Monte: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "Terra ou penedia muito mais alta que o nível ordinário da terra<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo V: M), 566.</ref>. ==Referências bibliográficas==...")
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Terra ou penedia muito mais alta que o nível ordinário da terra<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo V: M), 566.</ref>.
Terra ou penedia muito mais alta que o nível ordinário da terra (...)
 
Lugar retirado da comunicação da gente. Lugar inculto e solitário como quando se diz: estou aqui neste monte.
 
(...)
 
Pobre habitação de alguns lavradores fora do povoado. ''Casa, ae. Fem. Varro, Virgil, Mapalia, ium. Neut. Plur. Virgil. Tit. Liv.''
 
Monte ou montado. Assim se chamam no Alentejo as terras de pau e sobrais entre as charnecas e do que chamam [[Herdade]], se diferenciam em que monte não é tão dilatado, nem rende tanto como herdade<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo V: M), 566-568.</ref>.


==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==

Revisão das 16h32min de 23 de janeiro de 2018

Terra ou penedia muito mais alta que o nível ordinário da terra (...)

Lugar retirado da comunicação da gente. Lugar inculto e solitário como quando se diz: estou aqui neste monte.

(...)

Pobre habitação de alguns lavradores fora do povoado. Casa, ae. Fem. Varro, Virgil, Mapalia, ium. Neut. Plur. Virgil. Tit. Liv.

Monte ou montado. Assim se chamam no Alentejo as terras de pau e sobrais entre as charnecas e do que chamam Herdade, se diferenciam em que monte não é tão dilatado, nem rende tanto como herdade[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: M), 566-568.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.