Esclavagem

Fonte: eViterbo
Revisão em 12h51min de 10 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Era um adorno, a modo de cadeia, que as mulheres punham ao pescoço com duas ou mais voltas de pérolas enfiadas, ou diamantes, etc. ou de outras coisas de menos preço, ca...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Era um adorno, a modo de cadeia, que as mulheres punham ao pescoço com duas ou mais voltas de pérolas enfiadas, ou diamantes, etc. ou de outras coisas de menos preço, caíam duas pontas sobre o pescoço. Chamavam-lhe assim do castelhano Esclavo que é cativo, ou do francês Esclavage que é cativeiro, que cadeias de pérolas também podem ser cativeiros de vaidade. Esclavagem de diamantes de duas voltas. Torques adamantinus, collum bis cingens, ou bina circuitione collum exornans[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo III: E), 215.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo III: Letra D-EYC. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.