André Ribeiro Coutinho

Fonte: eViterbo
Revisão em 01h22min de 14 de novembro de 2020 por Sidhlosa (discussão | contribs)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


André Ribeiro Coutinho
Nome completo André Ribeiro Coutinho
Outras Grafias EQUAL


Biografia

Dados biográficos

Naceu em Lisboa. Filho de Pascoal Ribeiro Coutinho. Faleceu no Rio de Janeiro em 1751.

Carreira

Coutinho acompanhou a incursão militar de 1726 sobre a fortificação de Bicholim, Goa, pertencente aos Savánts de Vadi e Kudal, mais conhecidos por "Bonsulós". Nessa campanha, comandou o "Regimento de Estado", sendo COutinho designado como "segundo cabo, e Comadante de toda a Infantaria" da operação. O próprio Coutinho deixou uma descrição do ataque na obra Relação Diaria da Expugnação e rendimento [sic] da Praça de Bicholym.

Outras informações

Obras

Coutinho escreveu: Protótipo constituído das partes mais essenciais de um general perfeito, delineado em perfeitíssimo governador das armas do Alentejo o sr. Pedro Mascarenhas, Lisboa, 1713; Relação diária da expugnação e rendimento da praça de Bicholim, Lisboa, 1728; O capitão de Infantaria português, com a teórica e pratica das suas funções, assim nas armadas terrestres e navais, como nas praças e corte, Lisboa; 1751; 2 tomos.

Notas


Fontes

Bibliografia

Ligações Externas

https://www.hpip.org/pt/heritage/details/1305

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo