Francisco Venegas: diferenças entre revisões
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
{{Info/ | {{Info/TechNetEMPIRE | ||
<!-- dados da imagem --> | <!-- dados da imagem --> | ||
|largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm | |largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm | ||
Linha 43: | Linha 43: | ||
==Biografia== | ==Biografia== | ||
=== Dados biográficos === | === Dados biográficos === | ||
Sevilhano, veio para Portugal onde exerceu o seu ofício<ref>Viterbo, | Sevilhano, veio para Portugal onde exerceu o seu ofício<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 153.</ref>. | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
É mencionado como pintor de D. Filipe I em carta de 15 de março de 1583 e como vencimento devia receber de ordenado dois moios de trigo pagos no almoxarifado das lezírias de Vila Franca<ref>Viterbo, | É mencionado como pintor de D. Filipe I em carta de 15 de março de 1583 e como vencimento devia receber de ordenado dois moios de trigo pagos no almoxarifado das lezírias de Vila Franca<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (2ª série), 75.</ref>. | ||
===Outras informações=== | ===Outras informações=== | ||
Linha 59: | Linha 59: | ||
*Almeida, Mónica da Anunciata Duarte de. "O programa artístico da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Luz de Carnide." Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, 1997. | *Almeida, Mónica da Anunciata Duarte de. "O programa artístico da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Luz de Carnide." Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, 1997. | ||
*Couto, João (texto). | *Couto, João (texto). ''Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo ''. Setúbal: Museu de Setúbal, 1960. | ||
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. | *Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013. | ||
*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In | *[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In ''Visiones renovadas del Barroco iberoamericano'', editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.] | ||
*Frias, Hilda Moreira de. "A Igreja e o Hospital da Luz de Carnide" Lisboa, 1995 . | *Frias, Hilda Moreira de. "A Igreja e o Hospital da Luz de Carnide" Lisboa, 1995 . | ||
*Machado, Cirilo Volkmar. | *Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823. | ||
*[http://www.bdalentejo.net/BDAObra/BDADigital/Obra.aspx?ID=458 Pereira, Gabriel. | *[http://www.bdalentejo.net/BDAObra/BDADigital/Obra.aspx?ID=458 Pereira, Gabriel. ''De Bemfica á Quinta do Correio-Mór.'' Lisboa: Oficina Tipográfica, 1905.] | ||
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel. "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade da Madeira, 2014.] | *[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel. "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade da Madeira, 2014.] | ||
Linha 75: | Linha 75: | ||
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.] | *[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.] | ||
*Seabra, José Alberto. "Francisco Venegas e o seu painel da Imaculada na Igreja de N.ª Sr.ª da Luz, em Carnide." | *Seabra, José Alberto. "Francisco Venegas e o seu painel da Imaculada na Igreja de N.ª Sr.ª da Luz, em Carnide." ''Vértice.'' 3 (1988): 31-40. | ||
*Serrão, Vítor. | *Serrão, Vítor. ''A pintura maneirista em Portugal.'' Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.). | ||
*Serrão, Vítor. "Francisco Venegas, 'pintor de bravo talento', expoente do maneirismo português (C. 1525-1594)." III Congresso Internacional da APHA, 2004. | *Serrão, Vítor. "Francisco Venegas, 'pintor de bravo talento', expoente do maneirismo português (C. 1525-1594)." III Congresso Internacional da APHA, 2004. | ||
*Serrão, Vítor. "O programa artístico da capela do anjo São Rafael no Mosteiro da Graça em Lisboa (c.1590-1596)" In | *Serrão, Vítor. "O programa artístico da capela do anjo São Rafael no Mosteiro da Graça em Lisboa (c.1590-1596)" In ''A Trans-Memória das Imagens. Estudos iconoloógicos de Pintura Portuguesa (Séculos XVI-XVIII).'' 69-108. Chamusca: Edições Cosmos, 2007. | ||
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. | *[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.] | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903. | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa. | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série). | ||
==Ligações Externas== | ==Ligações Externas== | ||
Linha 98: | Linha 98: | ||
{{DEFAULTSORT: Francisco Venegas}} | {{DEFAULTSORT: Francisco Venegas}} | ||
[[Categoria: Pessoas]] | [[Categoria:Pessoas]] | ||
[[Categoria: Activos Século XVI]] | [[Categoria:Activos Século XVI]] | ||
[[Categoria: Portugal]] | [[Categoria:Portugal]] | ||
[[Categoria: Lisboa]] | [[Categoria:Lisboa]] | ||
[[Categoria: Pintores]] | [[Categoria:Pintores]] |
Edição atual desde as 16h15min de 13 de fevereiro de 2020
Francisco Venegas | |
---|---|
Outras Grafias | EQUAL |
Nascimento | 1525 [[Sevilha]] |
Morte | 1594 (69 anos) [[Lisboa]] |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Sevilhano, veio para Portugal onde exerceu o seu ofício[1].
Carreira
É mencionado como pintor de D. Filipe I em carta de 15 de março de 1583 e como vencimento devia receber de ordenado dois moios de trigo pagos no almoxarifado das lezírias de Vila Franca[2].
Outras informações
Obras
- 1590 - Pintura do retábulo do altar-mor da Igreja do Convento de Nossa Senhora da Luz de Carnide, Lisboa.
Referências bibliográficas
Bibliografia e Fontes
- Almeida, Mónica da Anunciata Duarte de. "O programa artístico da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Luz de Carnide." Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, 1997.
- Couto, João (texto). Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo . Setúbal: Museu de Setúbal, 1960.
- Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- Frias, Hilda Moreira de. "A Igreja e o Hospital da Luz de Carnide" Lisboa, 1995 .
- Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
- Seabra, José Alberto. "Francisco Venegas e o seu painel da Imaculada na Igreja de N.ª Sr.ª da Luz, em Carnide." Vértice. 3 (1988): 31-40.
- Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
- Serrão, Vítor. "Francisco Venegas, 'pintor de bravo talento', expoente do maneirismo português (C. 1525-1594)." III Congresso Internacional da APHA, 2004.
- Serrão, Vítor. "O programa artístico da capela do anjo São Rafael no Mosteiro da Graça em Lisboa (c.1590-1596)" In A Trans-Memória das Imagens. Estudos iconoloógicos de Pintura Portuguesa (Séculos XVI-XVIII). 69-108. Chamusca: Edições Cosmos, 2007.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
Ligações Externas
- Francisco Venegas In Wikipédia.
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Francisco Venegas (última modificação: 13/02/2020). eViterbo. Visitado em 10 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Francisco_Venegas