Diogo de Contreiras: diferenças entre revisões

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Possuía várias casas em Marvila, que o rei D. João III isentou de aposentadoria, em alvará de 12 de agosto de 1554, enquanto nelas vivessem gratuitamente homens pobres. <!-- Fonte de Viterbo, ANTT, Chancelaria de D. João III, Privilégios, l. 5, fl. 30v -->
Possuía várias casas em Marvila, que o rei D. João III isentou de aposentadoria, em alvará de 12 de agosto de 1554, enquanto nelas vivessem gratuitamente homens pobres. <!-- Fonte de Viterbo, ANTT, Chancelaria de D. João III, Privilégios, l. 5, fl. 30v -->
   
   
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui--
==Obras==  
*1554 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250043&EntSep=3#gotoPosition Pintura "Pregação de São João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa].
 
*[http://veritasleiloes.com/lote/diogo-de-contreiras-retabulo-atribuido-a-diogo-de-contreiras-sec-xvi/1/308 Pintura do retábulo da capela de Porto da Luz (atribuído).]
   
   
   
   

Revisão das 17h43min de 17 de agosto de 2017


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Diogo de Contreiras

Biografia

Dados biográficos

Pintor activo entre 1521 e 1562.

Carreira

Outras informações

Possuía várias casas em Marvila, que o rei D. João III isentou de aposentadoria, em alvará de 12 de agosto de 1554, enquanto nelas vivessem gratuitamente homens pobres.

Obras


Referências bibliográficas


Bibliografia e Fontes

  • Brandão, Mário, "Os Professores dos Cursos das Artes nas Escolas do Convento de Santa Cruz, na Universidade e no Colégio das Artes de 1535 a 1555". Biblos 5 (1929): 84-109.
  • Caetano,  Joaquim Oliveira, "A identificação de um pintor". Oceanos 13 (1993).
  • Caetano, Joaquim de Oliveira, "O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570)" Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa,1996.
  • Desterro, Maria Teresa, "A «escola» do Mestre de Romeira e a pintura do maneirismo escalabitano: 1540-1620". Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.
  • Dias, Pedro, "Pregação de São João Baptista", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos. Lisboa: IPM, 1992.
  • Flor, Pedro, "A autoria do Retábulo de Santa Maria de Almoster por Diogo de Contreiras (1540-1542)", ARTIS 3 (2004): 335-342.
  • Paulino, Francisco Faria (coord.), A Pintura Maneirista em Portugal. Arte no Tempo de Camões, Lisboa : C.N.C.D.P., 1995.
  • Rodrigues, Dalila (coord.), Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Lisboa: IPM, 1992.
  • Serrão, Vítor, "Os painéis da igreja de Unhos: séculos XVI - XVII". Boletim Cultural 73-74 (1970): 27-52.
  • Serrão, Vítor, O Maneirismo e o estatuto social dos pintores. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983.
  • Serrão, Vítor, "A Pintura Maneirista e o Desenho", in História da Arte em Portugal, Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
  • Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor "Diogo Contreiras e o seu discípulo escalabitano, o Mestre de Romeira. Notas sobre a pintura do Maneirismo no Ribatejo." In Santarém, os homens e a cidade na época dos Descobrimentos. Santarém: Câmara Municipal de Santarém, 1995.
  • Serrão, Vítor, História da Arte em Portugal - o Renascimento e o Maneirismo. Barcarena: Presença, 2002.
  • Sória, Martim, "The S. Quintino Master", Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, 3 (1957): 22-27.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

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