Mantilha

Fonte: eViterbo
Revisão em 12h36min de 22 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "É uma espécie de véu, ou capa sem cabeção, nem talho, à medida do pescoço, que se põe sobre a cabeça, ou ombros; algumas saloias a trazem pela cintura. A mantilha...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

É uma espécie de véu, ou capa sem cabeção, nem talho, à medida do pescoço, que se põe sobre a cabeça, ou ombros; algumas saloias a trazem pela cintura. A mantilha é mais comprida que capinha, e menos autorizada que manto. É mais usada nas Províncias que na Corte. Mantilha de bicos era a modo das mantilhas, que hoje se usam, mas com grandes bicos para diante. Ainda hoje há ciganas que usam delas.

Mantilha. Muliebre pallium ou Palliolum, i. Neut. Mantilha também era uma espécie de banda traçada, que traziam as mulheres em lugar de capotes, e hoje só as usam as mulheres do povo, e em lugar de mantos na Beira.

Mantilhas. Os panos em que se envolvem os meninos no berço. Fasciae, arum. Fem. Plur. Plaut.[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: M), 301-302.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.