Bagagem: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "Bagâgem ou Bagagem. Deriva do francês ''Bagage'' e, segundo Ducange, no seu Glossário, ''Bagage'' deriva da palavra latina bárbara, ''Baga'' ou ''Bacca'' que em latim é...")
 
m (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
 
(Há uma edição intermédia do mesmo utilizador que não está a ser apresentada)
Linha 5: Linha 5:
Sendo as bagagens muitas não se punham no centro do Exército (Vasconcelos, Arte Militar)<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo II: B-C), 12.</ref>.
Sendo as bagagens muitas não se punham no centro do Exército (Vasconcelos, Arte Militar)<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo II: B-C), 12.</ref>.
   
   
==Referências bibliográficas==
==Notas==  
<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />
<references />
<references />
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==

Edição atual desde as 16h44min de 15 de agosto de 2022

Bagâgem ou Bagagem. Deriva do francês Bagage e, segundo Ducange, no seu Glossário, Bagage deriva da palavra latina bárbara, Baga ou Bacca que em latim é Perola. Fizerram os franceses o seu Bagues que não só quer dizer Anéis e jóiais mas (segundo a observação de Casanova00 significa todo o género de fato, assim militar como doméstico.

É pois bagagem tudo o que se leva em carros ou com bestas para o uso e serviço do exército. Impedimenta, orum. Neut. Plur. Cic & Cas.

Sendo as bagagens muitas não se punham no centro do Exército (Vasconcelos, Arte Militar)[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B-C), 12.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo II: B-C. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.