Diogo de Contreiras: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 43: Linha 43:
==Biografia==  
==Biografia==  
=== Dados biográficos ===  
=== Dados biográficos ===  
Pintor activo entre 1521 e 1562.  
Pintor activo entre 1521 e 1562<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 47.</ref>.
   
   
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->   
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->   
Linha 50: Linha 50:


Possuía várias casas em Marvila, que o rei D. João III isentou de aposentadoria, em alvará de 12 de agosto de 1554, enquanto nelas vivessem gratuitamente homens pobres. <!-- Fonte de Viterbo, ANTT, Chancelaria de D. João III, Privilégios, l. 5, fl. 30v -->
Possuía várias casas em Marvila, que o rei D. João III isentou de aposentadoria, em alvará de 12 de agosto de 1554, enquanto nelas vivessem gratuitamente homens pobres. <!-- Fonte de Viterbo, ANTT, Chancelaria de D. João III, Privilégios, l. 5, fl. 30v -->
 
==Obras==  
==Obras==  
*1554 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250043&EntSep=3#gotoPosition Pintura "Pregação de São João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa].
*1554 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250043&EntSep=3#gotoPosition Pintura "Pregação de São João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa].


*[http://veritasleiloes.com/lote/diogo-de-contreiras-retabulo-atribuido-a-diogo-de-contreiras-sec-xvi/1/308 Pintura do retábulo da capela de Porto da Luz (atribuído).]
*[http://veritasleiloes.com/lote/diogo-de-contreiras-retabulo-atribuido-a-diogo-de-contreiras-sec-xvi/1/308 Pintura do retábulo da capela de Porto da Luz (atribuído).]
   
   
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
Linha 61: Linha 60:
   
   
==Bibliografia e Fontes==  
==Bibliografia e Fontes==  
*Bilou, Francisco, "Diogo de Contreiras e a empreitada de pintura de São Bento de Cástris, em Évora (1545-47). Releitura documental, considerações e hipóteses": https://www.academia.edu/33389825/Diogo_de_Contreiras_e_a_empreitada_de_pintura_de_S%C3%A3o_Bento_de_C%C3%A1stris_em_%C3%89vora_1545-47_._Releitura_documental_considera%C3%A7%C3%B5es_e_hip%C3%B3teses.
*[https://www.academia.edu/33389825/Diogo_de_Contreiras_e_a_empreitada_de_pintura_de_S%C3%A3o_Bento_de_C%C3%A1stris_em_%C3%89vora_1545-47_._Releitura_documental_considera%C3%A7%C3%B5es_e_hip%C3%B3teses. Bilou, Francisco. "Diogo de Contreiras e a empreitada de pintura de São Bento de Cástris, em Évora (1545-47). Releitura documental, considerações e hipóteses"].


*Brandão, Mário, "Os Professores dos Cursos das Artes nas Escolas do Convento de Santa Cruz, na Universidade e no Colégio das Artes de 1535 a 1555". <i>Biblos</i> 5 (1929): 84-109.
*Brandão, Mário. "Os Professores dos Cursos das Artes nas Escolas do Convento de Santa Cruz, na Universidade e no Colégio das Artes de 1535 a 1555" In <i>Biblos</i> 5. 1929. 84-109.


*Caetano,  Joaquim Oliveira, "A identificação de um pintor". <i>Oceanos</i> 13 (1993).
*Caetano,  Joaquim Oliveira. "A identificação de um pintor" In <i>Oceanos</i> 13. 1993.


*[http://www.bdalentejo.net/BDAObra/obras/670/BlocosPDF/bloco01-c_i.pdf Caetano, Joaquim Oliveira, "O pintor Diogo de Contreiras e a sua Actividade no Convento de S. Bento de Cástris", <i>A Cidade de Évora</i>, 71-76, (1988-1993): 1994]
*[http://www.bdalentejo.net/BDAObra/obras/670/BlocosPDF/bloco01-c_i.pdf Caetano, Joaquim Oliveira. "O pintor Diogo de Contreiras e a sua Actividade no Convento de S. Bento de Cástris" In <i>A Cidade de Évora</i>. 1994.71-76].


*Caetano, Joaquim de Oliveira, "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)" Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 1996.
*Caetano, Joaquim de Oliveira. "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)". Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1996.


*Caetano, Joaquim de Oliveira, "Ao modo de Itália": https://joaquimcaetano.wordpress.com/amor-fama-e-virtude/ao-modo-de-italia/.
*[https://joaquimcaetano.wordpress.com/amor-fama-e-virtude/ao-modo-de-italia/ Caetano, Joaquim de Oliveira. "Ao modo de Itália"].


*Desterro, Maria Teresa, "A «escola» do Mestre de Romeira e a pintura do maneirismo escalabitano: 1540-1620". Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.
*Desterro, Maria Teresa. "A «escola» do Mestre de Romeira e a pintura do maneirismo escalabitano: 1540-1620". Dissertação de Mestrado. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1996.


*Dias, Pedro, "Pregação de São João Baptista", in <i>No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos</i>. Lisboa: IPM, 1992.
*Dias, Pedro. "Pregação de São João Baptista" In <i>No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos</i>. Lisboa: IPM, 1992.


*Flor, Pedro, "A autoria do Retábulo de Santa Maria de Almoster por Diogo de Contreiras (1540-1542)", <i>ARTIS</i> 3 (2004): 335-342.
*Flor, Pedro. "A autoria do Retábulo de Santa Maria de Almoster por Diogo de Contreiras (1540-1542)" In <i>ARTIS</i> 3. 2004. 335-342.


*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz, "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz. "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010.]


*Paulino, Francisco Faria (coord.), <i>A Pintura Maneirista em Portugal. Arte no Tempo de Camões</i>, Lisboa : C.N.C.D.P., 1995.
*Paulino, Francisco Faria (coord.). <i>A Pintura Maneirista em Portugal. Arte no Tempo de Camões</i>. Lisboa : C.N.C.D.P., 1995.


*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade da Madeira, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel. "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento. Universidade da Madeira, 2014.]


*Rodrigues, Dalila (coord.), <i>Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento</i>. Lisboa: IPM, 1992.
*Rodrigues, Dalila (coord.). <i>Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento</i>. Lisboa: IPM, 1992.


*Serrão, Vítor, "Os painéis da igreja de Unhos: séculos XVI - XVII". <i>Boletim Cultural</i> 73-74 (1970): 27-52.
*Serrão, Vítor. "Os painéis da igreja de Unhos: séculos XVI - XVII" In <i>Boletim Cultural</i> 73-74. 1970. 27-52.


*Serrão, Vítor, <i>O Maneirismo e o estatuto social dos pintores</i>. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.
*Serrão, Vítor, <i>O Maneirismo e o estatuto social dos pintores</i>. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.


*Serrão, Vítor, "A Pintura Maneirista e o Desenho", in <i>História da Arte em Portugal<i>, Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
*Serrão, Vítor, "A Pintura Maneirista e o Desenho" In <i>História da Arte em Portugal<i>, Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.


*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
Linha 99: Linha 98:
*[http://www.cresacor.pt/media/cms_page_media/2016/7/15/50%C2%AA_Publica%C3%A7%C3%A3o%20(1).PDF Serrão, Vítor, "Uma pintura de Diogo de Contreiras em Vila Franca do Campo". <i>Açoriano oriental</i>, Domingo, 10 de fevereiro de 2013, 20.]
*[http://www.cresacor.pt/media/cms_page_media/2016/7/15/50%C2%AA_Publica%C3%A7%C3%A3o%20(1).PDF Serrão, Vítor, "Uma pintura de Diogo de Contreiras em Vila Franca do Campo". <i>Açoriano oriental</i>, Domingo, 10 de fevereiro de 2013, 20.]


*Serrão, Vítor, <i>História da Arte em Portugal - o Renascimento e o Maneirismo</i>. Barcarena: Presença, 2002.
*Serrão, Vítor. <i>História da Arte em Portugal - o Renascimento e o Maneirismo</i>. Barcarena: Presença, 2002.


*Serrão, Vítor, "Um tríptico de Diogo de Contreiras na Sintra Rural", <i>Sintra Notícias</i>, 28 Maio, 2017: http://sintranoticias.pt/2017/05/28/vitor-serrao-um-triptico-diogo-contreiras-na-sintra-rural/.
*[http://sintranoticias.pt/2017/05/28/vitor-serrao-um-triptico-diogo-contreiras-na-sintra-rural/ Serrão, Vítor. "Um tríptico de Diogo de Contreiras na Sintra Rural", <i>Sintra Notícias</i>, 28 Maio, 2017].


*Sória, Martim, "The S. Quintino Master", <i>Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga</i>, 3 (1957): 22-27.
*Sória, Martim. "The S. Quintino Master" In <i>Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga</i>. 3. 1957. 22-27.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
Linha 121: Linha 120:
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]

Revisão das 16h39min de 23 de outubro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = | nascimento_data = | local_nascimento = | nascimento_local = | data_morte = | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Diogo de Contreiras

Biografia

Dados biográficos

Pintor activo entre 1521 e 1562[1].

Carreira

Outras informações

Possuía várias casas em Marvila, que o rei D. João III isentou de aposentadoria, em alvará de 12 de agosto de 1554, enquanto nelas vivessem gratuitamente homens pobres.

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 47.

Bibliografia e Fontes

  • Brandão, Mário. "Os Professores dos Cursos das Artes nas Escolas do Convento de Santa Cruz, na Universidade e no Colégio das Artes de 1535 a 1555" In Biblos 5. 1929. 84-109.
  • Caetano,  Joaquim Oliveira. "A identificação de um pintor" In Oceanos 13. 1993.
  • Caetano, Joaquim de Oliveira. "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)". Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1996.
  • Desterro, Maria Teresa. "A «escola» do Mestre de Romeira e a pintura do maneirismo escalabitano: 1540-1620". Dissertação de Mestrado. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1996.
  • Dias, Pedro. "Pregação de São João Baptista" In No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos. Lisboa: IPM, 1992.
  • Flor, Pedro. "A autoria do Retábulo de Santa Maria de Almoster por Diogo de Contreiras (1540-1542)" In ARTIS 3. 2004. 335-342.
  • Paulino, Francisco Faria (coord.). A Pintura Maneirista em Portugal. Arte no Tempo de Camões. Lisboa : C.N.C.D.P., 1995.
  • Rodrigues, Dalila (coord.). Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Lisboa: IPM, 1992.
  • Serrão, Vítor. "Os painéis da igreja de Unhos: séculos XVI - XVII" In Boletim Cultural 73-74. 1970. 27-52.
  • Serrão, Vítor, O Maneirismo e o estatuto social dos pintores. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.
  • Serrão, Vítor, "A Pintura Maneirista e o Desenho" In História da Arte em Portugal, Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
  • Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor "Diogo Contreiras e o seu discípulo escalabitano, o Mestre de Romeira. Notas sobre a pintura do Maneirismo no Ribatejo." In Santarém, os homens e a cidade na época dos Descobrimentos. Santarém: Câmara Municipal de Santarém, 1995.
  • Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal - o Renascimento e o Maneirismo. Barcarena: Presença, 2002.
  • Sória, Martim. "The S. Quintino Master" In Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga. 3. 1957. 22-27.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo