História nas obras do Real Paço da Ajuda<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 82.</ref>.


Em 1817 publicou a obra [http://purl.pt/6228 <i>Nova academia de pintura: dedicada aªs senhoras portuguezas que amão ou se applicão ao estudo das Bellas Artes</i>].
Em 1817 publicou a obra [http://purl.pt/6228 ''Nova academia de pintura: dedicada aªs senhoras portuguezas que amão ou se applicão ao estudo das Bellas Artes''].
 
Em 1823 publicou a obra [http://purl.pt/28030 ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.''].


Em 1823 publicou a obra [http://purl.pt/28030 <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i>].
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->   
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->   
   
   
Linha 68: Linha 68:
*1814 - Pintura da Sala do Dossel com o triunfo de D. João V, [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4722 Palácio da Ajuda].
*1814 - Pintura da Sala do Dossel com o triunfo de D. João V, [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4722 Palácio da Ajuda].


*1819 - Propõe um novo remate da fachada nascente, em frontão triangular e esculturas alegóricas, aludindo à expulsão dos Franceses, segundo projecto de Barros Laboraão para o [[http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4722 Palácio da Ajuda]]. O projecto foi abandonado.
*1819 - Propõe um novo remate da fachada nascente, em frontão triangular e esculturas alegóricas, aludindo à expulsão dos Franceses, segundo projecto de Barros Laboraão para o [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4722 Palácio da Ajuda]. O projecto foi abandonado.


*1819-1820 -  Pintura do tecto da Sala das Tapeçarias Espanholas do [[http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4722 Palácio da Ajuda]].
*1819-1820 -  Pintura do tecto da Sala das Tapeçarias Espanholas do [http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4722 Palácio da Ajuda].


*Pintura das paredes e tecto da Sala Camoniana do Palácio Quintela. <!-- "o Concilio dos Deuses, segundo o texto dos Lusiadas, vendo-se ao fundo do quadro e a perder-se no horizonte As naus portuguezas sob o mando de Vasco da Gama pra o descobrimento do caminho maritimo das Indias" a claro-escuro, em volta, no roda-cadeiras, vêem-se três medalhões figurando assuntos camonianos: a Audiência do Rei de Melinde, Desembarque em Calecute e Ilha dos Amores -->
*Pintura das paredes e tecto da Sala Camoniana do Palácio Quintela. <!-- "o Concilio dos Deuses, segundo o texto dos Lusiadas, vendo-se ao fundo do quadro e a perder-se no horizonte As naus portuguezas sob o mando de Vasco da Gama pra o descobrimento do caminho maritimo das Indias" a claro-escuro, em volta, no roda-cadeiras, vêem-se três medalhões figurando assuntos camonianos: a Audiência do Rei de Melinde, Desembarque em Calecute e Ilha dos Amores -->
Linha 86: Linha 86:
   
   
==Bibliografia e Fontes==  
==Bibliografia e Fontes==  
*[http://hdl.handle.net/10451/15997 Arruda, Luísa, "Cirillo Wolkmar Machado. Cultura artística. A Academia. A obra gráfica: projecto de investigação". Prova complementar de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2000.]
*[http://hdl.handle.net/10451/15997 Arruda, Luísa, "Cirillo Wolkmar Machado. Cultura artística. A Academia. A obra gráfica: projecto de investigação." Prova complementar de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2000.]


*Arruda, Luísa, "A pintura e as mulheres no século XVIII." <i>Margens e confluências</i> 11-12 (Dezembro 2006): 89-97.
*Arruda, Luísa. "A pintura e as mulheres no século XVIII." ''Margens e confluências'' 11-12 (Dezembro 2006): 89-97.


*Arruda, Luísa Capucho, Hall, Aline Gallasch, <i>Mulheres do século XVIII. Pintoras portuguesas.</i> Lisboa: Ela por Ela, 2006.
*Arruda, Luísa Capucho, Hall, Aline Gallasch. ''Mulheres do século XVIII. Pintoras portuguesas.'' Lisboa: Ela por Ela, 2006.


*Arruda, Luísa, "Roma e a Academia de S. Lucas como modelo para os estudos artísticos em Portugal: o desenho e a literatura artística de Francisco de Holanda a Domingos António Sequeira." In <i>Desenho: história e ensino</i> coordenação Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 58-75. Lisboa: Scribe, 2016.
*Arruda, Luísa. "Roma e a Academia de S. Lucas como modelo para os estudos artísticos em Portugal: o desenho e a literatura artística de Francisco de Holanda a Domingos António Sequeira." In ''Desenho: história e ensino'' coordenação de Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 58-75. Lisboa: Scribe, 2016.


*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/10797 Bernardo, José Viriato, "A coleção de escultura da Faculdade de Belas Artes : a formação do gosto e o ensino do desenho". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]
*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/10797 Bernardo, José Viriato. "A coleção de escultura da Faculdade de Belas Artes: a formação do gosto e o ensino do desenho." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]


*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4102 Braga, Helena Sofia, "Contributos para o estudo da pintura mural na arquitectura palatina lisboeta entre o tardo-barroco e o neoclassicismo, 1775-C. 1820". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2011.]
*[http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4102 Braga, Helena Sofia. "Contributos para o estudo da pintura mural na arquitectura palatina lisboeta entre o tardo-barroco e o neoclassicismo, 1775-C. 1820." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2011.]


*Braga, Sofia Ferreira, <i>Pintura mural neoclássica em Lisboa: Cyrillo Volkmar Machado no Palácio do Duque de Lafões e Pombeiro-Belas</i>. Lisboa: Scribe, 2012.
*Braga, Sofia Ferreira. ''Pintura mural neoclássica em Lisboa: Cyrillo Volkmar Machado no Palácio do Duque de Lafões e Pombeiro-Belas''. Lisboa: Scribe, 2012.


*Carvalho, Armindo Aires, <i>O pintor Cirilo Volkmar Machado, 1748-1823</i> [Lisboa] : Museu Nacional de Arte Antiga, [s.d.].
*Carvalho, Armindo Aires. ''O pintor Cirilo Volkmar Machado, 1748-1823'' [Lisboa]: Museu Nacional de Arte Antiga, [s.d.].


*Cunha, Luís Xavier, <i>O Concílio dos Deuses Descripto por Luiz de Camões e pintado por Cyrillo Volkmar Machado</i>. Lisboa: Typographia de Cristóvão A. Rodrigues, 1903.
*Cunha, Luís Xavier. ''O Concílio dos Deuses Descripto por Luiz de Camões e pintado por Cyrillo Volkmar Machado''. Lisboa: Typographia de Cristóvão A. Rodrigues, 1903.


*[http://hdl.handle.net/11144/138 Faria, Miguel Figueira, "A apologia da preeminencia da arte da esculptura, sobre a de fundir estatuas de metal de Joaquim Carneiro da Silva: notas sobre a questão do estatuto do artista no final de setecentos.". <i>Revista da Faculdade de Letras: Ciências e Técnicas do Património</i> 2 (2003): 687-702.]
*[http://hdl.handle.net/11144/138 Faria, Miguel Figueira. "A apologia da preeminencia da arte da esculptura, sobre a de fundir estatuas de metal de Joaquim Carneiro da Silva: notas sobre a questão do estatuto do artista no final de setecentos." ''Revista da Faculdade de Letras: Ciências e Técnicas do Património'' 2 (2003): 687-702.]


*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013.


*Gomes, Paulo Varela. <i>A Confissão de Cyrillo. Estudos de História da Arte e da Arquitectura</i>. Lisboa, Hiena Editora, 1992.
*Gomes, Paulo Varela. ''A Confissão de Cyrillo. Estudos de História da Arte e da Arquitectura''. Lisboa: Hiena Editora, 1992.


*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6632.pdf Lopes, Rui Oliveira, "Tradição metodológica e fortuna crítica da pintura portuguesa do Renascimento." <i>Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Património</i> V-VI (2006-2007): 279-290.]
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6632.pdf Lopes, Rui Oliveira. "Tradição metodológica e fortuna crítica da pintura portuguesa do Renascimento." ''Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Património'' V-VI (2006-2007): 279-290.]


*[https://www.academia.edu/32048052/Um_esquecimento_premeditado_Cirilo_Volkmar_Machado_e_a_historiografia_da_azulejaria_portuguesa.pdf
*[https://www.academia.edu/32048052/Um_esquecimento_premeditado_Cirilo_Volkmar_Machado_e_a_historiografia_da_azulejaria_portuguesa.pdf Mangucci, Celso. "Um esquecimento premeditado Cirilo Volkmar Machado e a historiografia da azulejaria portuguesa." ''Artis''] <!-- falta o resto da referência... -->
Mangucci, Celso, "Um esquecimento premeditado Cirilo Volkmar Machado e a historiografia da azulejaria portuguesa." <i>Artis</i>] <!-- falta o resto da referência... -->


*[http://hdl.handle.net/10451/15806 Pereira, José Fernandes, "Escultura: um paradigma cultural". <i>Arte teoria</i> 11 (2008): 9-27.]
*[http://hdl.handle.net/10451/15806 Pereira, José Fernandes. "Escultura: um paradigma cultural." ''Arte teoria'' 11 (2008): 9-27.]


*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor, "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII." Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]


*Turner, Nicholas, <i>Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas</i> Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.
*Turner, Nicholas. ''Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas''. Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).


==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
Linha 129: Linha 128:
*Cirilo Volkmar Machado In [http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/541-cirillo-wolkmar-machado-1748-1823 A Casa Senhorial].
*Cirilo Volkmar Machado In [http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/artistas/48-artistas/541-cirillo-wolkmar-machado-1748-1823 A Casa Senhorial].
*Cirilo Volkmar Machado In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Cyrillo_Volkmar_Machado Wikipédia].
*Cirilo Volkmar Machado In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Cyrillo_Volkmar_Machado Wikipédia].
*A campanha pictórica de Cirilo Volkmar Machado em Mafra: http://www.palaciomafra.gov.pt/Data/Documents/1-%20Orat%C3%B3rio%20Sul.pdf
*[http://www.palaciomafra.gov.pt/Data/Documents/1-%20Orat%C3%B3rio%20Sul.pdf A campanha pictórica de Cirilo Volkmar Machado em Mafra].


==Autor(es) do artigo==  
==Autor(es) do artigo==  
Linha 137: Linha 136:
   
   
{{DEFAULTSORT:Cirilo Volkmar Machado}}  
{{DEFAULTSORT:Cirilo Volkmar Machado}}  
[[Categoria: Pessoas]]
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria: Nascidos Século XVIII]]
[[Categoria:Activos Século XVIII]]
[[Categoria: Portugal]]  
[[Categoria:Activos Século XIX]]  
[[Categoria: Lisboa]]
[[Categoria:Portugal]]  
[[Categoria: Mafra]]  
[[Categoria:Lisboa]]
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Mafra]]  
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria:Palácio de Mafra]]
[[Categoria:Palácio da Ajuda]]

Edição atual desde as 13h57min de 13 de fevereiro de 2020


Cirilo Volkmar Machado
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1748
[[Lisboa]]
Morte 1823 (75 anos)
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor e teórico de arte.

Carreira

Entre 1794 e 1798 publicou a obra Conversações sobre a pintura, escultura, e architectura.

Em 1818 era pintor de História nas obras do Real Paço da Ajuda[1].

Em 1817 publicou a obra Nova academia de pintura: dedicada aªs senhoras portuguezas que amão ou se applicão ao estudo das Bellas Artes.

Em 1823 publicou a obra Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI..

Outras informações

Obras

  • 1791 - Pintura dos painéis alusivos a São Jerónimo, da Capela do Senhor dos Passos, tecto da Sala do Presépio e Doutores da Igreja da capela-mor da Basílica da Estrela
  • 1819 - Propõe um novo remate da fachada nascente, em frontão triangular e esculturas alegóricas, aludindo à expulsão dos Franceses, segundo projecto de Barros Laboraão para o Palácio da Ajuda. O projecto foi abandonado.
  • 1819-1820 - Pintura do tecto da Sala das Tapeçarias Espanholas do Palácio da Ajuda.
  • Pintura das paredes e tecto da Sala Camoniana do Palácio Quintela.
  • Pintura de uma tela para a capela de Nossa Senhora da Conceição da Catedral de Elvas (atribuído).
  • Pintura da tela de São Bernardo para substituir a imagem de vulto da Capela do Palácio Anadia, Viseu.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 82.

Bibliografia e Fontes

  • Arruda, Luísa. "A pintura e as mulheres no século XVIII." Margens e confluências 11-12 (Dezembro 2006): 89-97.
  • Arruda, Luísa Capucho, Hall, Aline Gallasch. Mulheres do século XVIII. Pintoras portuguesas. Lisboa: Ela por Ela, 2006.
  • Arruda, Luísa. "Roma e a Academia de S. Lucas como modelo para os estudos artísticos em Portugal: o desenho e a literatura artística de Francisco de Holanda a Domingos António Sequeira." In Desenho: história e ensino coordenação de Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, 58-75. Lisboa: Scribe, 2016.
  • Braga, Sofia Ferreira. Pintura mural neoclássica em Lisboa: Cyrillo Volkmar Machado no Palácio do Duque de Lafões e Pombeiro-Belas. Lisboa: Scribe, 2012.
  • Carvalho, Armindo Aires. O pintor Cirilo Volkmar Machado, 1748-1823 [Lisboa]: Museu Nacional de Arte Antiga, [s.d.].
  • Cunha, Luís Xavier. O Concílio dos Deuses Descripto por Luiz de Camões e pintado por Cyrillo Volkmar Machado. Lisboa: Typographia de Cristóvão A. Rodrigues, 1903.
  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gomes, Paulo Varela. A Confissão de Cyrillo. Estudos de História da Arte e da Arquitectura. Lisboa: Hiena Editora, 1992.
  • Turner, Nicholas. Desenhos de mestres europeus em colecções portuguesas. Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo