Imprimar: diferenças entre revisões
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
m (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />"") |
m (Substituição de texto - "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />"" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />") |
||
| Linha 1: | Linha 1: | ||
(Termo de pintor). É, depois de enxuta no pano a cola e o gesso e tudo bem raspado e liso, dar uma ou duas mãos de qualquer cor baixa, moída com óleo para debuxar e colorir de morte cor. Também se imprimem pedras, paus, vidros e couro, quando nestas matérias se assenta ouro. ''Obscuris coloribus materiam a principio imbuere.'' Para assentar ouro em pedra, primeiramente se há-de imprimar. Nunes, Arte da Pintura, pág. 67<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo IV: I), 78.</ref>. | (Termo de pintor). É, depois de enxuta no pano a cola e o gesso e tudo bem raspado e liso, dar uma ou duas mãos de qualquer cor baixa, moída com óleo para debuxar e colorir de morte cor. Também se imprimem pedras, paus, vidros e couro, quando nestas matérias se assenta ouro. ''Obscuris coloribus materiam a principio imbuere.'' Para assentar ouro em pedra, primeiramente se há-de imprimar. Nunes, Arte da Pintura, pág. 67<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo IV: I), 78.</ref>. | ||
==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references /> | ==Notas== | ||
<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references /> | |||
==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*Bluteau, Rafael. ''Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos...'' Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713. | *Bluteau, Rafael. ''Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos...'' Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713. | ||
Edição atual desde as 18h07min de 17 de agosto de 2022
(Termo de pintor). É, depois de enxuta no pano a cola e o gesso e tudo bem raspado e liso, dar uma ou duas mãos de qualquer cor baixa, moída com óleo para debuxar e colorir de morte cor. Também se imprimem pedras, paus, vidros e couro, quando nestas matérias se assenta ouro. Obscuris coloribus materiam a principio imbuere. Para assentar ouro em pedra, primeiramente se há-de imprimar. Nunes, Arte da Pintura, pág. 67[1].
Notas
- ↑ Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: I), 78.
Bibliografia e Fontes
- Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.