Simão Rodrigues: diferenças entre revisões
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
mSem resumo de edição |
|||
Linha 57: | Linha 57: | ||
==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*Cordeiro, Filipa Raposo, | *[http://hdl.handle.net/10451/11426 Cordeiro, Filipa Raposo, "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII." Dissertação de Doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.] | ||
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013. | *Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013. | ||
*Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016. | *[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.] | ||
*Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". <i>A Cidade de Évora</i>, 43-44, (1916): 11-16. | *Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". <i>A Cidade de Évora</i>, 43-44, (1916): 11-16. | ||
Linha 69: | Linha 69: | ||
*Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994]. | *Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994]. | ||
*Massa, Sílvia Marília Moniz, | *[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz, "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.] | ||
*Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, | *Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957. | ||
*Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues, | *[http://hdl.handle.net/10451/8454 Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues, "A pintura mural no Norte Alentejo (séculos XVI a XVIII): núcleos temáticos da Serra de S. Mamede". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013.] | ||
*Museu Nacional de Machado de Castro, <i>Pintura maneirista de Coimbra</i>. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983. | *Museu Nacional de Machado de Castro, <i>Pintura maneirista de Coimbra</i>. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983. | ||
Linha 79: | Linha 79: | ||
*Paulino, Francisco Faria (coord.), <i>A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões</i>. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995. | *Paulino, Francisco Faria (coord.), <i>A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões</i>. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995. | ||
* | *[http://hdl.handle.net/10451/6780 Pereira, Célia Nunes Santos, "A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.] | ||
*Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86. | *[http://hdl.handle.net/10400.13/615 Pestana, Maria Isabel, "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.] | ||
*[https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86.] | |||
*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.). | *Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.). | ||
Linha 89: | Linha 90: | ||
*Serrão, Vítor, <i>A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.</i> Lisboa: Edições Colibri, 2000. | *Serrão, Vítor, <i>A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.</i> Lisboa: Edições Colibri, 2000. | ||
*Serrão, Vítor, "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". <i>PROMONTORIA</i> I (2002/2003): 89-106. | *[https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/7088/1/06%20Texto%20V.%20Serr%C3%A3o.pdf Serrão, Vítor, "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". <i>PROMONTORIA</i> I (2002/2003): 89-106.] | ||
*Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". <i>Monumentos</i> 25 (Set. 2006): 92-107. | *Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". <i>Monumentos</i> 25 (Set. 2006): 92-107. | ||
*Serrão, Vítor, "O Antigo Retábulo do Convento de Nossa Senhora das Relíquias do Carmo, da Vidigueira, pelo pintor maneirista Simão Rodrigues (1605)." <i>Callipole – Revista de Cultura</i> 24 (2017): 171-189. | *[https://www.academia.edu/33835216/O_ANTIGO_RET%C3%81BULO_DO_CONVENTO_DE_NOSSA_SENHORA_DAS_REL%C3%8DQUIAS_DO_CARMO_NA_VIDIGUEIRA_PELO_PINTOR_MANEIRISTA_SIM%C3%83O_RODRIGUES_1605_ Serrão, Vítor, "O Antigo Retábulo do Convento de Nossa Senhora das Relíquias do Carmo, da Vidigueira, pelo pintor maneirista Simão Rodrigues (1605)." <i>Callipole – Revista de Cultura</i> 24 (2017): 171-189.] | ||
*Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i> Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015. | *Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i> Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015. | ||
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia --> | ==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia --> | ||
Simão Rodrigues In [http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 Mosteiro dos Jerónimos] | Simão Rodrigues In [http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 Mosteiro dos Jerónimos] |
Revisão das 18h50min de 11 de agosto de 2017
{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa
| nome_completo =
| data_nascimento = c. 1560
| nascimento_data =
| local_nascimento = Alcácer do Sal
| nascimento_local =
| data_morte = 1629 (69 anos)
| morte_data =
| local_morte = Lisboa
| morte_local =
| residência = Lisboa, Portugal
| nacionalidade = Portuguesa
| cidadania =
| etnia =
| pai =
| mãe =
}}
Simão Rodrigues | |
---|---|
Nascimento | c. 1560 Alcácer do Sal |
Morte | 1629 (69 anos) Lisboa |
Residência | Lisboa, Portugal |
Nacionalidade | Portuguesa |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Carreira
Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge [1]. Foi um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas, em 1602[2].
Outras informações
Obras
Referências bibliográficas
- ↑ Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.
- ↑ http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226
Bibliografia e Fontes
- Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". A Cidade de Évora, 43-44, (1916): 11-16.
- Gusmão, Adriano, Simão Rodrigues e seus colaboradores. [Lisboa]: Artis, 1957.
- Machado, José Alberto Simões Gomes, Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva . Braga: Universidade do Minho, [1994].
- Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
- Museu Nacional de Machado de Castro, Pintura maneirista de Coimbra. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
- Paulino, Francisco Faria (coord.), A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.
- Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
- Serrão, Vítor, A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
- Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". Monumentos 25 (Set. 2006): 92-107.
- Silva, Andreia Cunha et al. Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida. Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
Ligações Externas
Simão Rodrigues In Mosteiro dos Jerónimos Simão Rodrigues In Trecanni
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Simão Rodrigues (última modificação: 11/08/2017). eViterbo. Visitado em 02 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Sim%C3%A3o_Rodrigues