Simão Rodrigues: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
mSem resumo de edição
Linha 57: Linha 57:
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==


*Cordeiro, Filipa Raposo, <i>Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII.</i> Tese de doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. <!-- http://hdl.handle.net/10451/11426 -->
*[http://hdl.handle.net/10451/11426 Cordeiro, Filipa Raposo, "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII." Dissertação de Doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.]


*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.


*Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016. <!-- https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal -->
*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.]


*Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". <i>A Cidade de Évora</i>, 43-44, (1916): 11-16.
*Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". <i>A Cidade de Évora</i>, 43-44, (1916): 11-16.
Linha 69: Linha 69:
*Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994].
*Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994].


*Massa, Sílvia Marília Moniz, <i>A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII.</i>. Tese de Mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010. <!-- http://hdl.handle.net/10451/4601]-->
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz, "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]


*Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, <i>Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII.</i> Dissertação de licenciatura, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1957.
*Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.


*Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues, <i>A pintura mural no Norte Alentejo (séculos XVI a XVIII): núcleos temáticos da Serra de S. Mamede</i>. Dissertação de doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013. <!--http://hdl.handle.net/10451/8454 -->
*[http://hdl.handle.net/10451/8454 Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues, "A pintura mural no Norte Alentejo (séculos XVI a XVIII): núcleos temáticos da Serra de S. Mamede". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013.]


*Museu Nacional de Machado de Castro, <i>Pintura maneirista de Coimbra</i>. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
*Museu Nacional de Machado de Castro, <i>Pintura maneirista de Coimbra</i>. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
Linha 79: Linha 79:
*Paulino, Francisco Faria (coord.), <i>A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões</i>. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.
*Paulino, Francisco Faria (coord.), <i>A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões</i>. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.


*Pereira, Célia Nunes Santos, <i>A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico.</i> Tese de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010.  <!--http://hdl.handle.net/10451/6780 -->


*Pestana, Maria Isabel, <i>Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620).</i> Dissertação de doutoramento em História da Arte da Época Moderna apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. <!-- http://hdl.handle.net/10400.13/615 -->
*[http://hdl.handle.net/10451/6780 Pereira, Célia Nunes Santos, "A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]


*Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86. <!-- https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 -->
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615  Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]
 
*[https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86.]


*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
Linha 89: Linha 90:
*Serrão, Vítor, <i>A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.</i> Lisboa: Edições Colibri, 2000.
*Serrão, Vítor, <i>A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.</i> Lisboa: Edições Colibri, 2000.


*Serrão, Vítor, "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". <i>PROMONTORIA</i> I (2002/2003): 89-106. <!-- https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/7088/1/06%20Texto%20V.%20Serr%C3%A3o.pdf -->
*[https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/7088/1/06%20Texto%20V.%20Serr%C3%A3o.pdf Serrão, Vítor, "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". <i>PROMONTORIA</i> I (2002/2003): 89-106.]


*Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". <i>Monumentos</i> 25 (Set. 2006): 92-107.
*Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". <i>Monumentos</i> 25 (Set. 2006): 92-107.


*Serrão, Vítor, "O Antigo Retábulo do Convento de Nossa Senhora das Relíquias do Carmo, da Vidigueira, pelo pintor maneirista Simão Rodrigues (1605)." <i>Callipole – Revista de Cultura</i> 24 (2017): 171-189. <!-- https://www.academia.edu/33835216/O_ANTIGO_RET%C3%81BULO_DO_CONVENTO_DE_NOSSA_SENHORA_DAS_REL%C3%8DQUIAS_DO_CARMO_NA_VIDIGUEIRA_PELO_PINTOR_MANEIRISTA_SIM%C3%83O_RODRIGUES_1605_ -->
*[https://www.academia.edu/33835216/O_ANTIGO_RET%C3%81BULO_DO_CONVENTO_DE_NOSSA_SENHORA_DAS_REL%C3%8DQUIAS_DO_CARMO_NA_VIDIGUEIRA_PELO_PINTOR_MANEIRISTA_SIM%C3%83O_RODRIGUES_1605_ Serrão, Vítor, "O Antigo Retábulo do Convento de Nossa Senhora das Relíquias do Carmo, da Vidigueira, pelo pintor maneirista Simão Rodrigues (1605)." <i>Callipole – Revista de Cultura</i> 24 (2017): 171-189.]


*Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i>  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
*Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i>  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
 
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
Simão Rodrigues In [http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 Mosteiro dos Jerónimos]
Simão Rodrigues In [http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 Mosteiro dos Jerónimos]

Revisão das 18h50min de 11 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = c. 1560 | nascimento_data = | local_nascimento = Alcácer do Sal | nascimento_local = | data_morte = 1629 (69 anos) | morte_data = | local_morte = Lisboa | morte_local = | residência = Lisboa, Portugal | nacionalidade = Portuguesa | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Simão Rodrigues
Nascimento c. 1560
Alcácer do Sal
Morte 1629 (69 anos)
Lisboa
Residência Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge [1]. Foi um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas, em 1602[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.
  2. http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". A Cidade de Évora, 43-44, (1916): 11-16.
  • Gusmão, Adriano, Simão Rodrigues e seus colaboradores. [Lisboa]: Artis, 1957.
  • Machado, José Alberto Simões Gomes, Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva . Braga: Universidade do Minho, [1994].
  • Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
  • Museu Nacional de Machado de Castro, Pintura maneirista de Coimbra. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
  • Paulino, Francisco Faria (coord.), A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.


  • Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor, A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
  • Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". Monumentos 25 (Set. 2006): 92-107.
  • Silva, Andreia Cunha et al. Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.

Ligações Externas

Simão Rodrigues In Mosteiro dos Jerónimos Simão Rodrigues In Trecanni


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo