Guarda-infante

Fonte: eViterbo
Revisão em 19h17min de 16 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Armação de vários arcos de ferro, compridos e estreitos e estes se cobrem com fitas que se lhe enrolam, que se pegam e um cós que ajusta na cintura das mulheres, e da pa...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Armação de vários arcos de ferro, compridos e estreitos e estes se cobrem com fitas que se lhe enrolam, que se pegam e um cós que ajusta na cintura das mulheres, e da parte que fica para as costas, tem um arco, que chamam arco de levantar a saia que o cobre, chamam roupas porque agora costumam roupas, porque agora costumam vestir somente uma que não há muitos anos se vestiam duas, e a primeira se chamava polheira e em cima destas ficavam as roupas que são abertas pela parte de diante. Expansa utrinque super arcus ferreos et late patens, tumensque vestis ou palla foeminea[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 146.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.