Inácio Piedade Vasconcelos: diferenças entre revisões

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==Biografia==
==Biografia==


=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
=== Dados biográficos ===
Natural de Santarém, filho de André Duarte de Vasconcellos, Cavaleiro da Ordem militar de S. Tiago e Mestre de Campo do Reyno de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda.  
Natural de Santarém, filho de André Duarte de Vasconcellos, Cavaleiro da Ordem militar de S. Tiago e Mestre de Campo do Reyno de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda.  


Inácio da Piedade Vasconcellos recebe o hábito de Cónego secular da Congregação de S. João Evangelista aos 19 anos, estudando ciências escolásticas no Colégio de Évora. Paralelamente dedica-se à estatuaria, escrevendo e publicando sobre a Arquitectura Civil e a Pintura, ''Artefactos Simmetriacos, e Geometricos'' (1733), obra na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, a par da História edificada da sua cidade natal, ''Historia de Santarem edificada'' (1740) em que inventaria o acervo artístico da Vila.  
Inácio da Piedade Vasconcellos recebe o hábito de Cónego secular da Congregação de S. João Evangelista aos 19 anos, estudando ciências escolásticas no Colégio de Évora. Paralelamente dedica-se à estatuaria, escrevendo e publicando sobre a Arquitectura Civil e a Pintura, ''Artefactos Simmetriacos, e Geometricos'' (1733), obra na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, a par da História edificada da sua cidade natal, ''Historia de Santarem edificada'' (1740) em que inventaria o acervo artístico da Vila.  


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===
 
===Outras informações===
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
A obra dos ''Artefactos symetriacos e geométricos'' (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética (22 poemas) em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau.
A obra dos ''Artefactos symetriacos e geométricos'' (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética (22 poemas) em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau.


A este autor Cabeleira (2015) atribui ainda uma das traduções para português da ''Perspectia pictorum et architectorum'' (1693/1700) de Andrea Pozzo. A tradução, manuscrita, datada de cerca de 1730/45,[[:Ficheiro:///C:/CABELEIRA/PROJECTOS/2019 TechNetEmpire/2019 Outubro/Ficha Inácio Piedade Vasconcellos.docx# ftn1|[1]]] descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves, é denominada de ''Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura''. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790),[[:Ficheiro:///C:/CABELEIRA/PROJECTOS/2019 TechNetEmpire/2019 Outubro/Ficha Inácio Piedade Vasconcellos.docx# ftn2|[2]]], pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira segundo Serrão (2003), membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, ''“Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”[[:Ficheiro:///C:/CABELEIRA/PROJECTOS/2019 TechNetEmpire/2019 Outubro/Ficha Inácio Piedade Vasconcellos.docx# ftn3|'''[3]''']]'', uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro.  
A este autor Cabeleira (2015) atribui ainda uma das traduções para português da ''Perspectia pictorum et architectorum'' (1693/1700) de Andrea Pozzo. A tradução, manuscrita, datada de cerca de 1730/45<ref>Serrão, Vítor. ''História da Arte em Portugal, o Barroco''. (Lisboa: Presença, 2003)</ref>,[[:Ficheiro:///C:/CABELEIRA/PROJECTOS/2019 TechNetEmpire/2019 Outubro/Ficha Inácio Piedade Vasconcellos.docx# ftn1|[1]]] descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves, é denominada de ''Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura''. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790)<ref>Raggi, Giuseppina. “Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão.” (PhD thesis,. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004.), 593</ref>,[[:Ficheiro:///C:/CABELEIRA/PROJECTOS/2019 TechNetEmpire/2019 Outubro/Ficha Inácio Piedade Vasconcellos.docx# ftn2|[2]]], pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira segundo Serrão (2003), membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, ''“Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”''<ref>Volkmar Machado, Cirilo. ''Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal.'' (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823), 202</ref>''[:Ficheiro:///C:/CABELEIRA/PROJECTOS/2019 TechNetEmpire/2019 Outubro/Ficha Inácio Piedade Vasconcellos.docx# ftn3 '''<nowiki>[3]</nowiki>''']'', uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro.  


O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra.   
O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra.   


==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
==Obras==
Vasconcellos, Ignacio da Piedade. ''Artefactos symetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades.'' Lisboa: Joseph Antonio da Sylva, 1733. <nowiki>https://archive.org/details/artefactossymmet00vasc/page/n4</nowiki>
Vasconcellos, Ignacio da Piedade. ''Artefactos symetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades.'' Lisboa: Joseph Antonio da Sylva, 1733. <nowiki>https://archive.org/details/artefactossymmet00vasc/page/n4</nowiki>


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BMRP – Biblioteca Municipal Rosa Peixoto / BFG – Biblioteca Flávio Gonçalves
BMRP – Biblioteca Municipal Rosa Peixoto / BFG – Biblioteca Flávio Gonçalves


==Notas==<!-- a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
==Notas==
[1] Serrão, Vítor. ''História da Arte em Portugal, o Barroco''. (Lisboa: Presença, 2003).
<references />


[2] Raggi, Giuseppina. “Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão.” (PhD thesis,. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004.), 593
==Fontes==
 
[3] Volkmar Machado, Cirilo. ''Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal.'' (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823), 202<references />
 
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Volkmar Machado, Cirilo. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
Volkmar Machado, Cirilo. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.


Barbosa Machado, Diogo. ''Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente''.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.
Barbosa Machado, Diogo. ''Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente''.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.


==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia ==
Batata, Maria. “A escultura barroca em terracota de Santarém.” Master thesis., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. <nowiki>http://hdl.handle.net/10451/12195</nowiki>
Batata, Maria. “A escultura barroca em terracota de Santarém.” Master thesis., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. <nowiki>http://hdl.handle.net/10451/12195</nowiki>


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Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001.  <nowiki>http://dited.bn.pt/30011/1005/1418.pdf</nowiki>
Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001.  <nowiki>http://dited.bn.pt/30011/1005/1418.pdf</nowiki>


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Ligações Externas==  
 
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pelas fontes -->
==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==


==Financiamento==
==Financiamento==
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
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==Citar este artigo==
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Revisão das 17h27min de 27 de setembro de 2022


Inácio Piedade Vasconcelos
Nome completo Inácio da Piedade Vasconcelos
Outras Grafias Ignacio da Piedade Vasconcellos
Pai André Duarte de Vasconcellos
Mãe D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 28 março 1676
Santarém, Santarém, Portugal
Morte 1747
Sexo Masculino
Religião Cristã
Formação
Data Início: 1695
Local de Formação Évora, Portugal
Actividade
Actividade Autoria de texto
Data Início: 1733
Fim: 1733

Actividade Autoria de texto
Data Início: 1740
Fim: 1740
Local de Actividade Santarém, Portugal


Biografia

Dados biográficos

Natural de Santarém, filho de André Duarte de Vasconcellos, Cavaleiro da Ordem militar de S. Tiago e Mestre de Campo do Reyno de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda.

Inácio da Piedade Vasconcellos recebe o hábito de Cónego secular da Congregação de S. João Evangelista aos 19 anos, estudando ciências escolásticas no Colégio de Évora. Paralelamente dedica-se à estatuaria, escrevendo e publicando sobre a Arquitectura Civil e a Pintura, Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733), obra na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, a par da História edificada da sua cidade natal, Historia de Santarem edificada (1740) em que inventaria o acervo artístico da Vila.  

Carreira

Outras informações

A obra dos Artefactos symetriacos e geométricos (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética (22 poemas) em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau.

A este autor Cabeleira (2015) atribui ainda uma das traduções para português da Perspectia pictorum et architectorum (1693/1700) de Andrea Pozzo. A tradução, manuscrita, datada de cerca de 1730/45[1],[1] descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves, é denominada de Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790)[2],[2], pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira segundo Serrão (2003), membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, “Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”[3][:Ficheiro:///C:/CABELEIRA/PROJECTOS/2019 TechNetEmpire/2019 Outubro/Ficha Inácio Piedade Vasconcellos.docx# ftn3 [3]], uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro.

O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra.

Obras

Vasconcellos, Ignacio da Piedade. Artefactos symetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultuaria, architectonica, e da pintura. Com certos fundamentos, e regras infalliveis para a symmetria dos corpos humanos, escultura e pintura dos deoses fabulosos, e noticia de suas propriedades, para as cinco ordens de architectura, e suas figuras geométricas, e para alguns novos, e curiosíssimos artefactos de grandes utilidades. Lisboa: Joseph Antonio da Sylva, 1733. https://archive.org/details/artefactossymmet00vasc/page/n4

Vasconcellos, Ignacio da Piedade. História de Santarém edificada: que dá noticia da sua fundação, e das couzas mais notaveis nella succedidas : a saber das fundaçoens de todas as suas Igrejas, assim das paroquias, como dos conventos, e ermidas, dos prodigiosos milagres ali succedidos... Primeira [-segunda parte] / composta pelo padre Ignacio da Piedade e Vasconcellos... ; dada à luz por hum curioso amante da ditta Villa. Lisboa: Jozè Francisco Mendes & Antonio Costa, 1740. https://archive.org/details/historiadesantar00pied/page/n4

Vasconcellos, Ignacio da Piedade (atrb). “Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719”. Manuscrito, 1719 (BMRP - BFG 5203/Reservados).

BMRP – Biblioteca Municipal Rosa Peixoto / BFG – Biblioteca Flávio Gonçalves

Notas

  1. Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal, o Barroco. (Lisboa: Presença, 2003)
  2. Raggi, Giuseppina. “Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão.” (PhD thesis,. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004.), 593
  3. Volkmar Machado, Cirilo. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823), 202

Fontes

Volkmar Machado, Cirilo. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.

Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.

Bibliografia

Batata, Maria. “A escultura barroca em terracota de Santarém.” Master thesis., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. http://hdl.handle.net/10451/12195

Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38969

Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001.  http://dited.bn.pt/30011/1005/1418.pdf

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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