João Lopes (2): diferenças entre revisões

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==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->
*[https://www.academia.edu/4086433/A_Forma%C3%A7%C3%A3o_dos_Artistas_na_difus%C3%A3o_das_formas_e_a_recep%C3%A7%C3%A3o_da_sua_arte_pelo_meio_socio-cultural_do_s%C3%A9culo_XVI_notas_metodol%C3%B3gicas Abreu, Susana de Matos, "A formação dos artistas na difusão das formas e a recepção da sua arte pelo meio sócio-cultural do século XVI: notas metodológicas." In <i>Artistas e Artífices no Mundo de Expressão Portuguesa"</i>, edição de Natália Marinho Ferreira-Alves, 237-245. Porto: CEPESE, 2008.]
*[https://www.academia.edu/4086433/A_Forma%C3%A7%C3%A3o_dos_Artistas_na_difus%C3%A3o_das_formas_e_a_recep%C3%A7%C3%A3o_da_sua_arte_pelo_meio_socio-cultural_do_s%C3%A9culo_XVI_notas_metodol%C3%B3gicas Abreu, Susana de Matos, "A formação dos artistas na difusão das formas e a recepção da sua arte pelo meio sócio-cultural do século XVI: notas metodológicas." In <i>Artistas e Artífices no Mundo de Expressão Portuguesa"</i>, edição de Natália Marinho Ferreira-Alves, 237-245. Porto: CEPESE, 2008.]
*[http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id03id1130id2149&sum=sim Carvalho, Lúcia Maria Ribeiro, "A Construção do Convento de S. Gonçalo de Amarante." In <i>Estudos em Homenagem ao Professor Doutor José Amadeu Coelho Dias</i>, 51-65. Porto: Departamento. de Ciências e Ténicas do Património/Departamento de História - FLUP. 2006.]
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3868.pdf Ferreira-Alves, Joaquim Jaime. "Duas nótulas para a História da Arte." <i>Portugalia</i> Nova Série XVII-XVIII (1996-1997): 293-299.]
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3868.pdf Ferreira-Alves, Joaquim Jaime. "Duas nótulas para a História da Arte." <i>Portugalia</i> Nova Série XVII-XVIII (1996-1997): 293-299.]
*[http://dited.bn.pt/29810/810/1220.pdf Lima, Carlos Ruão. "Arquitectura maneirista no Noroeste de Portugal. Italianismo e "Flamenguismo." Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.]
*[https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/9600 Lima, Carlos Ruão. "O Eupalinos Moderno": teoria e prática da arquitectura religiosa em Portugal: 1550-1640." Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra, 2011].
*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18483 Pinho, Isabel Maria. "O Mosteiro de São Bento de Avé Maria do Porto: 1518/1899: uma arquitectura no século XVIII." Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2000.]
*[https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18483 Pinho, Isabel Maria. "O Mosteiro de São Bento de Avé Maria do Porto: 1518/1899: uma arquitectura no século XVIII." Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2000.]
*[http://www.apha.pt/wp-content/uploads/boletim4/IsabelPinho.pdf Pina, Isabel Maria. "A Renovação do Mosteiro de São Bento de Avé Maria do Porto no século XVIII"...]
*[http://www.apha.pt/wp-content/uploads/boletim4/IsabelPinho.pdf Pina, Isabel Maria. "A Renovação do Mosteiro de São Bento de Avé Maria do Porto no século XVIII"...]
*[http://www.csarmento.uminho.pt/docs/ndat/rg/RG096_04.pdf Reis, António Matos. "Lopes: Uma Família de Artistas em Portugal e na Galiza." <i>Revista de Guimarães.</i> 96 (1986): (151-180).]
*[http://dited.bn.pt/29810/810/1220.pdf Ruão, Carlos. "Arquitectura maneirista no Noroeste de Portugal. Italianismo e "Flamenguismo." Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.]
*[http://dited.bn.pt/29810/810/1220.pdf Ruão, Carlos. "Arquitectura maneirista no Noroeste de Portugal. Italianismo e "Flamenguismo." Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.]
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto02vite Vol II]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.
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<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo
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ANTT, Collecção Especial, caixa 143  
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Collecção Especial, caixa 143  
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Edição atual desde as 13h22min de 21 de junho de 2023


João Lopes
Outras Grafias EQUAL
Filho(s) João Lopes o Moço

Biografia

Dados biográficos

Possivelmente é a mesma pessoa que João Lopes (3).

Carreira

Mestre de pedraria. Morou no Porto e em Lamego.

Assina, como testemunha, um emprazamento em S. Vicente de Fora a 13 de maio de 1529.

Empreiteiro da obra de pedraria do convento das beneditinas do Porto, São Bento de Avé Maria. Nessa obra o empreiteiro de tijolo foi Pero Anes e a carpintaria ficou a cargo de Bartolomeu Dias[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 74-75.

Bibliografia e Fontes

Ligações Externas


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