Lourenço da Cunha
Lourenço da Cunha | |
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Nome completo | Lourenço da Cunha |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | Jacinta Inês |
Filho(s) | José Anastácio da Cunha |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1709 |
Morte | 1760 |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Residência | |
Residência | Itália |
Data | Fim: 1744 |
Residência | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1744 Fim: 1760 |
Formação | |
Formação | Pintor |
Data | Fim: 1744 |
Local de Formação | Roma, Itália |
Biografia
Dados biográficos
Lourenço da cunha terá tido formação em Roma, de onde regressa em 1744, onde terá assimilado os conhecimentos vertidos na realização de quadraturas e cenografias. Terá sido o mestre de Matemática de seu filho, José Anastácio da Cunha o qual lente de Matemática e Geometria na Universidade de Coimbra.
Carreira
Regressado de Roma em 1744, ingressa nesse mesmo ano na irmandade de S. Lucas, servindo na meza de 1745 a 1753, sendo duas vezes juíz. Após o regresso de Roma e admissão à Academia de S. Lucas, trabalha como cenógrafo sob alçada de Inácio de Oliveira Bernardes, regendo mais tarde os teatros dos Congregados do Espírito Santo e o do Bairro Alto competindo directamente com o Teatro Régio dirigido por Giovanni Bibiena (Machado 1823, 197).
Outras informações
Obras
- s.d. – Pinta: capela na Igreja dos Clérigos Pobres; Lisboa.
- s.d. – Pinta: coro das Trinas do Mocambo, Lisboa (desaparecida)
- s.d. – Pinta: retábulo para a “barraca” de S. Julião.
- s.d. – Pinta: teto da casa do capítulo em São Domingos de Benfica, Lisboa.
- 1740 – Pinta: teto da igreja do Santuário de Nossa Senhora do Cabo, Cabo Espichel.
- 1740 - Pinta: perspectiva no Solar do Albuquerques (atribuição por Serrão 1997, 267)
Notas
Fontes
Bibliografia
Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Igreja do Cabo Espichel: recuperação de um interior”, Monumentos , vol. 16 (2002): 122-127.
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015.
Mello, Magno Moraes. “Falsos espaços e ilusão arquitectónica no tecto da nave do Santuário do Cabo Espichel”, Sesimbra Cultural , 4 (1994): 27-29.
Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V , Lisboa: Estampa, 1998.
Mello, Magno. “De Bacherelli aux Jésuites. Itinéraire de la perspective à la cour portugaise au XVIIIe siècle”, in Cojannot-Le Blanc, Marianne; Dalai, Marisa; Dubourg Glatigny, Pascal (ed.) L'Artiste et L'Œuvre a L'Epreuve de la Perspective , Roma: Ecole Française de Rome, 2006.
Serrão, Vítor. “O Conceito de Totalidade nos Espaços do Barroco Nacional: A Obra da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (1672-1698)”, Revista da Faculdade de Letras , 5-XXI-XXII (1997): 245-267.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Lourenço da Cunha (última modificação: 05/07/2022). eViterbo. Visitado em 03 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Louren%C3%A7o_da_Cunha