José da Costa Negreiros: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 51: Linha 51:
==Obras==  
==Obras==  


*Pintou quadros da ermida de S. Roque no Tojal<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 117.</ref>.
*Pintou quadros da ermida de S. Roque no Tojal<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 117.</ref>.
   
   
==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==
Linha 57: Linha 57:
   
   
==Bibliografia e Fontes==  
==Bibliografia e Fontes==  
*AA. VV., <i>Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.</i> [Lisboa] : IPPAR, D.L. 1994.
*AA. VV. <i>Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.</i> [Lisboa]: IPPAR, D.L. 1994.


*Berger, Francisco José Gentil. <i>Lisboa e os arquitectos de D. João V: Manuel da Costa Negreiros no estudo sistemático do barroco joanino na região de Lisboa</i>. Lisboa : Cosmos, 1994.
*Berger, Francisco José Gentil. <i>Lisboa e os arquitectos de D. João V: Manuel da Costa Negreiros no estudo sistemático do barroco joanino na região de Lisboa</i>. Lisboa : Cosmos, 1994.


*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.


*Machado, Cirilo Volkmar, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
*Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.


*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor, "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII." Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
   
   
==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
Linha 77: Linha 77:
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
   
   
{{DEFAULTSORT: José da Costa Negreiros}}  
{{DEFAULTSORT: Jose da Costa Negreiros}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XVII]]
[[Categoria: Activos Século XVII]]
Linha 83: Linha 83:
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]

Revisão das 18h10min de 24 de outubro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = 1714 | nascimento_data = | local_nascimento = | nascimento_local = | data_morte = 1759 (45 anos) | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = José da Costa Negreiros | mãe = Francisca Maria }}


José da Costa Negreiros
Nascimento 1714
Morte 1759 (45 anos)
Progenitores Mãe: Francisca Maria
Pai: José da Costa Negreiros
Sexo masculino
Irmão(s) Manuel da Costa Negreiros

Biografia

Dados biográficos

Filho de José da Costa Negreiros e Francisca Maria e irmão de Manuel da Costa Negreiros. Foi pintor em Lisboa, discípulo de André Gonçalves.

Carreira

Outras informações

Obras

  • Pintou quadros da ermida de S. Roque no Tojal[1].

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 117.

Bibliografia e Fontes

  • AA. VV. Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750. [Lisboa]: IPPAR, D.L. 1994.
  • Berger, Francisco José Gentil. Lisboa e os arquitectos de D. João V: Manuel da Costa Negreiros no estudo sistemático do barroco joanino na região de Lisboa. Lisboa : Cosmos, 1994.
  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo