João António Pires Guião: diferenças entre revisões
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===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ||
Foi condutor auxiliar no quadro das Obras Públicas da Província da Guiné. Em 1887 foi transferido para o quadro de Timor, para desempenhar o mesmo cargo de condutor auxiliar <ref>Portaria n.º 72 (12 agosto 1887) (BOPMT, 1887(38): 321)</ref>. Pouco tempo depois de ser transferido, foi nomeado chefe da Secção das Obras Públicas do Districto de Timor ()<ref>Portaria n.º 129 (7 outubro 1887) (BOPMT, 1887(41): 345)</ref>, apresentando-se para tomar posse do cargo a 20 de outubro de 1887<ref>Declaração (28 novembro 1887) (BOPMT, 1887(48): 397)</ref>. Por ser "manifesta a negligencia […] no cumprimento dos deveres a seu cargo, apezar de já ter sido superiormente advertido, e tendo ultimamente faltado ao respeito e considerações devidas ao governador do districto", foi sancionado com suspensão por 70 dias<ref>Portaria n.º 56A (24 maio 1888) (BOPMT, 1888(27): 233)</ref>, período durante o qual foi substituído no cargo de Chefe de Secção por Ramiro da Rosa<ref>portaria provincial n.º 56B de 24 de maio | Foi condutor auxiliar no quadro das Obras Públicas da Província da Guiné. Em 1887 foi transferido para o quadro de Timor, para desempenhar o mesmo cargo de condutor auxiliar <ref>Portaria n.º 72 (12 agosto 1887) (BOPMT, 1887(38): 321)</ref>. Pouco tempo depois de ser transferido, foi nomeado chefe da Secção das Obras Públicas do Districto de Timor ()<ref>Portaria n.º 129 (7 outubro 1887) (BOPMT, 1887(41): 345)</ref>, apresentando-se para tomar posse do cargo a 20 de outubro de 1887<ref>Declaração (28 novembro 1887) (BOPMT, 1887(48): 397)</ref>. Por ser "manifesta a negligencia […] no cumprimento dos deveres a seu cargo, apezar de já ter sido superiormente advertido, e tendo ultimamente faltado ao respeito e considerações devidas ao governador do districto", foi sancionado com suspensão por 70 dias<ref>Portaria n.º 56A (24 maio 1888) (BOPMT, 1888(27): 233)</ref>, período durante o qual foi substituído no cargo de Chefe de Secção por [[Ramiro da Rosa]]<ref>portaria provincial n.º 56B de 24 de maio | ||
Portaria n.º 6 (7 janeiro 1889) (BOPMT, 1889(2): 5-6)</ref>. | Portaria n.º 6 (7 janeiro 1889) (BOPMT, 1889(2): 5-6)</ref>. | ||
Revisão das 02h04min de 18 de agosto de 2021
| João António Pires Guião | |
|---|---|
| Nome completo | valor desconhecido |
| Outras Grafias | valor desconhecido |
| Pai | valor desconhecido |
| Mãe | valor desconhecido |
| Cônjuge | valor desconhecido |
| Filho(s) | valor desconhecido |
| Irmão(s) | valor desconhecido |
| Nascimento | 1864 Portugal |
| Morte | 6 novembro 1893 Timor |
| Sexo | Masculino |
| Religião | valor desconhecido |
| Formação | |
| Formação | Condutor de obras |
| Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
| Cargos | |
| Cargo | Condutor auxiliar |
| Data | Início: 23 de dezembro de 1880 |
| Cargo | Condutor auxiliar |
| Data | Início: 12 de agosto de 1887 |
| Cargo | Chefe de secção |
| Data | Início: 07 de outubro de 1887 |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
Foi condutor auxiliar no quadro das Obras Públicas da Província da Guiné. Em 1887 foi transferido para o quadro de Timor, para desempenhar o mesmo cargo de condutor auxiliar [1]. Pouco tempo depois de ser transferido, foi nomeado chefe da Secção das Obras Públicas do Districto de Timor ()[2], apresentando-se para tomar posse do cargo a 20 de outubro de 1887[3]. Por ser "manifesta a negligencia […] no cumprimento dos deveres a seu cargo, apezar de já ter sido superiormente advertido, e tendo ultimamente faltado ao respeito e considerações devidas ao governador do districto", foi sancionado com suspensão por 70 dias[4], período durante o qual foi substituído no cargo de Chefe de Secção por Ramiro da Rosa[5].
| 12-08-1887 | Transferência para o quadro de Timor para o lugar de condutor auxiliar |
| 07-10-1887 | Nomeação para chefe da Secção das Obras Públicas do Districto de Timor |
| 24-05-1888 | Suspensão de funções pelo período de 70 dias |
Outras informações
Obras
Notas
- ↑ Portaria n.º 72 (12 agosto 1887) (BOPMT, 1887(38): 321)
- ↑ Portaria n.º 129 (7 outubro 1887) (BOPMT, 1887(41): 345)
- ↑ Declaração (28 novembro 1887) (BOPMT, 1887(48): 397)
- ↑ Portaria n.º 56A (24 maio 1888) (BOPMT, 1888(27): 233)
- ↑ portaria provincial n.º 56B de 24 de maio Portaria n.º 6 (7 janeiro 1889) (BOPMT, 1889(2): 5-6)
Fontes
Bibliografia
Portaria n.º 72 (12 agosto 1887) (BOPMT, 1887(38): 321)
Portaria n.º 129 (7 outubro 1887) (BOPMT, 1887(41): 345)
Declaração (28 novembro 1887) (BOPMT, 1887(48): 397)
Portaria n.º 56A (24 maio 1888) (BOPMT, 1888(27): 233)
Portaria n.º 6 (7 janeiro 1889) (BOPMT, 1889(2): 5-6)
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- João António Pires Guião (última modificação: 18/08/2021). eViterbo. Visitado em 07 de novembro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jo%C3%A3o_Ant%C3%B3nio_Pires_Gui%C3%A3o