Jacques-Émile Édouard Brandon: diferenças entre revisões
Sem resumo de edição |
|||
Linha 43: | Linha 43: | ||
==Biografia== | ==Biografia== | ||
=== Dados biográficos === | === Dados biográficos === | ||
Segundo | Segundo Bettencourt, em carta a Sousa Viterbo, é de ascendência de judeus sefarditas portugueses instalados em Bayonne no século XVII, com um ramo estabelecido em Paris desde o século XVIII. Foi um dos principais pintores de origem judaica no século XIX. | ||
Estudou em Paris, na École des Beaux-arts de Paris sob a direcção de Alphonse Monfort, | Estudou em Paris, na École des Beaux-arts de Paris sob a direcção de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine-Alphonse_Montfort Alphonse Monfort], [https://fr.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois-%C3%89douard_Picot] e [https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste-Camille_Corot Jean-Baptiste Corot]. | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
Linha 72: | Linha 72: | ||
==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*De Angelis, Maria Antonietta. ''Santa Brigida''. Roma: Istituto Nazionale di Studi Romani, 1991. | |||
*[https://www.metmuseum.org/art/metpublications/the_private_collection_of_edgar_degas_a_summary_catalogue Dumas, Ann. ''The Private Collection of Edgar Degas: A Summary Catalogue''. Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1997.] | |||
*Goodman, Susan Tumarkin e Richard I. Cohen. ''The Emergence of Jewish Artists in Nineteenth-Century Europe''. Nova Iorque: Jewish Museum, 2001. | |||
*Gozani, Tal. "Images and Jewish Identity: Three Jewish Artists in Nineteenth-Century France." <i>Judaism</i> 50, nº 3 (Verão 2001): 307. | |||
*Kleeblatt, Norman. ''Treasures of the Jewish Museum''. Nova Iorque: Universe Books, 1986. | |||
*Lobstein, Dominique. "Brandon, Edouard (Jacob-Emile-Edouard-Pereijra)." In <i>Allgemeines Künstler-Lexikon: Die Bildenden Künstler aller Zeiten und Völker.</i> Munique e Leipzig: K.G. Saur, 1996. | |||
*Sohn, Joseph. "Brandon, Jacob Émile Édouard." In <i>The Jewish Encyclopedia</i>. Nova Iorque, Londres: Funk and Wagnalls, 1907. | |||
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903. <!-- Aqui Viterbo cita o Diário de Notícias de 28/05/1897 e o Figaro de 27/05/1897 --> | *Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903. <!-- Aqui Viterbo cita o Diário de Notícias de 28/05/1897 e o Figaro de 27/05/1897 --> | ||
Linha 90: | Linha 97: | ||
[[Categoria: Paris]] | [[Categoria: Paris]] | ||
[[Categoria: Pintores]] | [[Categoria: Pintores]] | ||
[[Categoria: Com Bibliografia]] |
Revisão das 10h34min de 17 de outubro de 2017
{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa
| nome_completo =
| data_nascimento = 3 de julho de 1831
| nascimento_data =
| local_nascimento = Bordeaux
| nascimento_local =
| data_morte = 20 de maio de 1897 (65 anos)
| morte_data =
| local_morte = Paris
| morte_local =
| residência =
| nacionalidade = Francesa
| cidadania =
| etnia =
| pai = Elie Péreira-Brandon
| mãe =
}}
Jacques-Émile Édouard Brandon Eduardo Emilio Pereira Brandão; Jacob-Emile-Edouard Brandon | |
---|---|
Nascimento | 3 de julho de 1831 Bordeaux |
Morte | 20 de maio de 1897 (65 anos) Paris |
Nacionalidade | Francesa |
Progenitores | Pai: Elie Péreira-Brandon |
Sexo | masculini |
Biografia
Dados biográficos
Segundo Bettencourt, em carta a Sousa Viterbo, é de ascendência de judeus sefarditas portugueses instalados em Bayonne no século XVII, com um ramo estabelecido em Paris desde o século XVIII. Foi um dos principais pintores de origem judaica no século XIX.
Estudou em Paris, na École des Beaux-arts de Paris sob a direcção de Alphonse Monfort, [1] e Jean-Baptiste Corot.
Carreira
Entre 1856 e 1863 esteve em Roma onde pintou frescos para o quarto de Santa Brígida, na igreja de Santa Brígida da Suécia.
Outras informações
Foi medalhado nos Salões de Paris de 1865 e 1867. Expôs na primeira exposição impressionista em 1874 e em 1890 expôs no Salão do Champ de Mars. Tinha uma colecção de arte com 176 obras, vendida após a sua morte, em Dezembro de 1897. Era amigo de Corot, Picot e Degas.
Obras
- 1861 - Apresentou ao Salão Parisiense a pintura "Canonização de Santa Brígida".
- 1863 - Apresentou ao Salão Parisiense a pintura "Última missa de Santa Brígida".
- 1867 - Apresentou em Paris o "Sermão do Deão Cardoso na Sinagoga de Amesterdão", que foi medalhado.
Referências bibliográficas
Bibliografia e Fontes
- De Angelis, Maria Antonietta. Santa Brigida. Roma: Istituto Nazionale di Studi Romani, 1991.
- Dumas, Ann. The Private Collection of Edgar Degas: A Summary Catalogue. Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1997.
- Goodman, Susan Tumarkin e Richard I. Cohen. The Emergence of Jewish Artists in Nineteenth-Century Europe. Nova Iorque: Jewish Museum, 2001.
- Gozani, Tal. "Images and Jewish Identity: Three Jewish Artists in Nineteenth-Century France." Judaism 50, nº 3 (Verão 2001): 307.
- Kleeblatt, Norman. Treasures of the Jewish Museum. Nova Iorque: Universe Books, 1986.
- Lobstein, Dominique. "Brandon, Edouard (Jacob-Emile-Edouard-Pereijra)." In Allgemeines Künstler-Lexikon: Die Bildenden Künstler aller Zeiten und Völker. Munique e Leipzig: K.G. Saur, 1996.
- Sohn, Joseph. "Brandon, Jacob Émile Édouard." In The Jewish Encyclopedia. Nova Iorque, Londres: Funk and Wagnalls, 1907.
- Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
Ligações Externas
- Jacques-Émile Édouard Brandon In Wikipédia
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Jacques-Émile Édouard Brandon (última modificação: 17/10/2017). eViterbo. Visitado em 13 de outubro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jacques-%C3%89mile_%C3%89douard_Brandon