Longes: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />"")
m (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />"" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
 
Linha 1: Linha 1:
Termo da Pintura. São os objectos, que por meio da perspectiva se representam no painel, distantes da vista. ''Abscedentia, ium. Neut. Plur. Vitruv. Terra, caelum, mare'', (ou qualquer outra cousa pintada) ''in speciem procul ab oculis abscedentia'' (…) Também podemos dizer em uma só palavra, ''Recessus'', à imitação de Cícero, que comparando a Retórica com a pintura chama ''Recessus'', os lugares menos brilhantes, e como longes das pinturas mais escuras, as quais fazem mais realçar as que são mais elegantes, e polidas<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo V: L), 178-179.</ref>.
Termo da Pintura. São os objectos, que por meio da perspectiva se representam no painel, distantes da vista. ''Abscedentia, ium. Neut. Plur. Vitruv. Terra, caelum, mare'', (ou qualquer outra cousa pintada) ''in speciem procul ab oculis abscedentia'' (…) Também podemos dizer em uma só palavra, ''Recessus'', à imitação de Cícero, que comparando a Retórica com a pintura chama ''Recessus'', os lugares menos brilhantes, e como longes das pinturas mais escuras, as quais fazem mais realçar as que são mais elegantes, e polidas<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo V: L), 178-179.</ref>.


==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />"
==Notas==  
<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Bluteau, Rafael. ''Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos...'' Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.  
*Bluteau, Rafael. ''Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos...'' Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.  

Edição atual desde as 21h11min de 17 de agosto de 2022

Termo da Pintura. São os objectos, que por meio da perspectiva se representam no painel, distantes da vista. Abscedentia, ium. Neut. Plur. Vitruv. Terra, caelum, mare, (ou qualquer outra cousa pintada) in speciem procul ab oculis abscedentia (…) Também podemos dizer em uma só palavra, Recessus, à imitação de Cícero, que comparando a Retórica com a pintura chama Recessus, os lugares menos brilhantes, e como longes das pinturas mais escuras, as quais fazem mais realçar as que são mais elegantes, e polidas[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 178-179.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.