Domenico Pellegrini: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
Linha 43: Linha 43:
==Biografia==  
==Biografia==  
=== Dados biográficos ===  
=== Dados biográficos ===  
Pintor italiano que veio para Lisboa em 1803 e foi daí expulso em 1810 por actividades suspeitas. Tinha uma intensa actividade mercantil, vendendo obras de arte. Na entrada que lhe dedica, Viterbo cita vários papéis dele, mas não diz a proveniência destes, em vários deles, sobretudo da p. 124 à 129, lista várias obras de arte cujos nomes, autores ou contexto não são explícitos<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 121.</ref>.
Pintor italiano que veio para Lisboa em 1803 e foi daí expulso em 1810 por actividades suspeitas. Tinha uma intensa actividade mercantil, vendendo obras de arte. Na entrada que lhe dedica, Viterbo cita vários papéis dele, mas não diz a proveniência destes, em vários deles, sobretudo da p.&nbsp;124 à 129, lista várias obras de arte cujos nomes, autores ou contexto não são explícitos<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 121.</ref>.


===Carreira===   
===Carreira===   
Linha 57: Linha 57:
*[https://run.unl.pt/handle/10362/10714 Gonçalves, Maria Manuela. "Série das invasões francesas: análise da imagética. Uma visão Ibérica sobre um inimigo exterior." Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 2013.]
*[https://run.unl.pt/handle/10362/10714 Gonçalves, Maria Manuela. "Série das invasões francesas: análise da imagética. Uma visão Ibérica sobre um inimigo exterior." Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 2013.]


*Pavanello, Giuseppe. <i>Domenico Pellegrini, 1759-1840: un pittore veneto nelle capitali d'Europa</i>. Veneza: Fondazione Giorgio Cini, 2013.  
*Pavanello, Giuseppe. ''Domenico Pellegrini, 1759-1840: un pittore veneto nelle capitali d'Europa''. Veneza: Fondazione Giorgio Cini, 2013.  


*Soares, Ernesto. <i>História da gravura artística em Portugal - os artistas e a sua obra</i>. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1940.  
*Soares, Ernesto. ''História da gravura artística em Portugal - os artistas e a sua obra''. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1940.  


*Valente, Vasco. <i>O general Forbes: A propósito do seu retrato por Pellegrini</i> Porto: Câmara Municipal, [s.d.].  
*Valente, Vasco. ''O general Forbes: A propósito do seu retrato por Pellegrini'' Porto: Câmara Municipal, [s.d.].  


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  
Linha 76: Linha 76:
   
   
{{DEFAULTSORT: Domenico Pellegrini}}  
{{DEFAULTSORT: Domenico Pellegrini}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XVIII]]  
[[Categoria:Activos Século XVIII]]  
[[Categoria: Activos Século XIX]]  
[[Categoria:Activos Século XIX]]  
[[Categoria: Portugal]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria:Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Edição atual desde as 12h06min de 13 de fevereiro de 2020


Domenico Pellegrini
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor italiano que veio para Lisboa em 1803 e foi daí expulso em 1810 por actividades suspeitas. Tinha uma intensa actividade mercantil, vendendo obras de arte. Na entrada que lhe dedica, Viterbo cita vários papéis dele, mas não diz a proveniência destes, em vários deles, sobretudo da p. 124 à 129, lista várias obras de arte cujos nomes, autores ou contexto não são explícitos[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 121.

Bibliografia e Fontes

  • Pavanello, Giuseppe. Domenico Pellegrini, 1759-1840: un pittore veneto nelle capitali d'Europa. Veneza: Fondazione Giorgio Cini, 2013.
  • Soares, Ernesto. História da gravura artística em Portugal - os artistas e a sua obra. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 1940.
  • Valente, Vasco. O general Forbes: A propósito do seu retrato por Pellegrini Porto: Câmara Municipal, [s.d.].
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo