Feltro: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
 
Linha 11: Linha 11:
espécie de estofo de lã ou pêlo obtido por empastamento e muito empregue no fabrico de chapéus<ref>Oliveira, ''O Vestuário Português ao Tempo da Expansão,'' página.</ref>.
espécie de estofo de lã ou pêlo obtido por empastamento e muito empregue no fabrico de chapéus<ref>Oliveira, ''O Vestuário Português ao Tempo da Expansão,'' página.</ref>.


===Referências Documentais===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Referências documentais===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->

Edição atual desde as 17h34min de 5 de setembro de 2022

Definição

Espécie de pano sem costura nem tecidura, mas fabricado com a matéria com que se fazem os chapéus. Querem alguns que este nome venha de feltrum ou filtrum que nos autores da baixa latinidade significa um certo pano composto de pêlo de animais pisado com vinagre. Coacta orum Plur. Neut. No livro 3 da guerra civil diz César, Omnes fere milites aut ex coactis aut ex centonibus, aut ex coriis tunicas, aut tegumenta fecerant, quibus tela vitarent[1].


Tipo de pano constituído por pêlos de animais e pisado com vinagre ; pano sem costura muito usado no fabrico de chapéus ; género de estofo de lã ou pêlo. (Cf. Glossário Portas Adentro).

Tecido fabricado com filamentos de lã ou pêlos prensados e fortemente aglutinados. Pasta constituída pelo emaranhado de pêlos de origem animal, com ou sem substância aglutinante e fortemente comprimida, empregada no fabrico de chapéus, pantufas, etc. Crina ou cabelo que serve para estofar móveis[2].

espécie de estofo de lã ou pêlo obtido por empastamento e muito empregue no fabrico de chapéus[3].

Referências documentais

Outras informações

Notas

  1. Bluteau, Vocabulário Português e Latino, letra F: 73.
  2. Costa, "Glossário", 146.
  3. Oliveira, O Vestuário Português ao Tempo da Expansão, página.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael. Vocabulário Português e Latino… Vol. 4. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Manuela Pinto da Costa, "Glossário de termos têxteis e afins". Revista da Faculdade de Letras. Ciências e técnicas do património 3, I. ª s. (2004): 137-161.

Moraes, António de. Novo Dicionário Compacto de Língua Portuguesa. Vol. 3. Mem Martins: Horizonte, 1980.

Oliveira, Fernando de. O Vestuário Português ao Tempo da Expansão. Séculos XV e XVI. [Lisboa]: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para os Descobrimentos Portugueses, [1993].

Ligações Externas

Glossário Portas Adentro, ICS-uMinho

Autor(es) do artigo

  • Andreia Fontenete Louro (bolseira de iniciação à investigação)

Projeto DRESS, 2019;

  • Inês Amaral Canhão (bolseira de iniciação à investigação)

Projeto Verão com Ciência, 2022;

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo