Inácio Piedade Vasconcelos: diferenças entre revisões
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João Cabeleira | João Cabeleira | ||
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Revisão das 13h22min de 28 de setembro de 2022
Inácio Piedade Vasconcelos | |
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Nome completo | Inácio da Piedade Vasconcelos |
Outras Grafias | Ignacio da Piedade Vasconcellos |
Pai | André Duarte de Vasconcellos |
Mãe | D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 28 março 1676 Santarém, Santarém, Portugal |
Morte | 1747 |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Formação | |
Data | Início: 1695 |
Local de Formação | Évora, Portugal |
Actividade | |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1733 Fim: 1733 |
Actividade | Autoria de texto |
Data | Início: 1740 Fim: 1740 |
Local de Actividade | Santarém, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Natural de Santarém, filho de André Duarte de Vasconcellos, Cavaleiro da Ordem militar de S. Tiago e Mestre de Campo do Reyno de Angola, e de D. Antónia de Andrade Gouvea e Miranda.
Inácio da Piedade Vasconcellos recebe o hábito de Cónego secular da Congregação de S. João Evangelista aos 19 anos, estudando ciências escolásticas no Colégio de Évora. Paralelamente dedica-se à estatuaria, escrevendo e publicando sobre a Arquitectura Civil e a Pintura, Artefactos Simmetriacos, e Geometricos (1733), obra na qual recolhe e cataloga temas da tratadística normativa coeva, a par da História edificada da sua cidade natal, Historia de Santarem edificada (1740) em que inventaria o acervo artístico da Vila.
Carreira
Outras informações
A obra dos Artefactos symetriacos e geométricos (1733) incide na definição de uma regulação absoluta e matemática das formas, do elemento construtivo à figura humana. Antecedida por uma antologia poética (22 poemas) em louvor da Arte, atestando a pretensa relação coeva entre a pintura e a poesia, a obra organiza-se em quatro livros que apresentam sequencialmente assuntos relativos à figura humana, normalização iconográfica, regulação geométrica da construção e teoria das ordens. Aí identificam-se referências a Diego de Sagredo; Sebastião Serlio; Daniele Barbaro; Vignola; Palladio; Pietro Cataneo; Juan de Arphe y Villafañe; Giovanantonio Rusconi; Vicenzo Scamozzi; Giuseppe Viola Zanine; e Frei Lourenço de S. Nicolau.
A este autor Cabeleira (2015) atribui ainda uma das traduções para português da Perspectia pictorum et architectorum (1693/1700) de Andrea Pozzo. A tradução, manuscrita, datada de cerca de 1730/45[1], descoberta pelo Prof. Flávio Gonçalves, é denominada de Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Executada em Santarém, Raggi considerou a sua atribuição a Luís Gonçalves Sena (1713-1790)[2], pela proximidade entre os esquemas de Pozzo e o aplicado pelo pintor na quadratura da abóbada da capela-mor da igreja do Colégio da Companhia em Santarém, a par da escolha da paleta de cores da obra, ou ao Padre Manuel Pereira segundo Serrão (2003), membro de academia literária da cidade. A atribuição a Inácio da Piedade Vasconcellos advém da coincidência espacial e temporal deste autor com a de produção do manuscrito, a par da sua actividade enquanto escultor, “Esculpio em barro muitas estátuas, e tambem as sabia fundir em metaes”[3], uma vez que o manuscrito interrompe a tradução da obra de Pozzo para introduzir apontamentos sobre a escultura de barro.
O manuscrito identifica na portada a edição a partir da qual se executou a tradução: a edição bilingue de Jeremias Wolf (latim/alemão), impressa por Johann Boxbarth de Augsburg em 1719 e que condensa num só volume ambos os tomos da obra, a mesma usada pelo Padre João Saraiva na sua tradução em depósito na Biblioteca de Coimbra.
Obras
Vasconcellos, Ignacio da Piedade (atrb). “Primeira parte de prospectiva de Pintores e Arquitectura. Mostrase o methodo mais fasil e espedito de deliniar com estilo prospetico, tudo aquilo que pertence a Arquitetura, inventado e [?], e primeiramente publicado em Roma, por Fr. Andre Poço, da Companhia de Jesus. Porem agora pª favor, e uzo dos estudiozos não muytos sientes desta Arte, se fes de velume mais piqueno, por João Boxbartlo, empresor. Anno 1719”.[4].
Notas
Fontes
Volkmar Machado, Cirilo. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses, e dos Estrangeiros, Que Estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e ChronoIogica, Na qual se Comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, e das Obras, que compozeraõ desde o tempo da promulgação da Ley da Graça até o tempo presente.Tomo II. Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1747.
Biblioteca Municipal Rosa Peixoto, Biblioteca Flávio Gonçalves (BMRP). Manuscrito, 1719. Cota: BMRP - BFG 5203/Reservados.
Bibliografia
Pires, Cândida. “«Artefactos symmetriacos e geometricos ...» - um tratado de artes visuais do século XVIII.” Master thesis., Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2001.
Raggi, Giuseppina. «Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão». PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004.
Serrão, Vítor. História da Arte em Portugal, o Barroco. Lisboa: Presença, 2003.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Inácio Piedade Vasconcelos (última modificação: 28/09/2022). eViterbo. Visitado em 20 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/In%C3%A1cio_Piedade_Vasconcelos