Bagagem

Fonte: eViterbo
Revisão em 00h01min de 15 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas==" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Bagâgem ou Bagagem. Deriva do francês Bagage e, segundo Ducange, no seu Glossário, Bagage deriva da palavra latina bárbara, Baga ou Bacca que em latim é Perola. Fizerram os franceses o seu Bagues que não só quer dizer Anéis e jóiais mas (segundo a observação de Casanova00 significa todo o género de fato, assim militar como doméstico.

É pois bagagem tudo o que se leva em carros ou com bestas para o uso e serviço do exército. Impedimenta, orum. Neut. Plur. Cic & Cas.

Sendo as bagagens muitas não se punham no centro do Exército (Vasconcelos, Arte Militar)[1].

==Notas==

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B-C), 12.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo II: B-C. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.