António de Oliveira de Louredo: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 117: Linha 117:
*França, José-Augusto, <i>O retrato na arte portuguesa</i>. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.
*França, José-Augusto, <i>O retrato na arte portuguesa</i>. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.


*Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, <i>A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas.</i> Tese de doutoramento, História (Arte, Património e Restauro), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013.
*Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013.


*Santos, Reinaldo, <i>História da arte em Portugal</i>. Vol. III. Porto: Portucalense Editora, 1953.
*Santos, Reinaldo, <i>História da arte em Portugal</i>. Vol. III. Porto: Portucalense Editora, 1953.


*Serrão, Vítor, "A pintura proto-barroca em Portugal (1640-1706) e o seu impacto no Brasil Colonial”. <i>Revista Barroco (Actas do Simpósio O Território do Barroco no Século XXI)</i>, n.º 18, 1997-2000, pp. 269-292.
*Serrão, Vítor, "A pintura proto-barroca em Portugal (1640-1706) e o seu impacto no Brasil Colonial”. <i>Revista Barroco (Actas do Simpósio O Território do Barroco no Século XXI)</i> 18 (1997-2000): 269-292.


*Sobral, Luís de Moura, “Pintura”, In José Fernandes Pereira (dir.), <i>Dicionário de arte barroca em Portugal</i>. Lisboa:Editorial Presença, 1989, pp. 361-362. <!-- será que tem entrada própria? -->
*Sobral, Luís de Moura, “Pintura”, In <i>Dicionário de arte barroca em Portugal</i>. direção José Fernandes Pereira, 361-362. Lisboa:Editorial Presença, 1989. <!-- será que tem entrada própria? -->


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (2ª série, 1906; 3ª série 1911)[https://archive.org/details/noticiadealgunsp00viteuoft].
 
*[https://archive.org/details/noticiadealgunsp00viteuoft Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (2ª série, 1906; 3ª série 1911.]


==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  

Revisão das 18h30min de 11 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = António de Oliveira de Louredo | data_nascimento = | nascimento_data = | local_nascimento = | nascimento_local = | data_morte = | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = Portuguesa | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


António de Oliveira de Louredo
Nome completo António de Oliveira de Louredo
Nacionalidade Portuguesa
Ocupação Pintor
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Actividade entre 1674 e 1704. Mordomo da Irmandade de São Lucas entre 1674 e 1675 e entre 1683 e 1684 e escrivão entre 1682 e 1683[1].

A rainha D. Maria Sofia de Neuburgo, que o tomou por oficial da sua casa e lhe passou carta a 28/02/1698, que ele assina como pintor de retratos da rainha[2].

Outras informações

Obras

Atribuem-lhe um retrato de Maria Francisca de Sabóia e um de Maria Sofia de Neuburgo[1], mas há bastante controvérsia. Sousa Viterbo menciona um retrato de D. Pedro II na Biblioteca Nacional, datado de 1704[3].

Referências bibliográficas

  1. Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013, p. 131.
  2. Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, p. 119.
  3. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 2ª série, 1906, p. 126.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • França, José-Augusto, O retrato na arte portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.
  • Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre, "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013.
  • Santos, Reinaldo, História da arte em Portugal. Vol. III. Porto: Portucalense Editora, 1953.
  • Serrão, Vítor, "A pintura proto-barroca em Portugal (1640-1706) e o seu impacto no Brasil Colonial”. Revista Barroco (Actas do Simpósio O Território do Barroco no Século XXI) 18 (1997-2000): 269-292.
  • Sobral, Luís de Moura, “Pintura”, In Dicionário de arte barroca em Portugal. direção José Fernandes Pereira, 361-362. Lisboa:Editorial Presença, 1989.


Ligações Externas

António de Oliveira de Louredo In Benezit Dictionary of Artists [2]

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo