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==Biografia==  
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=== Dados biográficos ===  
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Pintor, restaurador, escritor e antiquário de origem italiana, de Veneza, segundo a <i>Gazeta de Lisboa</i>, trabalhou para o Príncipe de Darmstat, governador de Mântua, nas cortes de Londres, Viena, Parma, Módena e Milão, pintando, lavando e retocando as pinturas dos principais dos príncipes e pessoas curiosas dessas cortes, nomeadamente os duques de Parma e Mântua e o príncipe Eugénio de Sabóia.
Pintor, restaurador, escritor e antiquário de origem italiana, de Veneza, segundo a ''Gazeta de Lisboa'', trabalhou para o Príncipe de Darmstat, governador de Mântua, nas cortes de Londres, Viena, Parma, Módena e Milão, pintando, lavando e retocando as pinturas dos principais dos príncipes e pessoas curiosas dessas cortes, nomeadamente os duques de Parma e Mântua e o príncipe Eugénio de Sabóia.


Chegou a Portugal por volta de 1735, tendo aí trabalhado a identificar obras das colecções de arte da nobreza portuguesa, restaurando pinturas da igreja da Misericórdia<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 89-90.</ref>. <!-- Gazeta de Lisboa, 17/02/1735, nº7, p. 84 -->
Chegou a Portugal por volta de 1735, tendo aí trabalhado a identificar obras das colecções de arte da nobreza portuguesa, restaurando pinturas da igreja da Misericórdia<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 89-90.</ref>. <!-- Gazeta de Lisboa, 17/02/1735, nº7, p. 84 -->


===Carreira===
===Carreira===


Escreveu uma nova edição do do <i>Abecedario pittorico</i> de Pellegrino Antonio Orlandi, à qual acrescentou as impressões das suas viagens, dando notícia de várias obras de arte portuguesas: [https://books.google.pt/books?id=-BjoUd-RXP4C&source=gbs_similarbooks </i>Abecedario pittorico. Di nuove notizie accresciuto da Pietro Guarienti<i>], publicada em 1753.
Escreveu uma nova edição do do ''Abecedario pittorico'' de Pellegrino Antonio Orlandi, à qual acrescentou as impressões das suas viagens, dando notícia de várias obras de arte portuguesas: [https://books.google.pt/books?id=-BjoUd-RXP4C&source=gbs_similarbooks ''Abecedario pittorico. Di nuove notizie accresciuto da Pietro Guarienti''], publicada em 1753.
 
Na entrada que lhe dedica, Sousa Viterbo transcree na totalidade o inventário que Guariente fez da colecção de pintura do conde da Atalaia<ref>Francisco de Sousa Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 90-94.</ref>.


Na entrada que lhe dedica, Sousa Viterbo transcree na totalidade o inventário que Guariente fez da colecção de pintura do conde da Atalaia<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 90-94.</ref>. 
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*[http://hdl.handle.net/10216/55096 Araújo, Agostinho, "O restauro de painéis e a actividade de alguns pintores italianos em Portugal (ca. 1710-1860)", <i>Nel mezzo del cammin: Actas da Jornada de Estudos Italianos em Honra de Giuseppe Mea</i> 11-63, Porto: FLUP, 2009.]
*[http://hdl.handle.net/10216/55096 Araújo, Agostinho. "O restauro de painéis e a actividade de alguns pintores italianos em Portugal (ca. 1710-1860)", ''Nel mezzo del cammin: Actas da Jornada de Estudos Italianos em Honra de Giuseppe Mea'' 11-63, Porto: FLUP, 2009.]


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]


*Magrini, Marina, "Pietro Maria Guarienti: un profilo." <i>Arte documento. Rivista di storia e tutela dei beni culturali</i> 7 (1993): 183-186.
*Magrini, Marina. "Pietro Maria Guarienti: un profilo." ''Arte documento. Rivista di storia e tutela dei beni culturali'' 7 (1993): 183-186.


*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy, <i>Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris : Jules Renouard, 1846.]
*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. ''Les arts en Portugal: lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard, 1846.]


*Saldanha, Nuno, "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII</i>, 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In ''Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII'', 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.


*[https://www.academia.edu/7265120/_Renovar_repintar_retocar_estrat%C3%A9gias_do_pintor-restaurador_em_Portugal_do_s%C3%A9culo_XVI_ao_XIX._Raz%C3%B5es_ideol%C3%B3gicas_do_iconoclasma_destruidor_e_da_iconofilia_conservadora_ou_o_conceito_de_restauro_utilitarista_versus_restauro_cient%C3%ADfico_ Serrão, Vítor, “’Renovar’, ‘repintar’, ‘retocar’: estratégias do pintor-restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasma destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de ‘restauro utilitarista’ versus ‘restauro científico”. <i>Revista Conservar Património</i> 3/4 (2006): 53-71.]
*[https://www.academia.edu/7265120/_Renovar_repintar_retocar_estrat%C3%A9gias_do_pintor-restaurador_em_Portugal_do_s%C3%A9culo_XVI_ao_XIX._Raz%C3%B5es_ideol%C3%B3gicas_do_iconoclasma_destruidor_e_da_iconofilia_conservadora_ou_o_conceito_de_restauro_utilitarista_versus_restauro_cient%C3%ADfico_ Serrão, Vítor. “’Renovar’, ‘repintar’, ‘retocar’: estratégias do pintor-restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasma destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de ‘restauro utilitarista’ versus ‘restauro científico”. ''Revista Conservar Património'' 3/4 (2006): 53-71.]


*Viggiani, Daniela, "Pietro Maria Guarienti, marchand, artiste, connaisseur", conferência apresentada à "Association d’Art des Universités du Canada (AAUC)", a 16 de outubro de 2010.
*Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti, marchand, artiste, connaisseur." conferência apresentada à "Association d’Art des Universités du Canada (AAUC)", a 16 de outubro de 2010.


*Viggiani, Daniela, "Pietro Maria Guarienti : une source essentielle pour l’art portugais du XVIIIe siècle." conferência apresentada no 42nd International meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, 2 de julho de 2011.
*Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti : une source essentielle pour l’art portugais du XVIIIe siècle." conferência apresentada no 42nd International meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, 2 de julho de 2011.


*Viggiani, Daniela, "Pietro Maria Guarienti, storico dell’arte portoghese.", conferência apresentada à "Società Italiana di Studi sul XVIII secolo", 30 de maio de 2012.
*Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti, storico dell’arte portoghese." conferência apresentada à "Società Italiana di Studi sul XVIII secolo", 30 de maio de 2012.


*[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/artigospaginainicial/568/Tema1%20Daniela%20Viggiani.pdf Viggiani, Daniela "“L’Abecedario Pittorico” de Pellegrino Antonio Orlandi de 1753" In <i>A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia de Interiores</i> coordenação de Isabel Mendonça, Hélder Carita e Marize Malta, 44-63. Lisboa: Instituto de História da Arte/Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2014.]  
*[http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/artigospaginainicial/568/Tema1%20Daniela%20Viggiani.pdf Viggiani, Daniela. "“L’Abecedario Pittorico” de Pellegrino Antonio Orlandi de 1753" In ''A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia de Interiores'', coordenação de Isabel Mendonça, Hélder Carita e Marize Malta, 44-63. Lisboa: Instituto de História da Arte/Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2014.]  


*[http://www.academia.edu/13169349/La_collection_de_peintures_de_Diogo_de_N%C3%A1poles_Noronha_e_Veiga Viggiani, Daniela, "La collection de peintures de Diogo de Nápoles Noronha e Veiga." <i>Portuguese Studies Review</i> 22 (1), (2014): 161-170.]  
*[http://www.academia.edu/13169349/La_collection_de_peintures_de_Diogo_de_N%C3%A1poles_Noronha_e_Veiga Viggiani, Daniela. "La collection de peintures de Diogo de Nápoles Noronha e Veiga." ''Portuguese Studies Review'' 22 (1), (2014): 161-170.]
 
*[https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/handle/1866/19294 Viggiani, Daniela. "L’edizione dell’Abecedario Pittorico di Pellegrino Antonio Orlandi, aggiornata da Pietro Maria Guarienti (1753), una fonte per la storia dell’arte portoghese." Tese de Doutoramento, Universidade de Montréal, 2016.]
 
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  
*Pietro Guarienti e a pintura portuguesa do século XVIII: http://lusopresse.com/2011/239/Pietro_Guarienti.aspx
*Pietro Guarienti e a pintura portuguesa do século XVIII: http://lusopresse.com/2011/239/Pietro_Guarienti.aspx
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Edição atual desde as 18h32min de 19 de março de 2024


Pietro Guarienti
Outras Grafias EQUAL
Nascimento
[[Veneza]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor, restaurador, escritor e antiquário de origem italiana, de Veneza, segundo a Gazeta de Lisboa, trabalhou para o Príncipe de Darmstat, governador de Mântua, nas cortes de Londres, Viena, Parma, Módena e Milão, pintando, lavando e retocando as pinturas dos principais dos príncipes e pessoas curiosas dessas cortes, nomeadamente os duques de Parma e Mântua e o príncipe Eugénio de Sabóia.

Chegou a Portugal por volta de 1735, tendo aí trabalhado a identificar obras das colecções de arte da nobreza portuguesa, restaurando pinturas da igreja da Misericórdia[1].

Carreira

Escreveu uma nova edição do do Abecedario pittorico de Pellegrino Antonio Orlandi, à qual acrescentou as impressões das suas viagens, dando notícia de várias obras de arte portuguesas: Abecedario pittorico. Di nuove notizie accresciuto da Pietro Guarienti, publicada em 1753.

Na entrada que lhe dedica, Sousa Viterbo transcree na totalidade o inventário que Guariente fez da colecção de pintura do conde da Atalaia[2].

Outras informações

Obras

  • c. 1735 - restauro do retábulo da capela de Simoa Rodrigues na Misericórdia de Lisboa.


Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 89-90.
  2. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 90-94.

Bibliografia e Fontes

  • Magrini, Marina. "Pietro Maria Guarienti: un profilo." Arte documento. Rivista di storia e tutela dei beni culturali 7 (1993): 183-186.
  • Saldanha, Nuno. "O restauro e conservação de pinturas. Contributo para o seu estudo". In Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, 80-87. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
  • Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti, marchand, artiste, connaisseur." conferência apresentada à "Association d’Art des Universités du Canada (AAUC)", a 16 de outubro de 2010.
  • Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti : une source essentielle pour l’art portugais du XVIIIe siècle." conferência apresentada no 42nd International meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, 2 de julho de 2011.
  • Viggiani, Daniela. "Pietro Maria Guarienti, storico dell’arte portoghese." conferência apresentada à "Società Italiana di Studi sul XVIII secolo", 30 de maio de 2012.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas


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